Projeto A Arte Gerando Renda abre 300 vagas gratuitas na CDD e Coelho Neto

maquiagem social, maquiagem artística - ONG Favela Mundo

Capacitação profissional tem foco no Carnaval de 2020. Mais de 1.300 pessoas já passaram pelas oficinas

Jovens e adultos a partir dos 15 anos poderão se inscrever, a partir de 2 de setembro, nas 300 vagas gratuitas em oficinas de capacitação profissional que o projeto A Arte Gerando Renda, produzido pela ONG Favela Mundo, desenvolve na Cidade de Deus e em Coelho Neto. 

É possível se matricular nos cursos de maquiagem social, maquiagem artística, decoração de unhas, tranças e turbantes, artesanato e fantasias e adereços.

“Desde 2014 o projeto desenvolve atividades nas comunidades cariocas. Já passamos pela Maré, Rocinha, Acari e Piedade. Formamos 1.387 alunos. O carnaval emprega, anualmente, milhares de pessoas. A maioria não tem capacitação profissional e aprende suas funções nos próprios barracões. Quem faz os cursos já sai na frente pois tem noção do trabalho e do ritmo que é imposto pelas agremiações. Outro ponto importante é que os alunos de maquiagem, tranças e decorações de unhas podem usar os conhecimentos em salões de beleza e em festas infantis. Muitos alunos já montaram seu próprio negócio e hoje ganham dinheiro dentro da própria comunidade em que moram. Jovens e adultos que não tinham perspectiva de geração de renda e hoje empreendem no mundo da beleza”, aponta o fundador da ONG Favela Mundo, Marcello Andriotti.

O projeto A Arte Gerando Renda conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, e Libra Terminais Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.

O A Arte Gerando Renda – indicado ao Prêmio Marketing Best de Sustentabilidade 2015 – foi criado para gerar oportunidades para moradores de favelas que têm acesso a escolas de samba e muita vontade de trabalhar com arte, mas não possuem conhecimentos básicos para exercer funções nas agremiações ou até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Cada curso tem duração de dez semanas, com aulas semanais. Ao final, os participantes são certificados e podem estagiar em barracões de escolas de samba ou em produções teatrais. Os formados de 2018 tiveram a oportunidade de trabalhar nos desfiles da Mangueira, Salgueiro e Beija-flor naquele ano.

REFERÊNCIA PARA A ONU
Em 2014, a ONG Favela Mundo foi reconhecida como um “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day 2014, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. Ao todo, a entidade já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em nove eventos no exterior. O último foi em Cuba, no início de maio deste ano.

SERVIÇO

O Projeto A Arte Gerando Renda- Jovens e adultos a partir dos 15 anos poderão se inscrever em 300 vagas das oficinas de capacitação profissional do projeto A Arte Gerando Renda, que ocorre na Cidade de Deus e em Coelho Neto. Para se inscrever basta ter mais de 15 anos e comparecer ao local escolhido com cópia do RG e CPF.

Locais:
Cidade de Deus- Escola Municipal Pedro Aleixo (Praça da Bíblia, s/n)
Coelho Neto -Escola Municipal General Osório (Av. Brasil 19.462, Coelho Neto).
Conheça mais sobre a ONG em:www.favelamundo.org.brou (21) 2236-4129.

Fotos: Cacau Fernanades

maquiagem social, maquiagem artística - ONG Favela Mundo

maquiagem social, maquiagem artística - ONG Favela Mundo

maquiagem social, maquiagem artística - ONG Favela Mundo

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.