quarta-feira, 8 de março de 2017

foto site: aloriodejaneiro.com
Paulistas representam 36% do total

50% se hospedam em casas de parentes, 38% viajam sozinhos e 58% ficam entre quatro e seis dias

67% visitam a cidade por causa do carnaval e 65% tem os blocos como motivação


A Riotur e a FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso acabam de finalizar estudo que apresenta o perfil do turista que chega ao Rio de Janeiro pela Rodoviária Novo Rio. No total, entre 23 e 25 de fevereiro, foram entrevistadas 567 pessoas. A margem de erro é de 4,1 pontos percentuais. "O nosso objetivo é conhecer as opiniões dos visitantes que chegam através da rodoviária sobre o Rio de Janeiro. E para obter o máximo de informações nós contamos nesse trabalho com as atuações de alunos dos cursos de Comunicação Social e Turismo", explica o professo Marcelo Tesserolli, Coordenador do Curso de Turismo, que, ao lado do também professor Anderson Ortiz, Coordenador do Curso de Relações Públicas, supervisionou o trabalho. A pesquisa será realizada ao longo de dez importantes feriados de 2017 e os resultados serão analisados por pesquisadores da FACHA e apresentados pela Riotur.

Entre os entrevistados, 34% têm entre 18 e 24 anos e 29% estão na faixa dos 25 a 31 anos. Enquanto 48% têm ensino superior, 38% completaram o ensino médio. Os paulistas são a maioria, 36%, seguidos por moradores de cidades do interior do Rio de Janeiro (22%) e Minas Gerais (18%). Ao todo, 37% dos entrevistados responderam que já vieram ao Rio entre duas e cinco vezes, 24% estiveram 16 vezes ou mais e 21% vieram pela primeira vez.

Dentre as pessoas ouvidas pelos pesquisadores da FACHA, 58% pretendiam ficar entre quatro e seis dias na cidade, seguidos por 18% que pretendiam ficar por um período maior, entre sete e nove dias, e por 11% que ficariam apenas entre um e três dias. O percentual daqueles que preferem viajar sozinhos é de 38%, seguidos pelos que preferem a
companhia de amigos (32%) e de familiares (20%). Sobre gastos na cidade, 37% disseram que pretendiam gastar entre 251 e 545 reais, 28% entre 546 e 1071 reais e 12% disseram que gastariam 250 reais ou menos.

O carnaval é a principal motivação para 67%. Visitas aos familiares são a segunda motivação mais comum (53%), seguida por idas à praia (13%) e aventura e cultura, com 6% cada. Os blocos são a principal atração de carnaval para 65% dos entrevistados, seguidos pelos desfiles no Sambódromo (18%) e bailes (4%). Entre os pontos turísticos, as praias foram apontadas como as preferidas por 38%, seguidas de longe pela região da Lapa (13%), Corcovado (11%) e Pão de Açúcar (9%). Do total de pessoas ouvidas, 56% disseram que pretendem voltar à cidade. Entre os feriados apontados como os preferidos para esse retorno estão a semana santa (24%), o Réveillon (14%), Natal e Tiradentes (7%).

Sobre a hospedagem, 50% optaram por ficar em casas de parentes, 17% preferiram casas ou apartamentos alugados, 10% escolheram hotéis e 7% preferiram albergues. Quando perguntados sobre o critério de escolha, 30% responderam que é sempre a mesma, 20% afirmaram levar em conta  questões financeiras e 16% tiveram a localização como principal motivação.

Do total de entrevistados, 24% usaram a internet para fazer reservas. Quando perguntados sobre que transportes usariam durante a estadia no Rio, 29% disseram que dariam preferência aos serviços oferecidos a partir de aplicativos. Em seguida foram citadas as opções ônibus (24%), metro (21%) e carro alugado (12%).

Alguns dos resultados surpreenderam os pesquisadores. Corcovado e Pão de Açúcar, pontos turísticos centenários, apareceram timidamente como pretensão dos visitantes, com 11% e 9%, respectivamente. Também chama a atenção a procura por aluguel de apartamentos. Esse tipo de hospedagem foi a opção de 17% dos entrevistados, superando a busca por hoteis. Outro ponto de alerta para o turismo é a constatação de que os visitantes não contratam serviços profissionais de turismo na cidade.

A comprovação de que o turista rodoviário possui, em sua maioria (54%), ensino superior, levanta o questionamento de por que, então, esse potencial cliente tem baixo interesse pelos serviços e aparelhos turísticos da cidade na época do carnaval. “Isso nos faz pensar na forma como esses produtos e serviços são oferecidos e comunicados. Será que há ofertas que atendam esse perfil de público, será que os preços das atividades cabem nesse orçamento e a comunicação voltada para este perfil é eficiente? questiona Marcelo Tesseroli.

Destaques da pesquisa:

 54 % dos turistas rodoviários têm nível superior

 67% dos entrevistados, ou seja, 2 a cada 3 vieram exclusivamente para o carnaval

 65% vieram para curtir blocos de rua e apenas 18% iam ao Sambódromo

 Praias são locais preferidos para visitação e estavam na programação de 38% dos visitantes. Muito atrás, Lapa (13%), Corcovado (11%) e Pão de Açúcar (9%)

 50% dos turistas se hospedaram em casas de parentes

 Casas e apartamentos alugados, com 17%, superaram a preferência pelos hotéis e outras hospedagens

 Airbnb (39%) e Booking.com (37%) são os sites preferidos para reserva de hospedagem

 O turista rodoviário não usa a internet para comprar passeios turísticos, ingressos/entradas, guias de turismo independente ou seguro de viagem.

 O turista rodoviário não contrata serviços profissionais de turismo na cidade, foi o que afirmaram 98% dos entrevistados

 29% usaram aplicativos de transportes (Uber, Cabify etc.) enquanto os táxis tradicionais foram a opção de apenas 8%

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Lançamento

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui
É SÓ CLICAR E ASSISTIR ! UMA PARCERIA DE SUCESSO !

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

OUTROS CADERNOS

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter