Estreia em breve ! Documentário produzido na Baixada Fluminense estreia no Odeon em Janeiro

A Baixada Fluminense é um terreno fértil e efervescente de produção cultural. Nesse território, coletivos culturais independentes iniciaram um movimento cineclubista que leva o cinema até o espectador.

Os Cineclubes tem um papel fundamental na construção social das regiões periféricas e abrem o debate para transformação do cotidiano em seu território. O documentário Cineclubismo na BF mostra a atuação de alguns dos principais Cineclubes da Baixada Fluminense.

Criar um Cineclube é uma atitude cidadã e um ato político.

Nos Cineclubes, os filmes são a ponte entre as pessoas e a relação com o espectador é mais importante que o lucro.

Por muito tempo perpetuou-se a ideia de que a Baixada Fluminense é uma região carente de cultura. Através da atuação dos cineclubes, vemos que essas ações tem também o papel de proporcionar aos moradores dessa região o conforto de não precisar se locomover para outros municípios e regiões centrais para consumir cultura.

Os Cineclubes levam os filmes para as praças, bares, escolas e onde mais tiver espaço para exibir. É onde o cidadão retoma o direito à cultura e percebe que pode participar da transformação do cotidiano em seu território.

"Acreditamos que promover Cineclubes é preservar a possibilidade do encontro, da identificação com o outro e o prazer de compartilhar e motivar pessoas. Muito além de simplesmente mostrar quem são e o que fazem, o objetivo do documentário é mapear a atuação dos Cineclubes, explorar a importância do trabalho que realizam e inspirar a criação de novos Cineclubes. O documentário pretende participar da ocupação e da compreensão do território e propagar a potência efervescente da Baixada em produção cultural. Queremos mostrar a ação, impacto e importância desse movimento cineclubista e contamos com o depoimento de seus principais realizadores."

A equipe é formada majoritariamente por profissionais da Baixada Fluminense. Roteiro e Direção: Carol Vilamaro

Assistente de Direção e Logger: Elizabeth Martins
Produção Executiva: Giordana Moreira 
Produção: Linda Marina 
Direção de Fotografia: Priscila Alves 
Camera: Laís Dantas, Pâmela Ohnitram, Viviane Sales 
Still: Viviane Sales 
Som Direto: Rebecca Joviano, Amanda Moraes, Anne Santos 
Montagem: Maicon de Paula 
Desenho de som e mixagem: Ricardo Mansur

"Além de gravar um documentário sobre o movimento cineclubista na Baixada, estamos criando um filme sobre nossos afetos. Mais do que apenas documentar, queremos registrar os coletivos e cineclubes que foram nossa inspiração tanto profissional quanto pessoal. Queremos escrever esse filme de modo a homenagear todos os cineclubes e as pessoas que fizeram e ainda fazem parte desse movimento.
Temos consciência que se não fosse a atuação dos cineclubes, provavelmente não teríamos chegado onde estamos. Com o filme, fazemos um regresso às nossas próprias origens para contar um pouco do que nos moldou. Esperamos contribuir para o registro da memória de nosso território mostrando o que ele tem de melhor. E principalmente que somos de cores e nuances muito diferentes das que a mídia pinta em rede nacional todo dia."


Cineclube é resistência!

Somos cultura. Somos potência. Somos Baixada!

ESTREIA: 12 Janeiro de 2018 – Cine Odeon Cinelândia: Praça Floriano, nº7, Centro/RJ

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.