quinta-feira, 14 de abril de 2016

A Unidos do Porto da Pedra apresentou nesta terça-feira, o enredo para o carnaval 2017. O título será “O Abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar... seu coração!”, desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezário.

Em 2016, a vermelha e branca de São Gonçalo ficou em quinto lugar, com o enredo "Palhaço Carequinha, paixão e orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?", que também foi criado por Jaime Cezário.

Apresentação

O Tigre de São Gonçalo vem, para o Carnaval de 2017, feliz, apaixonado, transgressor e debochado e foi buscar inspiração para seu enredo em algo tipicamente do cenário carnavalesco carioca, que nasceu pelas mãos de uma mulher, que de forma visionária e antropofágica criou o estilo de música que vai embalar nossos carnavais de ruas e salões pelo Brasil afora até os dias de hoje: As Marchinhas!

O seu caminhar inicialmente tímido, foi ganhando pouco a pouco o gosto popular. Ela começa por encomenda destinada animar um cordão carnavalesco, ficou alguns anos amadurecendo nas idéias dos compositores da época, impressionados com o seu sucesso, mas logo floresceu, e melhor, começaram ali a ver uma oportunidade de enxertá-la com a irreverência brincalhona, característica do povo carioca.

Nas terras do Rio de Janeiro que em seu solo fértil, viu nascer os Rachos Carnavalescos e as Escolas de Samba destinados a grupos comunitários, precisava agora, criar algo para os sem bandeiras, os foliões anônimos que fantasiados ou não, todo carnaval, saem pelas ruas da cidade e se aglomeram em blocos e bandas ou nos bailes em salões, querendo apenas poder liberar até as cinzas, toda sua alegria, energia e irreverencia e poder exorcizar as mazelas de um ano inteiro, para eles que as Marchinhas foram criadas.

As Marchinhas tinham em suas composições os temas mais variados possíveis, aqueles que rapidamente caiam no gosto popular. O carnaval era um tema preferido com seus amores possíveis e impossíveis. Com muita irreverência viajou em tipos e costumes de época, e a política quase sempre trazia boas inspirações, não esquecendo é claro, os lugares e cidades. Tudo era motivo desse deboche divertido e popular.

Nesse Carnaval, nós da Porto da Pedra convidamos a todos a deixarem as tristezas lá fora e vir cantar conosco “lindos versos de amor”, pois nós somos “aquele Palhaço” que no carnaval passado te abraçou e te emocionou. Esse ano sonhamos em ser “aquele Pierrô” que conquistará de vez o seu coração!

“O Abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar... seu coração!”

Texto: Jaime Cezário (Carnavalesco)

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter