sexta-feira, 4 de março de 2016

Criada em 6/3/1959 para receber a nata de sambistas da Zona da Leopoldina e posteriormente se tornar uma grande escola de samba, a agremiação recebeu o nome de Imperatriz Leopoldinense em homenagem a primeira mulher do Imperador D.Pedro I, D. Leopoldina Van Habsburg . Escola de samba considerada de vanguarda desde a sua fundação, reconhecida pelos enredos culturais e por apresentar desfiles suntuosos e imponentes, a Imperatriz Leopoldinense sempre teve o pioneirismo como marca.

Foi a primeira escola de samba a fundar um departamento cultural em 1967, iniciativa adotada posteriormente por todas co-irmãs no intuito de preservar suas raízes . Já no início da década de 1970 surpreendeu o público ao levar para o desfile uma comissão de frente formada somente por mulheres, feito inédito na época.

Em 1972 a Imperatriz inova outra vez ao ter um samba como trilha sonora de uma telenovela. “Martim Cererê”, de autoria de Zé Katimba era cantado em “Bandeira 2”, novela de Dias Gomes exibida pela TV GLOBO que popularizou e muito a agremiação. O feito se repetiria em 2012 quando a novela “Lado a Lado” trouxe para a abertura outro grande clássico da Rainha de Ramos: o samba de 1989 “Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós”, considerado o maior samba-enredo do carnaval carioca.

Reconhecida pelos enredos históricos e com sambas antológicos aclamados pela crítica de carnaval como “Martim Cererê” 1972, “O que é que a Bahia tem” (1980), “ O teu cabelo não nega – só dá Lalá” (1981), “Liberdade, Liberdade” (1989), “Mais vale um jegue que me carregue do que um camelo que me derrube.. lá no Ceará” (1995) venceu oito vezes o carnaval. Detentora de títulos e prêmios importantes, a Imperatriz foi a última bicampeã do século (1994 e 1995) e a primeira tricampeã do milênio (1999, 2000 e 2001) e teve em seus quadros carnavalescos consagrados como Arlindo Rodrigues, Max Lopes, Viriato Ferreira e Rosa Magalhães, esta considerada a maior ganhadora de títulos da era Sambódromo.

Serviço

Missa de celebração de aniversário de 57 anos de fundação da Imperatriz Leopoldinense

Domingo, 06/03/2016 às 19:30h

Rua Professor Lacê, 235 – Ramos

Entrada franca.



Informações 3593-6582

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter