sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Netos de Seu Nenê e Dom Mariano administram
a concretização de um sonho.   ****   
Redação - Lia Amorelli - liaamorelli@ritmocarioca.com.br

Um sambista de sangue e alma deu início a uma gloriosa trajetória. São 67 anos, que se erguem junto a memórias e histórias de lutas e superação.
Vários títulos e dois tricampeonatos fizeram da nação azul e branca da zona leste de São Paulo, a escola mais tradicional e ousada na folia de momo paulistana.
Seu protagonista, conhecido como Seu Nenê, fundou a escola de samba Nenê de Vila Matilde, trazendo para a maior festa popular do planeta a inovação e o pioneirismo, fatos que levaram o patriarca do carnaval paulistano a se encher de orgulho. Quem não se lembra da Nenê desfilando com o enredo “ O DIA QUE O CACIQUE RODOU A BAIANA AÍ Ó” - 1985 e deixando sua marca no templo do carnaval carioca, a Marquês de Sapucaí?! A única escola de outro Estado, a realizar tal feito.


Depois de 47 anos à frente da presidência, Seu Nenê deixou seu legado. Com seu falecimento em 2010 e a saída de seu filho, o ex-presidente Betinho, seus herdeiros e netos Alberto Alves Neto e Carlos Alberto Alves , trabalham com afinco para nunca cessar essa jornada de  glórias.


saudoso Seu Nenê
O histórico de uma grande escola de samba como a Nenê de Vila Matilde pede mais do que notas, quesitos e campeonatos. O verdadeiro samba não vive só de avenida, carros alegóricos, fantasias , plumas e paetês; vive principalmente de sua comunidade.
Pensando nisso e, com o objetivo de  homenagear aquele que é  um dos maiores baluartes do carnaval paulistano, os netos de seu Nenê fundaram o INSTITUTO SEU NENÊ.


O instituto já era desejo do seu avô e, mesmo antes de ele estar consolidado formalmente, algumas obras sociais foram iniciadas pelo filho de seu Nenê, Betinho. Este feito deu início a uma grande caminhada,  gerando valores sociais, baseados nos princípios dos direitos e garantias fundamentais do homem, encontrados na Constituição Federal brasileira.


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
 III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.


Através de diversos cursos, projetos sociais e culturais, o Instituto  valoriza e auxilia a comunidade matildense no processo de construção da  cidadania. Aulas de dança, capoeira, percussão entre outras, além da preservação da memória daquele que foi o precursor ,  fazem parte deste projeto de grande relevância.
A equipe de trabalho composta por educadores, psicólogos e outros profissionais é acompanhada de perto por seus  desenvolvedores e administradores:  Alberto Alves Neto e Carlos Alberto Alves, netos de Seu Nenê, a viúva Sra. Iracema e o Promoter e Relações Públicas Dom Mariano, que possui vasta experiência como padrinho da Escola de Surf Rocinha, regida por Ricardo Ramos (Bocão).


  • Hoje buscamos atingir metas , cumprindo e continuando nosso legado, deixado por nossos verdadeiros Baluartes, aqueles que nos inspiraram a ajudar o próximo, independente de posição social, credo ou opção sexual. Comenta Dom Mariano.


Um projeto audacioso, perfil que faz parte da já tradicional escola de samba da região e que contempla (in memorian), o saudoso Seu Nenê.
Século XXI traz a era das altas tecnologias e um carnaval de vanguarda, porém, aqueles que iniciaram essa luta deixando marcos importantes na cultura do samba, não podem  ser esquecidos, jamais. Uma justa homenagem a Seu Nenê,  baluarte que iniciou esse legado em 1949 e, que ajudou a dar  nome, força  e  prestígio ao Carnaval paulistano.







0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter