quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Foto: Daniel Dias
Evento inédito organizado pela Rede Carioca de Rodas de Samba reúne ícones da cultura para discutir a importância do samba e formas de valorização das rodas

A cultura se consolida internacionalmente como um importante vetor de desenvolvimento urbano. Diversas cidades do mundo têm promovido ações de fortalecimento da economia cultural-criativa como alternativa de inclusão produtiva (criação de trabalho e renda), desenvolvimento territorial e preservação de memórias e identidades sociais.

Com objetivo de discutir as formas de valorização do samba como patrimônio imaterial e recurso estratégico para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, a Rede Carioca de Rodas de Samba vai promover o 1º Seminário “Rodas de Samba: Cidade, patrimônio e desenvolvimento” no próximo dia 28, no Memorial Getúlio Vargas.O evento contará com mesas de debate, rodas de conversa (capacitação), projeção de filmes, exposição de fotografias e ilustrações e, claro, uma grande roda de samba comandada pelas meninas do grupo Moça Prosa.

Renomados profissionais da área de museologia, sociologia, educação, entre outras, reforçam o time de militantes e estudiosos do samba. Na mesa de abertura, às 10h, a professora e pesquisadora do Museu do Samba, Raquel Valença junto com Helena Teodoro, professora da UERJ e escritora, uma das responsáveis pela construção do dossiê de matrizes do samba, farão a abertura do Seminário, que promete colocar o público para discutir e repensar estratégias para o movimento.

O encontro vai reunir sambistas, produtores culturais, gestores públicos, representantes da iniciativa privada, pesquisadores e demais interessados para discutir a importância das rodas de samba para a cidade e as ações para fortalecê-las. A secretária de cultura Nilcemar Nogueira é uma das convidadas para a mesa com representantes do poder público.

“É inegável que a cidade do Rio de Janeiro se destaca historicamente pela força e riqueza de suas expressões culturais, produzindo importantes símbolos do país como o Samba e suas variações, dentre outras referências musicais. No entanto, em um cenário de crise econômica, novos desafios e questões se fazem presentes. Precisamos debater para encontrar mecanismos de fazer valer a força da nossa cultura, do nosso samba”, enfatiza João Grand, Coordenador de Pesquisa da Rede.

Para se inscrever será necessária a apresentação de nome completo e telefone de contato até o dia 26 de Janeiro através, somente, do email: seminário.rj@gmail.com

Serviço:
1º Seminário “Rodas de Samba: Cidade, Patrimônio e Desenvolvimento”

Local: Memorial Getúlio Vargas - Praça Luis de Camões s/n subsolo, Glória.

Data: 28/01/2017 (10h às 18h) - Credenciamento: 9h

Para mais informações sobre a programação e inscrição acesse a página no facebook: https://www.facebook.com/events/617306491805182/?active_tab=about

#VemPraRoda #RS

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Desfile de blocos da Região Portuária 2018

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter