sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A Unidos da Vila Santa Tereza, escola que desfilará em 2016 pelo Grupo de Acesso C do Rio de Janeiro, deu o ponta pé inicial em seus trabalhos, na festa de posse da nova diretoria, realizada em sua quadra no último dia (13).

Sob o comando de sua nova presidente Patrícia Drummond e do  vice-presidente Paulo O. Soares, a escola anunciou suas contratações para o Carnaval de 2016. Defendendo o pavilhão azul, branco e ouro, a Unidos da Vila Santa Tereza aposta em Anderson Morango e Marcela Tavares.

Além da contratação do novo 1º casal, a nova presidente anunciou Caio Araújo e Carla Campista como os novos diretores de carnaval da agremiação. O carnavalesco Plínio Santos trabalha firme no desenvolvimento do enredo "Podem aplaudir, a minha Vila vai passar! São 60 anos de histórias para contar."

Enquanto isso, mestre Mi cuida de todos os detalhes para manter a qualidade da bateria, sob os olhares cuidadosos do padrinho Mestre Gilmar e, continuará tendo à frente de seus ritmistas, a rainha Taiane Perfeito. Todos serão embalados em 2016, pela voz do intérprete Rodrigo Carvalho, que está tendo todo o apoio do departamento musical, que é formado por Niu Souza e Leandro Silva.
Na etapa desta quinta-feira a Beija-Flor de Nilópolis manteve as quatro obras em sua competição de samba-enredo. Nesta semana votaram os ritmistas, baianas e passistas. Na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, os votos serão computados e os finalistas serão anunciados. Desta forma, permanecem os quatro sambas na disputa.

Samba 04 - Marcelo Valência, Jr. Beija-Flor, Thiago Alves, Daniel Guerreiro, Wiliam Fechecler e Junior Trindade

Samba 07 - Serginho Aguiar, Dr. Rogério, Diego Nascimento, Carlinhos Ousadia, Ronaldo Nunes e Nino Smith


Samba 13 - Marquinho Beija-Flor, J. Veloso, Gilberto Oliveira, Dilson Marimba, Jorge Babu e Sandro Chalub

Samba 39 - Marcelo Guimarães, Sidney de Pilares, Manolo, Jorginho Moreira, Kirraizinho e Diogo Rosa

Foto: Eduardo Hollanda

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Arranco, seguindo seu planejamento para o carnaval 2016, se encontra em fase de eliminatória para a escolha do samba-enredo. Os compositores concorrentes irão se apresentar neste domingo (27) às 17h.

Continuam na disputa as parcerias de:

1 Luiz Fernando, Fábio Maciel, Nego Vinny, Alexandre Pitt e Júlio Cesar do Táxi;

2 Nego Léo, Thaydinho, Ilsinho Bagunça, Ro Fernandes e Arildo;

3 Prof Sônia, Frank, Humberto Carlos, Cláudio Araújo, Gilson Souza e Xandinho;

4 Nylson Di, Jorge Vela, Gaúcho e André Magliari;

6 Edson Batista, Nini de Sá, Valdir Tavares e Vinícius Silva;

7 Paulinho da Lins, Batista Coqueiral, Carlinhos Professor, Moacir do Cavaco e Fabiano Barbosa;

8 José Carlos, Eduardo Coelho e Bira Só Pagode.

A escola do bairro do Engenho de Dentro levará para avenida o enredo: “PELO ENGENHO DE DENTRO, DE AMORES EU ME ARRANCO !”, do carnavalesco Julio Cesar Farias.

O EVENTO TERÁ ENTRADA FRANCA e no dia do evento será vendido também o tradicional churrasco do Arranco a R$10,00. A quadra do Arranco está localizada na Rua Adolfo Bergamini, 196 – Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A Vizinha Faladeira recebe pela segunda vez a majestade do samba. A feijoada do último dia 12 foi um marco na escola do Santo Cristo. A integração entre as duas escolas históricas deixou uma marca registrada e a certeza de que o samba não morrerá jamais.

Com a representação de todos os seus segmentos e as poderosas vozes de Wantuir e Rixa, a Portela tomou a quadra da Vizinha Faladeira e mostrou o poder de Madureira. Nem mesmo o vice-presidente Marcos Falcon e Tia Surica resistiram e acabaram caindo no samba.

Com sucesso total, a festa que teve direito a fogos de artifício, o que lembrou a entrada das agremiações na Marques de Sapucaí, terá a dobradinha no próximo domingo (27). Roda de samba com o grupo "TÁ COM MEDO ?", apresentações das duas escolas e muita diversão.

"É isso que queremos. Muita alegria, muita paz e certamente mais um sucesso igual ao do dia 12. A Portela deu um verdadeiro show em nossa casa, assim como nossos segmentos da Vizinha mostraram que estão à altura de receber a majestade do samba. Foi tudo lindo. E quero aproveitar para convidar os amigos e o mundo do samba para chegarem na escola, aproveitarem o evento e conhecerem de perto o trabalho que está sendo desenvolvido. Estamos com nossas portas abertas para quem quiser se juntar à família Vizinha Faladeira.", finalizou o presidente David.

Serviço:

TARDE DE FESTA DA VIZINHA FALADEIRA

ESCOLA CONVIDADA: GRES PORTELA

DATA: 27 DE SETEMBRO (DOMINGO)

HORÁRIO: 13h

local: Rua da Gamboa 345 - Gamboa - Ao lado da Cidade do Samba, em frente ao barracão da Grande Rio

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Eliminatórias acontecerão na quadra do Delírio da Zona Oeste e a grande final no Grêmio de Paciência

A direção de carnaval do Império da Zona Oeste formada por Cleide Vânia, Wladimir Peixoto e Elsom Bragança divulgou o calendário de disputa de sambas-enredo para 2016.

Confira:

27 de setembro – Atendimento da direção de carnaval aos compositores, às 14 horas.

02 de outubro – Entrega dos sambas-enredo pelos compositores, de 19h as 22h. Cada parceria deverá entregar 2 CD's com o áudio da gravação e 20 cópias da letra do samba-enredo.

04 de outubro – Apresentação dos sambas-enredo concorrentes, às 14h.

11 de outubro – 1ª eliminatória de sambas-enredo, às 14 horas.

18 de outubro – 2ª eliminatória de sambas-enredo, às 14 horas.

25 de outubro – Semifinal do concurso de sambas-enredo, às 14 horas.

01º de novembro - Grande final do concurso de sambas-enredo, às 14 horas.

Os eventos serão realizados na quadra da do Delírio da Zona Oeste (Rua Campo Grande s/nº embaixo do viaduto). A grande final, no entanto, acontecerá no Grêmio de Paciência, situado à Estrada de Urucânia, 716.

Com o enredo “Esquenta. Junto e Misturado, Xô Preconceito” a agremiação desfilará no dia 13 de fevereiro, o tradicional sábado das campeãs, na Estrada Intendente Magalhães pelo Grupo de Acesso E.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A União de Jacarepaguá, escola que desfila na Intendente Magalhães pela Série B, apresenta oficialmente seu samba-enredo para o Carnaval 2016. A direção da escola optou pela encomenda, abrindo mão da tradicional disputa pelo hino.

A obra foi composta por Alexandre Valle, Samir Trindade, Neyzinho do Cavaco, Ivanizia, Ramirez ,Tadelzinho, James Bernardes, Girão, João do Gelo, Manoelzinho Vaz e Robert Farrow

Em 2016, a escola desfilará com o enredo: "De grão em grão a galinha enche o papo" do carnavalesco Jorge Caribé e que será desenvolvido por Rodrigo Almeida.

Confira a letra:

DE GRÃO EM GRÃO EU VOU

CONTAR HISTÓRIAS PRA TE CONQUISTAR

ME ALIMENTAR DESSA CULTURA POPULAR

NA AMÉRICA, NO LITORAL

NASCEU MEU CARNAVAL

ANTIGAS CIVILIZAÇÕES PLANTAVAM NOBRE CEREAL

ÍNDIOS GUARANIS, MAGIAS, RITUAIS...

DOCE SABOR DO MEU SAMBA

A CORRER MILHARAIS

VAI TER FESTA A NOITE INTEIRA

ACENDE A FOGUEIRA É SÃO JOÃO!

TEM BOLO DE MILHO, PAMONHA E FUBÁ...

VEM PROVAR!

SEGUINDO OS CAMINHOS DA FÉ EU VOU

LEVAR OFERENDAS PROS ORIXÁS

A BENÇÃO, TIA ANASTÁCIA

NÃO VOLTO PARA O JANTAR

VISCONDE CHEGOU PRA BATUCAR

VEM VER O ESPANTALHO ENTRAR NA DANÇA

BRINCAR, VOLTAR A SER CRIANÇA

AMOR, QUE ME VESTIU DE VERDE E BRANCO, AMOR...

RELUZ NAS CORES DO MEU MANTO

RAZÃO QUE ME FAZ CANTAR

TEM TICO TICO NO FUBÁ

SOU DE JACAREPAGUÁ...

QUEM É VOCÊ PRA DEITAR NA "MINHA CAMA"

PAPAGAIO COME MILHO, PERIQUITO LEVA A FAMA



Apostando na renovação do time em busca de notas máximas no quesito, o Império da Zona Oeste decidiu contratar uma dupla de mestres para comandar sua bateria no Carnaval de 2016. Nandão Motta e mestre Bira estarão à frente dos ritmistas da bateria “Rolo Compressor” no desfile da Intendente Magalhães.

Bira começou sua trajetória no Carnaval na Flor da Mina do Andaraí. Como mestre, estreou na extinta Império do Marangá, passou por União de Jacarepaguá, Unidos do Cabral, Unidos do Anil e Império da Praça Seca, onde ganhou três prêmios como melhor bateria. No Carnaval 2016 também desempenhará a função de diretor de bateria da Renascer de Jacarepaguá, Arrastão de Cascadura, Unidos de Lucas e Unidos da Ponte.

Fernando Motta - o mestre Nandão é da comunidade de São Cristõvão e começou aos 8 anos tocando tamborim na Paraíso do Tuiuti, na bateria comandada pelos saudosos Mestres Miraldo e Clélio Cuíca. Precoce, aos 14 anos já era o primeiro repique da escola. Em 1994 começou a desfilar na bateria da Imperatriz Leopoldinense com mestre Beto. Foi diretor de bateria do Mestre Claudinho na Paraíso do Tuiuti e na Alegria da Zona Sul. Como diretor passou também pelas escolas: Em Cima da Hora, Unidos de Bangu e Unidos de Lucas.

- A ideia de nomeá-los partiu não apenas pelo fato dos dois serem talentosos, mas também pela postura e interesse de ambos no que se diz respeito a um quesito tão importante dentro de uma agremiação – Analisa o presidente Jorge Matias.

A direção da escola está remontando sua bateria e pretende estreitar seus laços com as crianças e jovens da comunidade para que possam inclusive aprender a tocar um instrumento, formando assim, sambistas do amanhã.

A bateria “Rolo Compressor” será composta por 80 ritmistas. O desfile acontece na estrada Intendente Magalhães no tradicional Sábado das Campeãs, pelo Grupo de Acesso E.

Fotos: Geissa Evaristo
Foto: Eduardo Hollanda
Na noite da última sexta-feira 18 de setembro, a Unidos de Lucas realizou mais uma eliminatória de sambas, oito parcerias se apresentaram na quadra, sete sambas permaneceram na disputa e um samba foi eliminada. A noite festiva contou com a apresentação do novo 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, Luan Mackenzie e Débora Santos, além do lançamento do novo site da agremiação:www.unidosdelucas.com.br

“Foi uma sensação maravilhosa, festa linda, fomos muito bem recebidos por toda diretoria e segmentos, vamos ensaiar bastante para apresentar um belo trabalho.” Comentou a porta-bandeira Débora Santos.

A grande final que vai definir o samba, que a Unidos de Lucas vai desfilar em 2016 na Estrada Intendente Magalhães na Série B, será realizada no dia 31 de Outubro. O título do enredo é "A Farra do Boi", de autoria do carnavalesco Jack Vasconcelos.

Confira os 7 sambas classificados:

SAMBA 01 - Cosminho Magnata
SAMBA 02 - Marcelo Guimarães, Ney do Pagode, Juca do Pandeiro, Cosminho da Tia e Wilsinho de Olaria
SAMBA 03 - Jovenil Ribeiro, Cesar Coiffeur e Xavier
SAMBA 04 - Will Freitas, Juju Fer, Wallace Freitas e Jorge Folia
SAMBA 05 - Maurinho França, Sapão de Lucas, Nino Jogador, Fernandinho Conexão e Kleber da Eno
SAMBA 06 - Emanoel Apoteose, Antônio Amaral, Prof. Aluísio, Leozinho e Marcelo Cachaça
SAMBA 07 - J.P., Claudio Emiliano, Sidinho, Kaoma e Ita Ribeiro

Samba eliminado:

SAMBA 08 - Fidelis Marques, Bira Bei, Bira Ciça, Bira do Cavaco e Lúcia Frag
Desfilando pelo terceiro ano consecutivo na frente da bateria da verde e rosa, Larissa Reis brilhará mais um ano como rainha da bateria “A Verdadeira Furiosa” da Lins Imperial, agremiação que desfilará na Intendente Magalhães em 2016 pelo Grupo de Acesso C.

Larissa Reis tem apenas 17 anos é estudante e moradora de Santa Teresa. A beldade que ocupa o cargo à frente dos ritmistas de mestre Adílio começou a desfilar ainda criança na Viradouro, foi princesa da bateria da Alegria da Zona Sul, musa mirim do Acadêmicos do Cubango, rainha dos passistas do Paraíso do Tuiuti e desde 2010 integra o corpo de passistas do Acadêmicos do Salgueiro.

- Minha mãe foi uma das influências para que eu entrasse no Carnaval, inclusive, foi ela quem me ensinou a sambar e isso fez com que o amor pelo samba despertasse em mim desde muito nova. Meu primeiro desfile foi com seis anos de idade na ala das crianças da Viradouro, depois passei por outras agremiações como Acadêmicos do Cubango, Nova Geração da Estácio de Sá, Tijuquinha do Borel, Estácio de Sá, Mocidade, Alegria da Zona Sul, Paraíso do Tuiuti e no Acadêmicos do Salgueiro onde permaneço como passista – declara Larissa.

A rainha tem apoio maciço da comunidade e mostrará todo seu gingado e samba no pé nos ensaios da agremiação rumo ao próximo Carnaval.

- Em 2013 conheci a Lins Imperial através do diretor de carnaval Flávio Mello que convidou para ser rainha de bateria, posto no qual estou até hoje. Ser rainha da Lins Imperial foi a realização de um sonho, pois como toda passista, sempre almejei o cargo e assim que o convite foi feito eu aceitei com toda satisfação. Pensei que teria dificuldades de aceitação por parte da comunidade, por não ser da escola, mas foi tudo diferente, a Lins Imperial se tornou minha segunda casa. Sou muito grata por representar uma comunidade tão guerreira – diz.

No próximo Carnaval, a Lins Imperial reeditará o enredo “Tudo Isso é Brasil”, originalmente apresentado no Carnaval de 1997. O tema será desenvolvido pelos carnavalescos Luiz Di Paulanis e Flávio Mello, que também assina a direção de carnaval.

Foto: André Rola

domingo, 20 de setembro de 2015

A Portela pretende levar à Avenida em 2016 adultos e adolescentes que tenham semelhança física com os personagens da série de TV norte-americana “Perdidos no Espaço”, produzida entre 1965 e 1968, mostrando as aventuras da Família Robinson a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô B9 e o Dr. Zachary Smith. A série foi exibida no Brasil com grande sucesso.

A seleção será feita por Paulo Barros, autor do enredo “No voo da águia, uma viagem sem fim...”. Para receber as fotos dos possíveis sósias dos atores, a escola disponibiliza o e-email carnaval@gresportela.com.br .

O carnavalesco sugere que, nas fotos enviadas, os interessados estejam com produção de cabelo e maquiagem semelhante ao visual dos personagens.

A Portela será a quarta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí na Segunda-Feira de Carnaval.
A festa fica melhor a cada semana na quadra da Estácio de Sá. A cada etapa eliminatória do concurso que vai eleger o hino oficial do enredo “Salve Jorge! O Guerreiro na Fé”, os compositores se esmeram para conquistar os segmentos da primeira escola de samba do Brasil. Na última sexta-feira, seis obras se apresentaram no Berço do Samba e a parceria formada por Jorge Lopa, Fernando de Lima, Clovis do 10, Paulo Cesar Sorriso, Carlucho Leite e Jaque Lopa foi a eliminada.

Em um festival de bandeiras e apresentações coreografadas, a noite de eliminatórias foi especialmente dedicada aos 110 anos do maior nome da história da escola. Ismael Silva ganhou comemoração intensa com lavagem do busto e benção na Praça onde está localizada a estátua em homenagem ao compositor. Com a presença do subprefeito da Tijuca, entre outras figuras importantes para escola, as celebrações invadiram a quadra com sessão de cinema preparada pelo Departamento Cultural e roda de samba comandada pelo grupo de Márcio Vanderlei e que também agita o Pagode do Leão.

Para a próxima sexta-feira, cinco parcerias já estão se preparando para mais um duelo de torcidas e de muito samba. A festa na quadra da vermelho e branco começa às 23h com entrada a R$20.

Localizada na Cidade Nova, a quadra da Estácio de Sá fica próxima a três estações de metrô (Cidade Nova, Praça XI e Estácio), além de ser ponto de passagem para diferentes linhas de ônibus que fazem o trajeto Zona Norte – Centro – Zona Sul. A grande festa que elegerá o hino oficial de 2016 acontecerá no dia 9 de outubro. Primeira escola de samba a se apresentar no domingo de Carnaval, a Estácio tem em sua equipe artística os carnavalescos Chico Spinosa, Tarcísio Zanon e Amauri Santos, que estão desenvolvendo o enredo em homenagem ao santo padroeiro dos sambistas.

Serviço: Eliminatórias de Samba na Estácio de Sá

Data: todas as sextas

Horário: a partir das 23h

Valor : R$ 20

Local: Quadra da Estácio de Sá (Rua Salvador de Sá, 206 – 208)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A cada semana o funil vai apertando e os melhores sambas sobrevivem na disputa da Mocidade Independente de Padre Miguel. Neste sábado, dia 19 de setembro, a partir das 23h, a verde e branca promove mais uma etapa. Serão 11 obras no palco e uma delas terá que deixar a competição. A entrada é franca até 0h.

Cada parceria apresentará seu samba em seis passadas. As duas primeiras sem bateria, mais duas com o acompanhamento da bateria ‘’Não Existe Mais Quente’’, uma na voz da torcida e a última novamente com os ritmistas comandados por mestre Dudu. Antes do início das apresentações, o tradicional show com os segmentos da escola pede passagem.

Confira os sambas classificados, já em ordem de apresentação:

Samba 06: Ribeirinho, Rodrigo Barbosa, Elton Babu e Jorge Maia
Samba 09: Guinna, Luiz Augusto, Paulo George Júnior, André Levi e Eduardo Samba Rock
Samba 04: Ricardo Simpatia, J. Giovanni, Wesklei Glória, Dudu Sereno e Glaucio Oliveira
Samba 05: Beto Correa, Tânio Mendonça, J. Trivella, Paulo Peixoto, Vagner Moraes, Alexandre Barcelos e Nelson Galão
Samba 08: Dico da Viola, Paulinho Mocidade, Denilson do Rozário, Léo Peres, Mauro Dias, Rogerinho, Cristiano Placido, Xandy Biral, Tunicão Rangel, Carlinhos da Chácara, Reinaldo Azevedo, Davi Fernandes e Flavinho Bento
Samba 28: André Pimentel, Rafael Drumond, Rodrigo Oliveira, Adriano Osório, Thiago Saldanha, Cláudio Santos, Renato Duarte, Vanessa Pimentel, Julinho Careca, Mônica Oliveira, Anderson Sereno, Márcio Rocha e Renata Tonnera
Samba 26: Wander Pires, Jefinho Rodrigues, Marquinho Índio, J. Medeiros, Domingos Pressão, Jonas Marques, Paulo Ferraz, Lauro Silva e Lero Pires
Samba 15: Domenil, Moleque Silveira, Gulle, Dr. Márcio, Rafael Esteves, J. Santos, Helinho, Paulinho Ju, Tio Valdir e Eli Penteado
Samba 24: Miguelzinho PQD, Richard Valença, Julio Silva, Pedro Paulo, Rodrigo Souza, Fael Nobre, Regio Jr. e Alberto Valente
Samba 20: Marcelo do Rap, Anderson Viana, Tio Robson Guerreiro, Toninho do Trailler, D Gomes, Christian e Lucio Naval
Samba 13: Diego Nicolau, Gabriel Teixeira, Irlan Rios, Edu Velocci e Ricardo Mendonça

- Temos algumas opções muito boas dentro daquilo que pedimos para o enredo. Os sambas foram bem esclarecedores quanto ao que levaremos para a Avenida e, quando juntarmos com a parte visual da escola, dará um casamento muito bacana. A Mocidade terá um carnaval limpo em 2016, com uma leitura bem fácil, ousada e atraente – afirmou o carnavalesco Alexandre Louzada.

Louzada, em conjunto com Édson Pereira, desenvolverá o tema ‘’ O Brasil de La Mancha: sou Miguel, Padre Miguel. Sou Cervantes, sou Quixote cavaleiro, Pixote brasileiro’’ no próximo desfile da Estrela Guia da Zona Oeste.

A proposta da verde e branca é limpar as manchas e mazelas sociais que assolaram e continuam atrapalhando o desenvolvimento do Brasil. Para isso lembra a efeméride de 400 anos de falecimento do escritor Miguel de Cervantes ao trazer para ajudar nessa missão seu personagem mais famoso, Dom Quixote de La Mancha. Juntos, Mocidade e o Cavaleiro enfrentarão os grandes ‘’moinhos de vento’’ do Brasil, usando como arma a nossa literatura, ferramenta primordial para turbinar a educação do país.

A Mocidade buscará o sexto título de sua trajetória sendo a quinta agremiação a desfilar no domingo de folia. A quadra da agremiação fica na Avenida Brasil, 31.156, em Padre Miguel. Após 0h, a entrada custa R$ 10. A grande escolha de samba acontece no dia 17 de outubro.
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL SAMBA É NOSSO, ao tomar conhecimento da “nota oficial” da LIESB, vem, pela presente, em respeito à opinião pública, à mídia especializada, às Ligas coirmãs regularizadas perante o Poder Público, às Escolas de Samba em geral e às comunidades por elas representadas, esclarecer alguns pontos da curiosa manifestação daquela entidade, salientando que essa nota não se trata de resposta direta à aquela Liga, uma vez que só nos sentimos na obrigação de responder a quem está qualificado legalmente para firmar contratos (inclusive para a gestão do Carnaval).

QUAL A ÚNICA LIGA CONSIDERADA APTA PELA RIOTUR, ATÉ O MOMENTO, PARA FIRMAR CONTRATOS COM O PODER PÚBLICO

Conforme já foi informado pela própria RIOTUR, em sua nota oficial, ambas as Ligas apresentaram documentação para provar sua regularidade juntos aos órgãos oficiais, porém, apenas o “SAMBA É NOSSO” foi considerado “apto a firmar contratos” com o Poder Público, estando a outra Liga, até a presente data, com seu pedido ainda “sob análise”, uma vez que não foram entregues todas as certidões exigidas pela própria RIOTUR, o que é apenas mais um exemplo de quem teve mais competência para cuidar, entre outras coisas, de sua própria regularização.

E é por essa razão que nem mesmo podemos nos dirigir a tal entidade como uma Liga concorrente, uma vez que, quem ainda não pode firmar contrato para gerir os desfiles, não é parte legítima para receber respostas e não pode, da mesma forma, concorrer com quem já se encontra apto e legalizado.

AUTORIDADES PRESENTES AOS SORTEIOS DE CADA UMA DAS LIGAS

Como é de conhecimento de todos, realizamos no último dia 15/09/15, um evento – com a presença de mais de 800 (oitocentas) pessoas - amplamente divulgado pela Imprensa e pelas redes sociais, na Quadra do G.R.E.S. UNIÃO DE JACAREPAGUÁ, para o sorteio da ordem de desfile das Escolas de Samba que desfilam na Passarela Popular da Intendente Magalhães (Grupos B, C, D e E), onde todas as agremiações foram convidadas a comparecer, sem exceções.

Na oportunidade, além de representantes dessas agremiações (oito por Escola), contamos com a presença maciça de órgãos da mídia e de autoridades do Carnaval Carioca e do Município, como o Dr. Erick Straher, Diretor Social da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), Luciano Vargens, representante da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), do Sr. Alex Cordeiro (Assessor do Prefeito Eduardo Paes), do Sr. Izaltino Gonçalves Medeiros (Presidente da Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro), José Carlos Machine (Síndico do Sambódromo), o Sr. Flavio Callandi, Subsecretário de Esporte e Lazer e a Sra, Adriana Bernardes, Coordenadora da Vila Olímpica do Encantado.

Curiosamente, a supracitada LIESB, que tenta se qualificar como a legítima representante das Escolas de Samba que desfilam nos Grupos B, C, D e E não contou com a presença de qualquer autoridade carnavalesca ou da Municipalidade em seus eventos, até porque tais personalidades não se exporiam ao prestigiar um sorteio de ordem de desfiles promovido por quem, nem ao menos, está “apto” para firmar contratos ou qualificado legalmente para organizar desfiles, por não ter comprovado sua regularidade perante todos os órgãos competentes.

QUAIS FORAM OS CRITÉRIOS ADOTADOS EM NOSSO SORTEIO?

Da mesma forma que a própria Liga “não apta”, o SAMBA É NOSSO utilizou como critério para a definição da ordem de apresentação das Escolas, o sorteio através de bolas numeradas colocadas em uma “gaiola”, chamando os próprios representantes das agremiações para que estes girassem a mesma e pegassem aleatoriamente aquela que se projetasse para fora do local onde estavam, ficando pactuado entre os representantes das agremiações (que constituíram a maioria esmagadora no total das agremiações que desfilam na Intendente Magalhães) que (a) os presentes teriam prioridade sobre os ausentes, na escolha de suas colocações (assim como ocorreu na Liga “não apta”) e que, (b) após o sorteio teriam direito a fazer trocas entre si, de forma consensual, caso lhes interessasse e, havendo comunhão de interesses em mais de uma colocação vaga, a escolha recairia sobre aquele que ganhasse uma singela disputa do tradicional par ou ímpar, o que foi aceito por todos, sem contestação, o que está registrado em imagens de vídeo e, qualquer reclamação da Liga “não apta” acerca de tal solução - que se tornou contrato entre as partes envolvidas (e presentes) - não será sequer considerada e comentada aqui. Não perdemos tempo com atitudes debochadas e típicas de quem não apresenta argumentos sérios e convincentes.

AFINAL, QUEM DETÉM A MAIORIA DAS ESCOLAS?

Na “nota oficial” expedida pela Liga “não apta”, bem como em outras que a mesma emitiu e que não mereceram nossa atenção, mas que, agora, em respeito ao público, comentamos, seus representantes falam reiteradamente em democraciae na vontade da maioria e, sob esse aspecto, é bom que se deixe claro que, quando a RIOTUR afirma que as Escolas é que definirão a Liga que as representará não se refere a cada Grupo/Série, mas, sim, ao Carnaval da Intendente Magalhães como um todo, aí consideradas todas as suas Séries/Grupos de forma única e conjunta.

Usar – como vem sendo usado - o exemplo da gerência bilateral da LIESA / LIERJ na Sapucaí, para propor uma gestão conjunta é desprezar a inteligência alheia, uma vez que, naquela administração bilateral, há perfeita harmonia entre as entidades, o que, no caso da Passarela Popular da Intendente Magalhães não é possível, pela total falta de identificação entre as entidades, até mesmo, por uma questão de princípios e de práticas.

Aceitar duas Ligas conflitantes gerenciando os desfiles de dias diferentes seria expor o espetáculo a riscos inimagináveis, prejudicando a logística operacional em benefício de uma acomodação política desnecessária e repugnante, razão pela qual, vale repetir, a maioria a ser considerada não é uma maioria pontual, analisada grupo a grupo, mas contabilizada pelo somatório das Escolas de Samba das Séries B, C, D e E e, nesse conjunto, TEMOS UMA CONFORTÁVEL E INCONTESTÁVEL MAIORIA e, isso fica mais que evidenciado, nas próprias palavras daquela Liga, que só se referem à maioria em uma das Séries (Série B), em suas “notas oficiais”, bem como na demonstração dada em nosso Sorteio realizado, vale repetir, no dia 15/09/15.

Isto sim é agir democraticamente e quem teme essa mesma Democracia é quem, desde o início, só pensou em administrar o grupo de elite da Intendente Magalhães, ou melhor, em gerir o grupo detentor do maior volume de repasse das verbas públicas, reservando total desprezo às agremiações dos outros grupos e, a maior prova disso, é que usou essa mesma Série B na própria composição do nome de sua Liga (Liga Independente das Escolas de Samba da SÉRIE B).

A tentativa de distorcer os fatos é tão clara como a constatação de que a verdade não é o melhor caminho, mas o único caminho que conhecemos.

POR QUE NÃO RESPONDEMOS AS “CARTAS” ENVIADAS PELA LIGA “NÃO APTA”

Além das razões óbvias e já citadas, consistentes no fato de que não dialogamos com entidades “não aptas a assinar contrato”, esclarecemos que não respondemos à algumas “cartas” enviadas pela Liga “não apta”, como a mesma afirma em sua“nota oficial”, pela simples razão de que a mesma era assinada pelo Sr. Heitor Fernandes da Silva Neto que se qualificou naquela missiva (assim como já vinha fazendo desde o “sorteio” que a entidade promoveu para o Grupo B), como Presidente Administrativo da LIESB.

Ocorre que, após obtermos, pelos meios legais, uma certidão de inteiro teor que nos foi entregue pelo RCPJ (Registro Civil de Pessoas Jurídicas), constatamos que o referido senhor, embora, vale repetir, se apresentasse como Presidente Administrativo daquela Liga era apenas o Presidente do Conselho Fiscal, sem qualquer atribuição executiva e, caso déssemos alguma resposta àquela correspondência, estaríamos concordando com a prática de um ato ilegal cometido por alguém que não tinha competência para tal e não dialogamos à margem da lei.

Caso discorde de nossa informação, desafiamos, nesse momento, o Sr. Heitor Fernandes, a provar, a partir de que dia o mesmo regularizou-se, no órgão competente (RCPJ), como Presidente Administrativo da LIESB e porque razão o mesmo se apresentava à toda a Imprensa e ao público em geral como ocupante de um cargo para o qual não estava devidamente e legalmente empossado e se o mesmo, no dia do sorteio que realizou para o Grupo B - e em todas as vezes que concedeu entrevistas como sendo o Presidente Administrativo daquela entidade - realmente estava investido daquele cargo.

Entendemos que o próprio Ministério Público deveria voltar seus olhos para a conduta de alguém que se apresentou a todo o público como ocupante de um cargo de direção em uma associação, sem estar legalmente investido desse mesmo cargo, para apurar, inclusive, a prática de possível ilícito penal.

Não mais permitiremos que o Carnaval do Povão continue a ser administrado de forma amadora e irresponsável, por pessoas que se utilizam de qualquer expediente, como esses, para enganar o mundo do samba e alcançar o Poder a qualquer custo.

Como se não bastasse, aquele que se apresenta como o Presidente de uma associação de escolas de samba é o mesmo que, no Carnaval/2015, presidiu o histórico G.R.E.S. EM CIMA DA HORA, levando-o ao desfile mais vergonhoso de sua história, uma vez que grande parte de seus componentes desfilou sem fantasias nos quatro setores, não cumprindo, sequer, uma das mais primárias obrigatoriedades, uma vez que perdeu pontos, inclusive, por falta de Baianas (apresentou apenas 25 para um mínimo de 35).

É mesmo esse péssimo administrador que, hoje, vem a público falar em ética e respeito às leis e ao mundo do samba?

É mesmo esse péssimo administrador que não conseguiu administrar sua própria Escola e, agora, tenta disputar a gestão dos desfiles de dezenas de Escolas - que desfilam na Intendente Magalhães - com um líder como MARCOS FALCON, Presidente de nossa entidade, além de figura reconhecidamente competente perante a opinião pública e pela mídia em geral por seu trabalho à frente da Portela e pelo apoio logístico e material prestado às Escolas desses Grupos ao longo dos últimos quinze anos?

Definitivamente, o discurso da LIESB não nos parece ser coerente com o passado administrativo de seu maior representante, o que pode ser sintomático e preocupante.

QUANTO ÀS NOVAS ESCOLAS CRIADAS

Causou-nos espécie que a Liga “não apta” que se propala como o bastião da Democracia tenha se insurgido de forma tão violenta contra as novas Escolas de Samba - que representam suas comunidades e um grupo imenso de novos foliões e desfilantes que apenas desejam mostrar seu trabalho e que passaram a integrar o Grupo E.

É essa a Democracia que conhecem? Aquela que pretende segregar as Escolas a um gueto impenetrável? É castrando as manifestações populares de Agremiações emergentes, fechando-lhes as portas que querem se qualificar como democratas, sob a curiosa alegação em sua “nota oficial” de que esse mesmo Grupo E foi “...violentamente prejudicado com a criação de escolas sem qualquer fundamentação estatutária e de regulamento do carnaval...”

O que estaria camuflado nesse estranho temor?

Seja lá o que tenham desejado externar com tal frase de difícil compreensão, é de se inquirir a que estatuto e a que regulamento se refere a Liga “não apta”, uma vez que (a) o Grupo E não desfilou no ano corrente e, portanto, não estava e nem está sujeito a qualquer regulamento para o Carnaval/2016; (b) o Grupo E não é o Grupo de Avaliação como quer fazer crer a Liga “não apta”, mas uma nova série composta por Escolas que não foram promovidas na avaliação – por, em tese, terem direitos adquiridos e outras que aprovamos para o novo grupo, por entendermos que possuem estrutura para montar um bom espetáculo, embora não recebam verba pública (c) não nos recordamos em que momento consultamos ou autorizamos essa associação a emitir opiniões sobre a formação de uma nova Série, inexistente no Carnaval/2015 e criada (ou recriada, como preferirem) por nossa Instituição.

QUAL DAS DUAS LIGAS PRETENDE DESCUMPRIR O REGULAMENTO DO CARNAVAL/2015

Não podemos nos omitir sobre uma nota anterior daquela entidade, onde a mesma se refere a um suposto“...descumprimento do regulamento acordado com a RIOTUR...” por parte do SAMBA É NOSSO, por não considerar o GRES FAVO DE ACARI como integrante da Série B, quando a outra Liga é quem demonstra seu total desconhecimento ou falta de comprometimento com regras e regulamentos ao considerar que a SÉRIE B teria 16 agremiações (a Liga “não apta” considera, de forma injustificável e arbitrária, o G.R.E.S. Favo de Acari como a 16ª agremiação da Série B), uma vez que o Regulamento do Carnaval/2015, aprovado pela RIOTUR e disponibilizado para todos no site da LIERJ estabelece que, para o Carnaval/2016, essa Série contaria com apenas 15 Escolas de Samba que seriam as que, pelo somatório das notas – e a matemática não mente jamais - se classificassem nas quinze primeiras colocações, não se enquadrando, assim, a respeitável agremiação de Acari, entre as habilitadas para disputar o Carnaval/2016, pela Série B, segundo o critério aprovado pelas próprias Escolas que assinaram o regulamento em comento.

Como se vê, a Democracia que conhecemos é diferente da Democracia alardeada pela liga “não apta”, uma vez que, diferentemente daquela entidade, somos defensores intransigentes do cumprimento das Leis e dos regulamentos.

Por fim, considerando que as inverdades veiculadas pela Liga “não apta” não poderiam ficar sem resposta, só nos resta aconselhar aos dirigentes daquela Instituição que, ao invés de buscar seus interesses e objetivos pela via da campanha difamatória infundada, apresentem projetos e ideias para a reformulação do Carnaval da Intendente Magalhães, o que, em nosso entendimento, seria muito mais produtivo do que a velha prática da distorção das palavras e da captação de apoios em troca de falsas promessas e, por isso, propomos, desde já, o desafio de um ou mais DEBATES PÚBLICOS pelos órgãos da mídia do samba, entre os dois Presidentes – das duas Instituições, para que exponham seus projetos, mostrem suas qualidades, seus currículos e provem suas afirmativas como as que alegam “coação” ou “ameaças” a dirigentes de agremiações, sob pena de serem responsabilizados pelas acusações feitas de forma irresponsável.

O desafio está lançado!

Tudo pelo bem das Escolas que fazem o Carnaval do Povão!

Só quem ousa vence!
NOTA OFICIAL LIESB:

Democracia! Liberdade de expressão! Desde o início deste impasse a LIESB procurou os representantes da coirmã buscando um acordo FRATERNO, quando esgotada essa possibilidade a LIESB, INICIALMENTE, com a ampla maioria de 12 escolas da Série B optou por sua liberdade de organização.
Com sua força democrática, institucional e crescente a LIESB viu que várias agremiações de grupos subsequentes pleiteavam filiação.
Em momento algum a LIESB usou de truculência e ameaças, não usando qualquer subterfúgio contra pequenas escolas, tais como cercear idas ao barracão e inventando impossibilidade de desfilar.
Sempre de forma institucional a LIESB comunicou a coirmã que seguirá seu caminho legítimo de auto-organização, lamentavelmente tal postura não foi seguida pela coirmã que insiste em uma disputa pessoal e sem objetivo de vem comum. Chegamos a enviar documento através de cartas AR, com a assinatura de vários Presidentes para que o Presidente da Associação Cultural O Samba é Nosso que se abstenha de tecer qualquer declaração sobre a LIESB e as agremiações da Série B, sendo que o mesmo não RESPEITOU a vontade da maioria e preferiu não usar os princípios democráticos, passando um constrangimento no sorteio das agremiações da Série B. Em relação a Série B, já ficou bem claro qual instituição terá o direito de representa-los perante aos órgãos públicos.
Farta documentações de filiações das escolas da Série B foi disponibilizada a direção da entidade coirmã requerendo formalmente que se absteve se de citar as escolas, mas novamente o espírito antidemocrático se fez presente e não fomos respeitados.
Com relação aos demais grupos, mesmo com a crescente número de filiações, novamente demonstrando espírito democrático, não impedimos ou solicitamos que não se fizessem presente no sorteio da outra entidade, o que também não significa que não as representamos, apenas tratamos o assunto com o respeito que não somente as escolas como as comunidades merecem.
Esse respeito vem do receio das escolas principalmente de terem seu carnaval inviabilizado após a série de ameaças e coações sofridas.
Foi com espanto, mas acima de tudo indignação que nós escolas de sambas filiadas a LIESB assistimos a um sorteio direcionado pela outra instituição sobre o pretexto de organização do carnaval 2016.
Igualmente foi visto como ato arbitrário, revanchista e indigno não somente o sorteio em nosso nome como a série de absurdos cometidos no citado sorteio.
Do rebaixamento da coirmã, Favo de Acari, para a Série C, quando é de conhecimento público que o erro que ocasionou a queda foi de inteira responsabilidade dos organizadores do carnaval e que por isso foi feito um acordo com todos para que a comunidade do G.R.E.S. Favo de Acari não fosse prejudicada, a um sorteio no qual as posições eram escolhidas de acordo com a “conveniência´ dos mandatários , assim foi com a Unidos da Ponte sorteada como 5 colocada e jogada para último pois a Arranco queria esta posição, sem exceção todas as escolas filiadas a LIESB foram de forma proposital prejudicadas, chegando ao cúmulo de ´esquecerem” de sortear a Tupy de Brás de Pina na Série, sendo colocada como última escola após o sorteio, sendo que esse assunto será decidido no judiciário num processo em andamento .
A Série E que foi violentamente prejudicado com a “criação” de escolas sem qualquer fundamentação estatutária e de regulamento do carnaval, lembrando que esse assunto já encontra se na esfera judicial, valendo tudo até criação de escola para bloqueio de um famoso site, coincidentemente defensor da liga organizadora deste triste espetáculo que contou até com par ou ímpar para disputa de vagas e o inacreditável zerinho ou um, circo armado e transmitido ao vivo! Vale ressaltar que 5 (G.R.E.S. Tupy de Braz de Pina, G.R.E.S. Delírio da Zona Oeste, G.R.E.S. Boi da Ilha do Governador, G.R.E.S. Chora na Rampa e G.R.E.S. Acadêmicos de Madureira) agremiações das 8 aptas a desfilarem na Série E estão filiadas a LIESB, as mesmas estiveram ausentes no sorteio da outra instituição, com exceção do G.R.E.S. Delírio da Zona Oeste que foi representada pela Vice-Presidente.
Igualmente lamentável é a postura parcial de pequena parte da mídia especializada, neste ponto vale citar um dos maiores democratas deste país o saudoso Lysaneas Maciel: “Não é difícil perceber as intenções obscuras atrás de cada investida repressora. E sabemos que no final podem cassar, torturar e até matar, mas não podem afastar dois elementos inarredáveis da história de qualquer povo: O tempo e a história! ”

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Um dos maiores nomes da história da Estácio de Sá será lembrado nesta sexta-feira, 18 de setembro, pelos componentes da vermelho e branco. Fundador da Deixa Falar - uma das agremiações que deram origem ao Berço do Samba – Ismael Silva, se estivesse vivo, estaria completando 110 anos esta semana. Para celebrar a data, a primeira escola de samba do Brasil está preparando uma agenda repleta de atividades que começarão na tarde de sexta-feira e culminarão com mais uma etapa das eliminatórias de samba-enredo da agremiação.

Preparada pelo cheff Marinho, uma saborosa tripa lombeira será servida a partir das 13h na quadra da vermelho e branco. A partir das 16h, o samba começa na quadra com o “Pagode do Ismael”. Cantando clássicos do mundo do samba e composições do baluarte, Marcio Alexandre ditará o ritmo do pagode. Às 18h, um cortejo até o busto de Ismael Silva, que fica na praça que leva seu nome, terá a presença das baianas da Estácio para a lavagem da estátua do compositor. Uma benção está programada para selar a homenagem.

Para quem quiser conhecer um pouco mais da história de Ismael, o Departamento Cultural inseriu na programação, a apresentação do vídeo “Deixa Falar...100 anos de Ismael”, produzido e dirigido pelo pesquisador Carlos Nogueira, autor de várias publicações , entre elas, “Samba , cuíca e São Carlos”.

A roda de samba seguirá até as 23h, quando a bateria Medalha de Ouro entrará em cena para ditar o ritmo da disputa de sambas. A apresentação dos principais segmentos da Estácio de Sá está garantida , dando um show de alegria ao dia festivo. A entrada para as eliminatórias custa R$ 20 e a classificação é de 18 anos. Já para o evento em homenagem a Ismael Silva, a entrada é gratuita.

