quarta-feira, 25 de outubro de 2017


Arthur Bispo do Rosário 01

A escola de samba Acadêmicos do Cubango, da Série A, apresentou, neste ultimo domingo, quatro de suas fantasias que irão ajudar a contar o enredo “O Rei Que Bordou o Mundo”, em homenagem a Arthur Bispo do Rosário. 

A divulgação, porém, ocorreu de forma não-convencional: foi realizado, no dia 07 de outubro de 2017, um ensaio fotográfico na Colônia Juliano Moreira, que abriga o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora levaram os figurinos para o lugar onde Bispo viveu e produziu a maior parte da sua obra, a fim de fortalecer o diálogo entre o carnaval e a arte contemporânea, a obra do artista e a releitura carnavalizada dela.

Além disso, o objetivo do ensaio é mostrar o contraste entre a crueza do manicômio e a beleza poética que irrompe da arte de Bispo do Rosário, que, “prisioneiro de passagem”, conseguiu criar estratégias de re-existência no interior de um espaço extremamente violento, opressivo e massificador. 

As fantasias escolhidas, vestidas pelo modelo Clayton Paiva e fotografadas por Talita Teixeira, são: “Correntes Marítimas – Parafusos” (reinterpretação para a dança dos Parafusos, típica da região de Lagarto, nos arredores de Japaratuba, cidade onde Bispo nasceu, no interior do Sergipe), “Roda da Fortuna” (fantasia que se utiliza de uma das obras mais instigantes do artista, comparada a Marcel Duchamp, para dialogar com outras instalações – e para isso se utiliza de carrinhos, regadores, madeira e utensílios de cozinha, todos inventariados em plaquinhas de tecido); “Xeque-Mate” (menção aos tabuleiros de xadrez criados por Bispo do Rosário, que, grande estrategista, desafiava os visitantes a jogar com ele); e “Rei dos Reis” (visão poética da forma como Bispo do Rosário gostaria de se apresentar ao Criador, coroado como o Rei dos Reis, na tradição dos festejos populares da região onde nasceu). 

 Na roupa, além das bússolas bordadas a mão, há os nomes dos fundadores do Acadêmicos do Cubango, homenagem necessária à memória da escola.

A verde e branco de Niterói reforça os agradecimentos à diretora do Museu, Raquel Fernandes, e ao produtor João Gilberto, que abriram o espaço exclusivamente para a feitura do ensaio. E convida a todos para que pesquisem sobre a obra de Bispo do Rosário e a luta antimanicomial. A​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ Cubango convida, também, para que os amantes da arte e do carnaval visitem o Museu – aberto de terça a sexta, das 10 às 17 horas, na Colônia Juliano Moreira – Jacarepaguá. 


Confira no vídeo o ensaio fotográfico.

Fotos by Talita Teixeira 



0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Oba ! Começou 2018 !

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter