domingo, 19 de março de 2017


Em apresentação informal da nova equipe, Unidos de Bangu diz que organização e planejamento, são alguns dos trunfos principais para 2018.

Na última sexta-feira (17), houve uma “resenha” descontraída e produtiva, na residência do carnavalesco Cid Carvalho. Na informalidade do ambiente o assunto tratado era de grande seriedade.
Reunida, a nova equipe da Unidos de Bangu, escola campeã do Grupo B e que desfilará na Série A em 2018, acertava os detalhes para o início dos trabalhos.
De volta a Beija-Flor de Nilópolis, Cid não deixa sua autenticidade de lado quando se trata de falar sobre outros grupos. Em 2017 mostrou seu trabalho na Leão de Nova Iguaçu, arrancando aplausos do público.
Sua experiência, lhe permite falar com muita base sobre os diferentes estilos de Carnaval, que para ele, nem tanta diferença tem. Não pelo estilo estético, mas pelas necessidades e conjecturas quando trata-se das mesmas premissas,  independente da escola, o planejamento e a organização.



  • Estou chegando na Bangu com um time que está disposto a trabalhar. Você sabe que para mim o acesso não é diferente. A escola tem que ter organização. Eu acho incrível, como algumas escolas perdem grandes oportunidades. Não estou falando mal de ninguém, mas a escola me tinha e não soube aproveitar a oportunidade. Eu estava lá , disponível com minha equipe e não souberam aproveitar. Mas quando recebi o convite da Bangu vi uma outra linha de pensamento. Uma linha mais ousada, e que estão realmente querendo fazer acontecer, e você sabe que gosto disso. Estou vendo que tudo está se desenvolvendo com organização, a equipe que está chegando  é uma equipe forte e que sabe o caminho. Estou aí para o que der e vier e fazer meu trabalho.

  • Dizem que sou o carnavalesco cafona. Então me deixem com minha cafonice. Gostam muito de falar. Por exemplo: Paulo Barros tem todo um estilo pop que se identifica com o povo. Faz um carnaval objetivo, de fácil leitura e interpretação. Ele é muito bom, acha soluções maravilhosas, mas gostam de falar, fazer o que? Então me deixem com minha cafonice. Gostei da estrutura que a Bangu me mostrou e da proposta. Então é isso, vou colocar meu estilo de fazer carnaval e vamos abrir os desfiles da Sapucaí com tudo, disse Cid.

Vale ressaltar, que a escola está formando um time de peso e, que os carnavalescos que trabalharam para 2017 permanecem na agremiação. Guilherme Diniz e Rodrigo Marquez farão parte da comissão de carnaval, na direção artística. A dupla campeã em 2017 pelo grupo B, entra no grupo com profissionais renomados, que sem dúvida lhes darão o aporte necessário para adquirir ainda mais experiência.


Junto ao grupo estava também Marcelo Varanda, que já passou  por outras escolas como Inocentes de Belford Roxo, Renascer, Mocidade entre outras e é conhecido por fazer um trabalho forte na direção de carnaval. Também recém chegado na escola, Marcelo elogiou a proposta de competitividade que a esta lhe colocou , o que o agradou bastante.



  • Eu faço parte da comissão de carnaval e direção geral de harmonia. Uma das coisas que  me fez estar hoje na Bangu, aceitando esse convite da direção, foi a proposta de trabalho. Não simplesmente entrar na avenida para passar, não simplesmente ir pra ficar, mas a proposta de entrar na avenida para brigar. É uma disputa, não importa se você veio do grupo B ou seja lá de que grupo for. Importa que você vai entrar numa disputa para brigar. A escola está  oferecendo uma estrutura  de um carnaval competitivo e isso me animou muito. A equipe já está praticamente toda montada.  Vamos começar com as reuniões. Já vamos começar a movimentar barracão. A escola está me dando  carta branca para começar a trabalhar desde já.


  • Seriedade - carnaval é carnaval, rola uma paixão, uma festa popular que no Rio de Janeiro são as escolas de samba. E independente do grupo a gente tem que se dedicar , se entregar e a proposta da Bangu para o Carnaval 2018 é uma proposta competitiva, uma proposta de organização.
  • Me sinto muito lisonjeado e feliz pelo convite, por fazer parte desta logística toda, a parte de artística e técnica da escola, Pra gente ir para a avenida e riscar o chão, batendo de frente com todo mundo.
  • Ainda estou conhecendo a equipe. Vou ver na harmonia quem vai ficar . Vamos fazer uma avaliação.


Varanda confirma ainda, o porque é conhecido pelo trabalho com ênfase na organização e métodos.


  • Para vc começar a trabalhar, a primeira coisa é limpar o lugar. É tirar tudo que não presta, o lixo. O que não se usa e ficar com o que vai ser usado, com o que vai ser utilizado dentro do Carnaval, criar um cronograma de trabalho com metas. Por exemplo, se você passar meia hora de uma meta , alguma coisa não está certa. Tudo começa com planejamento. Para você criar essas metas, você tem que ter um consenso de toda a diretoria, do carnavalesco, do presidente da escola, e ainda os ajustes com a parte financeira. Toda  movimentação gera um custo. Carnaval hoje é assim. Temos que pensar que famílias são sustentadas pelo Carnaval.
  • Você tem que criar o cronograma, limpeza, do dia tal ao dia tal, revisão. Revisão das alegorias. Nós temos que revisar  a parte mecânica e estrutural das alegorias. Hoje quando estávamos em reunião, eu bati nessa tecla de limpar o barracão e revisar as alegorias.Ver chassi, motor, direção. Nós vamos  ser muito cobrados agora em 2018. Nós temos que preparar o chão para chegar no céu.
  • Eu posso garantir o seguinte, a partir de hoje , a Unidos de Bangu começa com uma estrutura para o Carnaval de 2018 de organização. Ela vai se planejar, criar estratégias, para com certeza, na sexta-feira, abrir o carnaval da Marquês de Sapucaí, com organização, disciplina e competitividade. Ela não vai para avenida somente para abrir o carnaval, primeiro porque não é meu perfil, meu perfil é competir.
  • Respeito todas as agremiações, mas na avenida eu venho pra ser melhor. São muitas pessoas na equipe, cada uma pensa de um jeito, mas as idéias tem que ser discutidas, e na hora que isso acontecer tem que ser discutidas com inteligência, sabedoria, para que se chegue a um denominador comum, que se chegue a uma decisão concreta. Não somos os donos da verdade. As idéias vão ser colocadas e nós vamos analisar sempre o que for melhor para a Unidos de Bangu. E com certeza a comunidade vai vir. Os segmentos já estão reagindo. O que eu posso prometer é que vamos vir para dar nome e sobrenome, vamos vir para riscar a avenida para riscar o chão.


Esta vontade de chegar e fazer acontecer, marcar o solo da Sapucaí fazendo um excelente Carnaval é desejo de toda a equipe da Unidos de Bangu. Afinal, sair de uma avenida como a Intendente Magalhães, sem nenhuma estrutura,  onde a luta por um lugar ao sol é árdua, e ter sua vaga garantida junto a elite das escolas de samba cariocas, é o desejo de todas as agremiações. Mas a chegada na escola,  do carnavalesco Cid Carvalho e Marcelo Varanda, que já possuem uma trajetória e experiência no palco principal do Carnaval, são sem dúvida um trunfo a mais na hora de pontuar quesitos importantes que definirão a permanência ou não, em um dos grupos mais competitivos do Carnaval.
A Unidos de Bangu está se empenhando em  mostrar na Sapucaí que sua ascensão foi merecedora.
O trabalho será desempenhado não com o objetivo de permanecer no grupo. A escola quer mais, o time está sendo montado com nível de grupo especial para brigar pelas primeiras posições e até mesmo pelo título da Série A.
Equipe praticamente formada. Projetos em andamento. Cronogramas e planejamentos a todo vapor, agora é aguardar a proposta de enredo, que a escola irá desenvolver com sua comissão de carnaval.
Em breve será apresentada a equipe completa e o time definitivo.

Por: Lia Amorelli
Fotos: Rodrigo Borges


0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter