sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Netos de Seu Nenê e Dom Mariano administram
a concretização de um sonho.   ****   
Redação - Lia Amorelli - liaamorelli@ritmocarioca.com.br

Um sambista de sangue e alma deu início a uma gloriosa trajetória. São 67 anos, que se erguem junto a memórias e histórias de lutas e superação.
Vários títulos e dois tricampeonatos fizeram da nação azul e branca da zona leste de São Paulo, a escola mais tradicional e ousada na folia de momo paulistana.
Seu protagonista, conhecido como Seu Nenê, fundou a escola de samba Nenê de Vila Matilde, trazendo para a maior festa popular do planeta a inovação e o pioneirismo, fatos que levaram o patriarca do carnaval paulistano a se encher de orgulho. Quem não se lembra da Nenê desfilando com o enredo “ O DIA QUE O CACIQUE RODOU A BAIANA AÍ Ó” - 1985 e deixando sua marca no templo do carnaval carioca, a Marquês de Sapucaí?! A única escola de outro Estado, a realizar tal feito.


Depois de 47 anos à frente da presidência, Seu Nenê deixou seu legado. Com seu falecimento em 2010 e a saída de seu filho, o ex-presidente Betinho, seus herdeiros e netos Alberto Alves Neto e Carlos Alberto Alves , trabalham com afinco para nunca cessar essa jornada de  glórias.


saudoso Seu Nenê
O histórico de uma grande escola de samba como a Nenê de Vila Matilde pede mais do que notas, quesitos e campeonatos. O verdadeiro samba não vive só de avenida, carros alegóricos, fantasias , plumas e paetês; vive principalmente de sua comunidade.
Pensando nisso e, com o objetivo de  homenagear aquele que é  um dos maiores baluartes do carnaval paulistano, os netos de seu Nenê fundaram o INSTITUTO SEU NENÊ.


O instituto já era desejo do seu avô e, mesmo antes de ele estar consolidado formalmente, algumas obras sociais foram iniciadas pelo filho de seu Nenê, Betinho. Este feito deu início a uma grande caminhada,  gerando valores sociais, baseados nos princípios dos direitos e garantias fundamentais do homem, encontrados na Constituição Federal brasileira.


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
 III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.


Através de diversos cursos, projetos sociais e culturais, o Instituto  valoriza e auxilia a comunidade matildense no processo de construção da  cidadania. Aulas de dança, capoeira, percussão entre outras, além da preservação da memória daquele que foi o precursor ,  fazem parte deste projeto de grande relevância.
A equipe de trabalho composta por educadores, psicólogos e outros profissionais é acompanhada de perto por seus  desenvolvedores e administradores:  Alberto Alves Neto e Carlos Alberto Alves, netos de Seu Nenê, a viúva Sra. Iracema e o Promoter e Relações Públicas Dom Mariano, que possui vasta experiência como padrinho da Escola de Surf Rocinha, regida por Ricardo Ramos (Bocão).


  • Hoje buscamos atingir metas , cumprindo e continuando nosso legado, deixado por nossos verdadeiros Baluartes, aqueles que nos inspiraram a ajudar o próximo, independente de posição social, credo ou opção sexual. Comenta Dom Mariano.


Um projeto audacioso, perfil que faz parte da já tradicional escola de samba da região e que contempla (in memorian), o saudoso Seu Nenê.
Século XXI traz a era das altas tecnologias e um carnaval de vanguarda, porém, aqueles que iniciaram essa luta deixando marcos importantes na cultura do samba, não podem  ser esquecidos, jamais. Uma justa homenagem a Seu Nenê,  baluarte que iniciou esse legado em 1949 e, que ajudou a dar  nome, força  e  prestígio ao Carnaval paulistano.







0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Desfile de blocos da Região Portuária 2018

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter