Show "Estonteante" com Roberto Menescal e Pille Rite-Rei

CLOSE PILLE RITE REI E ROBERTO MENESCAL FOTO FELIPE CLARK.
Pille Rite Rei e Roberto Menescal


O ícone da bossa-nova, Roberto Menescal, convida a cantora e saxofonista estoniana Pille Rite-Rei para um show único – “Estonteante” - na Sala Cecília Meireles, dia 27 de junho, às 20h. 

O encontro entre um dos mais importantes criadores do nosso tempo com a juventude influenciada por sua obra mostra o impacto da bossa-nova no mundo e resulta em um show que apresenta clássicos dos anos 60 e a bossa dos dias atuais, inclusive uma cantada em estoniano. Pille e Menescal se apresentam ao lado de Ana Azevedo (piano), Lipe Portinho (baixo), Raphael Grumser (guitarra) e Márcio Bahia (bateria).

“Tocar com a Pille é estonteante”, diz Menescal que conheceu o talento da musicista na gravação do CD Brazilian Adventures, em 2018, no Rio. “O Brasil me fascina, a bossa-nova me emociona e estar no palco com Menescal é uma honra.”, rebate a jovem artista de 26 anos que se apaixonou pelo estilo brasileiro ao ouvir o disco Getz/Gilberto e depois foi descobrindo a vastidão de belas canções da bossa. Em sua primeira visita ao Brasil, em 2018, ela fez show no Blue Note carioca, em bares de jazz no Rio todo e ficou famosa no circuito musical da cidade. Nessa volta ao Brasil agora, além de show na Sala, Pille fará turnê por São Paulo e Curitiba. Pille mora há cinco anos na Suécia onde estuda composição de jazz na Universidade de Lund, em Malmö. Recentemente, foi indicada por voto popular para participar do Festival de Jazz da Estônia. Em 2016, foi eleita como Compositora Revelação de Jazz pela Danish Songwriters Guild, instituição fundada em 1918. https://youtu.be/9FfTkKX4Ag8

“Pela energia e afinação, Pille me lembra muito Elis Regina. Sua música revela influências das melodias da terra báltica, da grande tradição jazzística americana, bem como a inspiração de sua nova Base nórdica na Escandinávia misturada com a brasileira. Uma verdadeira ‘estonioca’, define Lipe fazendo uma fusão entre estoniana e carioca.

Desde os sete anos Pille-Rite se dedica à música. Nascida e criada na ilha de Saaremaa, Estônia, iniciou seus estudos musicais em aulas de saxofone. Aos 16 anos tirou terceiro lugar no concurso de canto nacional da Estônia e com 17 anos recebeu o prêmio nacional da Estônia por "Melhor Jovem Saxofonista". Estudou no Georg Ots Tallinn Music College como saxofonista jazzística. Depois, frequentou o Skurups Folkhögskola (2013-2015) na Suécia como cantora. Depois de se formar (outono de 2015), Pille-Rite mudou-se para Copenhagen. Teve como professor o guitarrista de jazz Tiit Paulus que ensinou as manhas da improvisação musical. Em 2012, largou os estudos e for para a Espanha percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Ali, sem a companhia fiel do sax, retomou a vocação do canto.

"A música de Pille-Rite's tem a consistência para conquistar prêmios e corações. Por onde passa, ela deixa a plateia feliz, mesmerizada e inspirada”, define o guitarrista de jazz dinamarquês Torben Waldorff http://www.waldorff.com

CD BRAZILIAN ADVENTURES – Berço da conexão Pille-Menescal, a gravação do CD Brazilian Adventures foi um desdobrar de gentilezas que derivou em muitos shows. O bandolinista Paulo Sá, coordenador do mestrado na UFRJ, que fez uma participação especial no disco, ouviu gravações de Pille e teve a ideia de apresentá-la ao produtor e músico Lipe Portinho. O virtuosismo e talento dela impressionaram tanto que imediatamente foi convidada a participar do CD. O amor pelo ritmo brasileiro que a impulsionou a sair da gélida Suécia para o calor tropical despertou nos músicos Ana Azevedo e Lipe Portinho a intenção de apresentar a cantora para Menescal. A musicalidade ímpar da moça resultou em encanto imediato e agora deságua no show “Estonteante”.

REPERTÓRIO

Telefone

Nós e o mar

Balansamba

Samba em Prelúdio

Rio


Snowfall

Ms AZ

Parque Lage

Mistmilion Libikat



Perigoso viver

Dindi

Você



Fotografia

Deixa

A Volta

O Barquinho


ROTEIRO
Estonteante - Roberto Menescal convida Pille-Rite Rei

Pille-Rite Rei (sax e vocal) com Ana Azevedo (piano), Lipe Portinho (contrabaixo), Marcio Bahia (bateria), Raphael Grumser (guitarra)

Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa, 47 – Lapa

27 Junho – Quinta – 20h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia)

Lotação: 670 lugares

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.