quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Foto: Daniel Dias
Evento inédito organizado pela Rede Carioca de Rodas de Samba reúne ícones da cultura para discutir a importância do samba e formas de valorização das rodas

A cultura se consolida internacionalmente como um importante vetor de desenvolvimento urbano. Diversas cidades do mundo têm promovido ações de fortalecimento da economia cultural-criativa como alternativa de inclusão produtiva (criação de trabalho e renda), desenvolvimento territorial e preservação de memórias e identidades sociais.

Com objetivo de discutir as formas de valorização do samba como patrimônio imaterial e recurso estratégico para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, a Rede Carioca de Rodas de Samba vai promover o 1º Seminário “Rodas de Samba: Cidade, patrimônio e desenvolvimento” no próximo dia 28, no Memorial Getúlio Vargas.O evento contará com mesas de debate, rodas de conversa (capacitação), projeção de filmes, exposição de fotografias e ilustrações e, claro, uma grande roda de samba comandada pelas meninas do grupo Moça Prosa.

Renomados profissionais da área de museologia, sociologia, educação, entre outras, reforçam o time de militantes e estudiosos do samba. Na mesa de abertura, às 10h, a professora e pesquisadora do Museu do Samba, Raquel Valença junto com Helena Teodoro, professora da UERJ e escritora, uma das responsáveis pela construção do dossiê de matrizes do samba, farão a abertura do Seminário, que promete colocar o público para discutir e repensar estratégias para o movimento.

O encontro vai reunir sambistas, produtores culturais, gestores públicos, representantes da iniciativa privada, pesquisadores e demais interessados para discutir a importância das rodas de samba para a cidade e as ações para fortalecê-las. A secretária de cultura Nilcemar Nogueira é uma das convidadas para a mesa com representantes do poder público.

“É inegável que a cidade do Rio de Janeiro se destaca historicamente pela força e riqueza de suas expressões culturais, produzindo importantes símbolos do país como o Samba e suas variações, dentre outras referências musicais. No entanto, em um cenário de crise econômica, novos desafios e questões se fazem presentes. Precisamos debater para encontrar mecanismos de fazer valer a força da nossa cultura, do nosso samba”, enfatiza João Grand, Coordenador de Pesquisa da Rede.

Para se inscrever será necessária a apresentação de nome completo e telefone de contato até o dia 26 de Janeiro através, somente, do email: seminário.rj@gmail.com

Serviço:
1º Seminário “Rodas de Samba: Cidade, Patrimônio e Desenvolvimento”

Local: Memorial Getúlio Vargas - Praça Luis de Camões s/n subsolo, Glória.

Data: 28/01/2017 (10h às 18h) - Credenciamento: 9h

Para mais informações sobre a programação e inscrição acesse a página no facebook: https://www.facebook.com/events/617306491805182/?active_tab=about

#VemPraRoda #RS

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Por onde começo?

Sambas Concorrentes 2018

Onde Está Você No Carnaval?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter