terça-feira, 7 de junho de 2016

 Créditos de Diego Mendes/Setor 1. ***
Compositores e sambistas de todas as partes se reuniram , na quadra do Império Serrano, em Madureira, para conhecer a sinopse do enredo `Meu quintal é maior do que o mundo'. Escrito pelo historiador Roberto Vilaronga, com pesquisa dele, do carnavalesco Marcus Ferreira e do diretor Junior Fionda, o texto é o fio condutor da homenagem que a verde e branca, no Carnaval 2017, fará ao poeta Manoel de Barros, em razão de sua obra e centenário de nascimento.

De acordo com Junior Fionda, que é um dos diretores de Carnaval da agremiação, um importante encontro para discussão acerca do tema ocorreu na quarta-feira: "Fizemos um workshop sobre o enredo e, na ocasião, apresentamos um texto longo e detalhado, acompanhado de uma explicação sobre como deverá ser o desfile do Império", comentou.

Segundo o carnavalesco Marcus Ferreira - que divide a ideia de prestar o tributo a um dos ícones da literatura brasileira com o diretor de Carnaval Paulo Santi -, a sinopse foi escrita de forma a permitir o maior entendimento possível aos compositores: "Meu intuito foi popularizar a linguagem da obra de Manoel de Barros, porém, sem prejuízo da poesia, pra que os compositores escrevam seus sambas conforme o que planejamos contar na Avenida".

Apesar da escolha de um personagem como inspiração para o seu Carnaval, a verde e branca, no entanto, não levará pra Sapucaí uma simples biografia ou representação das obras de Manoel de Barros: "Partimos da figura de Bernardo, que era uma espécie de capataz da fazenda do poeta, ou melhor, um feiticeiro, como Manoel dizia. Isso porque, Bernardo tinha uma ligação direta com a natureza. Assoviava e facilmente trazia os pássaros para si, por exemplo. A maneira como Bernardo se apropriava da natureza pantaneira, o quintal de Manoel de Barros, impressionava-o muito e motivou vários de seus versos", explicou o carnavalesco.

Mas ao contrário do que muitos devem estar pensando, o Carnaval 2017, para a direção da escola, não começou hoje, não, como salientou Rildo Seixas, um dos responsáveis pelo processo de modernização pelo qual passa o Império Serrano: "Os trabalhos no barracão começaram há bastante tempo. Os carros já estão todos desmontados, com o ferro lá embaixo e logo, logo começaremos a forrá-los com madeira. Queremos produzir nosso Carnaval com tempo e tranquilidade suficientes pra que tudo saia como planejamos e o Império, enfim, seja campeão."
  

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter