ESTADO RJ: DEAM E PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS ATUAM NO COMBATE AOS CRIMES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Prefeitura de Duque de Caxias está firmando mais uma importante parceria para o município. A aliança, dessa vez, foi estabelecida com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e tem o objetivo de colaborar no combate aos crimes de violência sexual cometidos contra as mulheres nas ruas da cidade. Para dar agilidade às ações de repressão, a Delegada Titular da DEAM Caxias, Drª Fernanda Fernandes, solicitou e a Prefeitura concordou em colocar à disposição da delegacia o acesso à Central de Monitoramento e Controle do município e as câmeras de vigilância que mapeiam a cidade.

A DEAM Duque de Caxias é a delegacia recordista de casos no Estado do Rio de Janeiro. Somente em 2018, foram mais de 300 registros mensais de mulheres que sofreram algum tipo de violência. Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), foram 3,8 mil casos no último ano. Por isso, a parceria com a Prefeitura e o acesso às câmeras vão ser importantes instrumentos para auxiliar no trabalho de investigação dos agentes.

“Visando o combate à violência sexual contra as mulheres, especialmente dos casos que ocorrem na rua, a DEAM Caxias solicitou à Prefeitura o acesso ao monitoramento da cidade e às imagens das ruas do município. A Prefeitura concordou e foi firmada, então, uma parceria para o acompanhamento e vigilância em tempo real através das câmeras que a Prefeitura vai ceder para a DEAM Caxias, a fim de elucidar os casos o mais rápido possível. A ação, além de combater os crimes, também vai atuar na prevenção”, explicou a delegada.

Entre os registros de ocorrência feitos diariamente na delegacia, os principais relatos são de facadas, ameaças de morte, socos e outras agressões. Determinado a mudar esse quadro no município, o prefeito Washington Reis falou sobre a importância da parceria. “Os números são alarmantes na nossa cidade. Infelizmente ainda são mais de 300 casos por mês e mais de 10 casos por dia de agressões e violência contra a mulher. O nosso governo está atento e disposto a mudar essa triste realidade”.

O prefeito complementou sua fala ressaltando que vem fazendo uma série de ações importantes para promover melhorias e avanços tecnológicos no município. O projeto Caxias Cidade Inteligente vai movimentar cerca de R$ 25 milhões em investimentos em Segurança Pública para contemplar, entre outras iniciativas, a ampliação da Central de Monitoramento. “Teremos ruas mais tranquilas e cidadãos mais seguros. Serão mais 500 câmeras que poderemos colocar à disposição das instituições, autoridades de Segurança Pública e até mesmo das cidades vizinhas. Esse projeto é especial porque dá agilidade e eficiência ao trabalho, além de usar a inteligência para monitorar com rapidez a ação dos criminosos”, ressaltou.



Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.