terça-feira, 31 de janeiro de 2017


Não é preciso estar coberto de strass, estar cheio de plumas e paetês para brilhar.
O brilho que ofusca mais é aquele que vem de dentro, que vem com autenticidade.
Foi isso que vimos, quando o Acadêmicos do Sossêgo atravessou a Marquês de Sapucaí no sábado dia 28, durante seu ensaio técnico.

Recém chegada na Série A, a escola que vem lá do Largo da Batalha, no município de Niterói, fez um ensaio dentro de suas possibilidades.
Não nos cabe julgar se isso ou aquilo foi ruim (não somos jurados!), mesmo porque, não foi; pelo contrário, surpreendeu!




A escola não estava grande, mas fez seu ensaio de forma consciente.
A comissão de frente, comandada por Jardel Augusto Lemos apresentou uma coreografia interessante, com energia e vibração. 



Em alguns movimentos remete à dança afro; ainda precisando de um pouco mais de ensaios para que os movimentos sejam precisos e sincronizados, mas temos certeza que farão um belo desfile.
Fizeram uma bela homenagem com duas faixas e dizeres de Zezé Motta. Estão de parabéns pelo trabalho.



Falar de Zezé Motta é falar da arte. Atriz e cantora, que será cantada e contada na avenida.
Forte defensora da negritude, lutando contra o preconceito e o racismo, Zezé Motta se fará presente no Carnaval 2017. E os responsáveis por isso serão os componentes da Sossêgo.
Ensaio é isso mesmo; errando, acertando, ajustando.

A alegria e a satisfação no rosto dos componentes era visível. A escola sabe o que é dificuldade, o que é fazer Carnaval sem recursos. Chegaram do Carnaval do povão, na Estrada Intendente Magalhães, e vieram com a consciência que terão uma super tarefa para desempenhar.

Dona Diva, componente da escola, estava feliz da vida e emocionada por desfilar pela primeira vez na Sapucaí.
- Estou realizando meu sonho. Amo minha Sossêgo e vou cantar até eu ficar sem voz, dizia ela enquanto fazia várias selfies com os amigos de ala.


Esta preocupação, no bom sentido, foi vista no cuidado em colocar a escola bem apresentada para o público. O 1o casal de mestre-sala e porta-bandeira Weslley Cherry e Naninha tiveram boa desenvoltura. Os dois são jovens, mas não são novatos no mundo do samba. O Acadêmicos do Sossêgo tem uma boa dupla, que tem tudo para crescer.

A escola entrou cantando forte, com os componentes bastante participativos, porém ao longo do ensaio as últimas alas quase não cantavam mais, apenas andavam na pista demonstrando um certo cansaço, também por conta do calor excessivo na tarde e noite de sábado. Ainda tem tempo para ajustar detalhes até o desfile oficial.


O samba foi bem cantado pelo intérprete Leandro Santos e seus apoios do carro de som, acompanhado pela bateria Swing da Batalha, comandada por Mestre Átila. 


Um detalhe bastante comentado foi o fato dos tamborins ficarem atrás da bateria. Talvez uma manobra um pouco arriscada, pois como estavam muito próximos ao caminhão do som não se ouvia o naipe do tamborim. Mas em ensaio valem todas as tentativas e riscos de inovar. Afinal, esta é a hora!

Certamente um dos destaques principais foi a vontade de fazer acontecer. Pisar na Sapucaí não é uma tarefa fácil, para uma escola recém chegada dos grupos de acesso. Mas a Sossêgo tem profissionais competentes e experientes, que podem fazer um bom trabalho.

O brilho, a alegria no rosto do componente é o prêmio maior. E certamente mostraram que trazer a história de Zezé para o samba foi uma escolha certeira do carnavalesco Marcio Puluker.


Texto e fotos: Lia Amorelli




























 





2 comentários :

  1. ESSA ESCOLA ME ARREPIA DESDE QUE FIQUEI SABENDO QUE ELE IRÁ HOMENAGEAR A MINHA PRIMA E AMIGA ZEZÉ MOTTA, INFELIZMENTE NÃO PUDE IR AO ENSAIO, MAS CONTINUO COM DESEJO ENORME DE PARTICIPAR FAZENDO PARTE DESTA FAMÍLIA. AO LER SOBRE A ACADÊMICO DOS SOSSEGO DESCOBRI QUE A PORTELA É SUA MADRINHA PORTELA É MINHA ESCOLA DE CORAÇÃO DESDE PEQUENA, MAIS UM ÓTIMO MOTIVO PARA QUERER DESFILAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, tomara que você consiga, duas escolas maravilhosas. A Sossêgo tem pessoas muito queridas e o carnavalesco Marcio Puluker foi muito feliz quando escolheu Zezé como enredo. Uma magnífica atriz. Fizeram um belo ensaio técnico.

      Excluir

Faça aqui o seu comentário.

Lançamento

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui
É SÓ CLICAR E ASSISTIR ! UMA PARCERIA DE SUCESSO !

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

OUTROS CADERNOS

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter