CIDADE: Guto Goffi, do Barão Vermelho, e Tinho Martins, da banda Vitória Régias, retomam projeto social para músicos na Maré

Foto: divulgação site
http://www.percussaonamare.com.br
A Oficina de Percussão Maré está de volta e com formato novo, agora com turma de sopros e de flautas. 

Nos dias 7 e 8 de dezembro, os alunos do projeto social estarão junto com Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho e padrinho do projeto, e com Tinho Martins, arranjador e saxofonista da banda Vitória Régia (Tim Maia), nos estúdios "Be happy", em Botafogo. O objetivo das aulas é ensinar os moradores da Maré como tocar um ou mais instrumentos de percussão e fazer a leitura rítmica com o uso de apostilas com partituras.

Na sexta-feira (7/12) serão gravadas as aulas de flauta com o mestre Tinho Martins, que é formado em Licenciatura pela UNI-RIO. Já no sábado (8/12), será a vez de Guto Goffi, que é coordenador pedagógico do projeto, acompanhado dos professores Joca Moraes, Cézar Brunet e Cláudio Diegues.

“A Maré é uma mina de diamantes a serem lapidados. Queremos que o projeto não fique apenas restrito à região, mas que esteja disponível para todo o território nacional. A ideia é que de Norte a Sul as pessoas possam acompanhar e até mesmo montar o seu próprio projeto com a nossa orientação e experiência”, afirma o músico Abel Duerê, fundador e coordenador geral do projeto. “Durante os dois dias de oficina, serão passados 32 vídeos com aulas que, a partir de janeiro, estarão disponíveis no site do projeto http://www.percussaonamare.com.br

A oficina nasceu em 2011 a partir de iniciativa do artista angolano Abel Duerê, radicado no Brasil há 30 anos, e conta com o patrocínio da LAMSA, concessionária do grupo Invepar que administra a Linha Amarela, através da Lei Rouanet e apoio do Instituto Invepar. Frequentador do Complexo da Maré devido a seus projetos sociais junto à comunidade angolana, Duerê percebeu que ensinar arte através da música poderia ter um potencial transformador na vida dos jovens e adultos da comunidade. Um ano mais tarde nasceu a parceria com Guto Goffi, integrante do grupo Barão Vermelho, por meio da Escola de Percussão Maracatu Brasil. Com a parceria, a Oficina de Percussão pode contar com um quadro maior de professores de música qualificados e coordenadores pedagógicos e crescer.

Ao todo, mais de 300 jovens do Complexo da Maré já foram formados pela Oficina. Cada aluno participante do projeto recebe uma bolsa no valor de oitenta reais mensais, alimentação, uniformes padronizados, material didático e instrumentos novos.

Vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=HfmtklnLeBs

Serviço:

Dias: 7 e 8 de dezembro

Horário: Das 12h às 17h

Local: Estúdios Be Happy. Rua Rodrigo de Brito, 38 – Botafogo, Rio de Janeiro.


Sobre a LAMSA

A LAMSA é a concessionária do grupo Invepar que administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro. Sua construção, que completou 20 anos em 2017, marcou a história da cidade pela revitalização de grande parte das Zonas Norte e Oeste, com a chegada de diversos empreendimentos comerciais e residenciais à região. Hoje, nos 17,4 km de sua extensão, circulam diariamente em média 357 mil veículos, que contam com serviços 24h de atendimento médico e reboque. Mais de 300 profissionais atuam em funções operacionais e administrativas com foco na prestação de serviços.

Instituto Invepar
O Instituto Invepar, criado em 2.000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia as áreas temáticas da Educação, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.