quarta-feira, 8 de março de 2017

Avaliação foi feita no Sambódromo nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro

O carnaval carioca ganhou a simpatia dos turistas estrangeiros. Em pesquisa realizada pela ESPM Rio, a pedido da Riotur, no Sambódromo, 94,2% de argentinos, norte-americanos, franceses, ingleses e portugueses, entre outros, informaram que pretendem retornar ao Rio de Janeiro. Destes, 17,4% querem voltar à cidade ainda em 2017. 91,9% afirmaram que recomendariam a Cidade Maravilhosa a quem queira visitá-la. A pesquisa foi feita nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro e, pela primeira vez, a coleta foi realizada com dispositivos eletrônicos (tablets) que permitiam a transmissão dos dados em tempo real.

Segundo a pesquisa, os turistas estrangeiros deram destaque para a diversão noturna (nota 9,3), a hospedagem (8,6), os restaurantes (8,3) e o transporte público (7,9). As informações turísticas tiveram a média de 7,7. Segurança (6,4) e limpeza públicas (6,7) passaram raspando.


Na avaliação do Sambódromo, entre os itens mais bem avaliados estão sonorização (8,2), acesso ao setor (8), sinalização interna (7,9) e limpeza do setor (7,9). Empatados, a quantidade de banheiros e o conforto das acomodações tiveram nota 7,5. A alimentação teve nota 7,4. A qualidade (7,9) e o atendimento (7,8) foram os quesitos mais bem avaliados, enquanto os preços (6,8) e a variedade (6,9) foram os que receberam as notas mais baixas.


“Esse ano a ESPM estreou a coleta eletrônica, ou seja, a coleta e processamento dos dados ocorreram em tempo real, permitindo uma maior agilidade e precisão”, comentou o professor da ESPM Rio e coordenador da pesquisa, Eugenio Giglio.


Ainda de acordo com a análise, em média, os estrangeiros optaram por ficar 10 dias na cidade. 65% deles em hotéis, 12% em albergues, 8% em casas ou apartamentos alugados, 7% em apart hotel ou flat, 5% em pousadas, 2 % em locais não especificados e 1% na casa de parentes. Segundo a pesquisa, 29% eram argentinos, 13% norte-americanos, 11% franceses, 6% ingleses, 5% portugueses, 5% mexicanos, 5% chilenos, 5% chineses, 4% peruanos, 4% belgas, 2% irlandeses, 2% australianos, 1% equatorianos, 1% venezuelanos, 1% alemães, 1% espanhóis, 1% austríacos, 1% italianos, 1% japoneses e 1% holandeses. Destes, 49,4% viajaram com os amigos, 25,9% com a família, 18,8% com o (a) companheiro (a), 4,7% sozinhos e 1,2% em excursão. 95% deles vieram ao Rio de avião e 5%, de navio.

Paulistas lideram ranking de turistas nacionais no Rio durante o carnaval
Entre os turistas nacionais, 31% vieram de São Paulo, seguidos por 11% de Minas Gerais, 8% do Rio Grande do Sul, 7% do Paraná, 5% do Amazonas, 5% do Ceará, 4% de Santa Catarina, 4% da Bahia, 3% do Maranhão, 3% da Paraíba, 2% do Distrito Federal, do Espírito Santo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Pará, interior do Rio, Goiás, Sergipe, Alagoas e Mato Grosso tiveram 1% cada um de turistas no Rio de Janeiro. Deste total, 94,3% informaram que recomendariam a Cidade Maravilhosa para outras pessoas e 96,2% disseram que pretendem voltar, 56,5% informaram que querem retornar ainda em 2017.

Segundo a pesquisa, a avaliação dos turistas nacionais também deu boas notas à diversão noturna (9,2), hospedagem (8,7) e restaurantes (8,5), que foram os quesitos mais bem cotados, seguidos de transporte público (7,5), informação turística (7,4), segurança pública (6,6) e limpeza pública (6,5). Já na análise ao Sambódromo, destaque para sonorização (8,6), sinalização interna (8,4) e acesso ao setor (7,9). Limpeza do setor (7,6), quantidade de banheiros (7,2) e conforto das acomodações (7,2) foram os quesitos com notas mais baixas.

“As notas de avaliação da satisfação com a estrutura do Sambódromo apresentam uma estagnação ao longo dos anos. A performance dos indicadores não mudou, o que abre uma oportunidade para melhorias de maneira a proporcionar uma melhor experiência ao expectador. Creio que deveríamos ter mudanças tais como implementação de telões, acesso wifi para todos, bem como melhorias no acesso. Apesar do aumento das opções de alimentação estas ainda são vistas como caras para os expectadores”, concluiu Eugenio Giglio.

"Mais uma vez o Carnaval provou porque é o maior produto turístico do Rio. Nossa cidade encanta pela beleza natural, simpatia, povo hospitaleiro e, como não falar, o astral desta festa maravilhosa. A cidade se preparou para receber o turista e tivemos 1,1 milhão deles espalhados por praias, pontos turísticos, blocos, palcos e marques de Sapucaí. Este carnaval gerou para a cidade aproximadamente R$ 3 bilhões. Em apenas dois meses de gestão do prefeito Marcelo Crivella, promovemos uma linda festa para estes foliões apaixonados", afirmou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Lançamento

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui
É SÓ CLICAR E ASSISTIR ! UMA PARCERIA DE SUCESSO !

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

OUTROS CADERNOS

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter