quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Foto: Daniel Dias
Evento inédito organizado pela Rede Carioca de Rodas de Samba reúne ícones da cultura para discutir a importância do samba e formas de valorização das rodas

A cultura se consolida internacionalmente como um importante vetor de desenvolvimento urbano. Diversas cidades do mundo têm promovido ações de fortalecimento da economia cultural-criativa como alternativa de inclusão produtiva (criação de trabalho e renda), desenvolvimento territorial e preservação de memórias e identidades sociais.

Com objetivo de discutir as formas de valorização do samba como patrimônio imaterial e recurso estratégico para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, a Rede Carioca de Rodas de Samba vai promover o 1º Seminário “Rodas de Samba: Cidade, patrimônio e desenvolvimento” no próximo dia 28, no Memorial Getúlio Vargas.O evento contará com mesas de debate, rodas de conversa (capacitação), projeção de filmes, exposição de fotografias e ilustrações e, claro, uma grande roda de samba comandada pelas meninas do grupo Moça Prosa.

Renomados profissionais da área de museologia, sociologia, educação, entre outras, reforçam o time de militantes e estudiosos do samba. Na mesa de abertura, às 10h, a professora e pesquisadora do Museu do Samba, Raquel Valença junto com Helena Teodoro, professora da UERJ e escritora, uma das responsáveis pela construção do dossiê de matrizes do samba, farão a abertura do Seminário, que promete colocar o público para discutir e repensar estratégias para o movimento.

O encontro vai reunir sambistas, produtores culturais, gestores públicos, representantes da iniciativa privada, pesquisadores e demais interessados para discutir a importância das rodas de samba para a cidade e as ações para fortalecê-las. A secretária de cultura Nilcemar Nogueira é uma das convidadas para a mesa com representantes do poder público.

“É inegável que a cidade do Rio de Janeiro se destaca historicamente pela força e riqueza de suas expressões culturais, produzindo importantes símbolos do país como o Samba e suas variações, dentre outras referências musicais. No entanto, em um cenário de crise econômica, novos desafios e questões se fazem presentes. Precisamos debater para encontrar mecanismos de fazer valer a força da nossa cultura, do nosso samba”, enfatiza João Grand, Coordenador de Pesquisa da Rede.

Para se inscrever será necessária a apresentação de nome completo e telefone de contato até o dia 26 de Janeiro através, somente, do email: seminário.rj@gmail.com

Serviço:
1º Seminário “Rodas de Samba: Cidade, Patrimônio e Desenvolvimento”

Local: Memorial Getúlio Vargas - Praça Luis de Camões s/n subsolo, Glória.

Data: 28/01/2017 (10h às 18h) - Credenciamento: 9h

Para mais informações sobre a programação e inscrição acesse a página no facebook: https://www.facebook.com/events/617306491805182/?active_tab=about

#VemPraRoda #RS

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Lançamento

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

Renascer de Jacarepaguá 2018



Samba Oficial Carnaval 2018

Sambas concorrentes Estácio de Sá 2018

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui
É SÓ CLICAR E ASSISTIR ! UMA PARCERIA DE SUCESSO !

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter