CULTURA: Espetáculo produzido pela escola de teatro Martins Penna disputará Festival em Minas Gerais

Alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, apresentam nesta quinta-feira, 02/05, o espetáculo Marakanãdê no Festival de Guaranésia, em Minas Gerais.

A montagem é fruto do trabalho de formatura dos alunos do segundo semestre de 2018, que criaram a Sotim Companhia Teatral e escolheram para a peça Marakanãdê – cujo nome em tupi significa a união de todos os povos. A ideia do espetáculo é construir uma dramaturgia que fale da ancestralidade indígena e os povos originários.

Para o diretor da peça Jorge Leite, a participação do espetáculo neste festival é a coroação de todo um trabalho de formação do ofício artístico. “É a profissionalização rompendo os muros da escola direto para o mercado de trabalho”.

A Faetec Martins Penna é a mais antiga instituição do gênero na América Latina, fundada em 1908, por Coelho Neto, que a dirigiu por 25 anos. Já passaram pelos espaços da escola grandes nomes da dramaturgia brasileira como Procópio Ferreira, Tereza Rachel, Joana Fomm, Denise Fraga, Amir Hadad, José Wilker. Entre as personalidades da nova geração destaque para Jo Billac, André Lemos, Adam Lee, Adriana Bellonga, Maria Ceiça entre outros.

SOBRE O FESTIVAL

É a 4ª edição do Festival Feteg - Festival de Teatro de Guaranesia – MG. O espetáculo Marakanãdê está participando da mostra competitiva. O festival acontece do dia 30 de abril a 05 de maio, e a apresentação dos alunos da Faetec Martins Pena será no dia 02 de maio, às 22h, na Antiga Estação Ferroviária.

FICHA TÉCNICA

ELENCO: Chris Rebello, Cris Ribeiro, Fernanda Fernandes, Josie Pontes, Nuriel Gomes, Rodrigo Balbino, Tayara Maciel e Wayne Marinho

DIREÇÃO: Jorge Leite

DRAMATURGIA: Alessandra Carvalho, Jorge Leite e Ricardo Rocha

PREPARAÇÃO CORPORAL E DIREÇÃO DO MOVIMENTO: UmAlice de Muitas, Josie Pontes e Vera Lopes

CANTO E DIREÇÃO MUSICAL: Fernando Guilhon

ORIENTAÇÃO VOCAL: Lúcia Provenzano

ORIENTAÇÃO NOS TECIDOS ACROBÁTICOS: Felipe De Gois

ORIENTAÇÃO DE CENOGRAFIA E ILUMINAÇÃO: Daniele Geammal

ORIENTAÇÃO DE FIGURINO E ADEREÇOS: Luciana Barbosa

ORIENTAÇÃO TEÓRICA: Alessandra Carvalho, Luiz Ernesto e Ricardo Rocha

ORIENTAÇÃO DE PRODUÇÃO: Heitor Collet

CONFECÇÃO DE FIGURINOS: Célia Regina e Geysa Bezerra




Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.