Localizada na Cidade Nova, a quadra da Estácio de Sá fica próxima a três estações de metrô (Cidade Nova, Praça XI e Estácio), além de ser ponto de passagem para diferentes linhas de ônibus que fazem o trajeto Zona Norte – Centro – Zona Sul. A entrada custa R$ 30 e a classificação etária é 18 anos. O endereço da primeira escola de samba do Brasil é Rua Salvador de Sá, 206 – 208. A grande festa que elegerá o hino oficial de 2016 acontecerá no dia 9 de outubro.

Serviço: Eliminatórias de Samba na Estácio de Sá

Data: todas as sextas

Horário: a partir das 22h

Valor : R$ 20

Local: Quadra da Estácio de Sá (Rua Salvador de Sá, 206 – 208)

Programação 110 anos de Ismael Silva

Data: 18 de setembro

13h – almoço gratuito

16h – roda de samba

18h – cortejo , lavagem do busto e missa

19h – mostra do vídeo

20 às 22h - pagode

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Já sabe o que fazer no próximo sábado 19 de setembro? Se a resposta for NÃO o Acadêmicos da Rocinha tem a melhor opção da noite: Roda de Samba Das Pretas, que nesta edição terá show de abertura do grupo Ta DE +, nos intervalos os Dj´s Lan Turturro e Adriano, além do convidado especial Marquinhos Sensação.

Os ingressos estão sendo vendidos na quadra da agremiação:
Primeiro Lote: R$30,00
Segundo Lote: R$40,00
Camarotes: R$600,00 - com direito a cinco copos exclusivos do evento e cinco cortesias -
Frisas: R$300,00 - com direito a cinco copos exclusivos do evento e cinco cortesias -

A classificação etária é de 18 anos. A quadra do Acadêmicos da Rocinha fica na Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado – RJ. Maiores informações e ingressos pelo telefone: 21 99380 0967.

Serviço:
•Roda de Samba das Pretas
•Data: 19 de setembro
•Endereço: Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado – Rj
•Horário: a partir das 22h
•Classificação: 18 anos
Foto : Eduardo Hollanda 
Novamente com entrada franca, a azul e branca da Baixada Fluminense realiza mais uma eliminatória de samba-enredo rumo ao Carnaval 2016 nesta quinta, dia 17 de setembro. A disputa está tão acirrada que na última semana nenhum dos seis sambas foi eliminado. Eles retornam ao palco a partir das 21h30 buscando permanecer na competição.

Como de praxe na disputa da Beija-Flor, a ordem de apresentação dos concorrentes e o número de passadas serão definidos momentos antes do início da fase. Os segmentos da atual campeã fazem a festa ao som dos grandes sambas da agremiação e preparam o terreno para as parcerias. Como vem ocorrendo nas últimas semanas e acontecerá também no desfile, todos os componentes cantarão o hino nacional na abertura da noite.

Confira os sambas que permanecem na disputa da Beija-Flor:

Samba 04 - Marcelo Valência, Jr. Beija-Flor, Thiago Alves, Daniel Guerreiro, Wiliam Fechecler e Junior Trindade

Samba 07 - Serginho Aguiar, Dr. Rogério, Diego Nascimento, Carlinhos Ousadia, Ronaldo Nunes e Nino Smith

Samba 10 - Arnaldo Matheus, Almir Sereno, J. Santos, Miguel da Velha Guarda e Moises Inspiração

Samba 13 - Marquinho Beija-Flor, J. Veloso, Gilberto Oliveira, Dilson Marimba, Jorge Babu e Sandro Chalub

Samba 39 - Marcelo Guimarães, Sidney de Pilares, Manolo, Jorginho Moreira, Kirraizinho e Diogo Rosa

Samba 51 - Picolé da Beija-Flor, Glyvaldo, Mourão, Alberto Valete, Veni Vieira e Evandro Castelo

A quadra da Beija-Flor fica na rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, em Nilópolis. A Beija-Flor será a terceira escola a desfilar no domingo de folia pelo Grupo Especial. O enredo da azul e branca presta homenagem ao Marquês de Sapucaí e será desenvolvido pela comissão de carnaval chefiada por Laíla e composta Fransérgio, Victor Santos, Ubiratan Silva, André Cezari, Bianca Behrends e Cláudio Russo.

SERVIÇO

Disputa de samba-enredo da Beija-Flor

Quinta-Feira, dia 17 de setembro - 21h30

Quadra da escola - Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025 - Centro de Nilópolis.

Atrações: Apresentação dos segmentos e dos sambas concorrentes

Entrada: Franca

Classificação: Livre

Telefone: 2791-2866
fotos: Eduardo Hollanda
Com o samba escolhido para o Carnaval 2016, a Caprichosos inicia na noite desta quinta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 21h, seus ensaios técnicos de quadra. O treino é dedicado ao entrosamento entre o carro de som e bateria, além do completo aprendizado do samba pela comunidade de Pilares.

Participam todos os segmentos da azul e branca. Vale lembrar que as inscrições para as alas de comunidade da Caprichosos estão abertas. Para se cadastrar, basta comparecer na própria quinta-feira na quadra munido(a) de cópia do RG, comprovante e residência e uma foto 3x4. O desfilante paga uma taxa no valor de R$ 60 e passa a integrar uma ala da escola.

A quadra da Caprichosos fica na rua Faleiro, número 1, em Pilares.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Foto: JRicardo/Divulgação  ***  
Com sete sambas ainda na disputa, a Portela faz nova eliminatória do concurso de samba-enredo a partir de 22h da próxima sexta-feira, 18, A quadra da escola fica na Rua Clara Nunes, 81, em Madureira. A entrada custa R$ 15 e a mesa, R$ 50. A abertura da noite é com show de cantores, passistas, ritmistas, baianas e casais de mestre-sala e porta-bandeira. Informações: (21) 3256-9411.

A Portela será a quarta escola a desfilar no Sambódromo na Segunda-Feira de Carnaval, com o enredo “No voo da águia, uma viagem sem fim...”, do carnavalesco Paulo Barros.

As parcerias que ainda estão no concurso, que tem a final marcada para 16 de outubro, são:

- Neyzinho do Cavaco, Flávio Viana, Charles Braga, Tadeuzinho e Girão;

- Samir Trindade, Wanderley Monteiro, Elson Ramires, Lapita 77, Dimenor e Edimar Jr.;

- Gustavo Henrique, Bruno Lima, Thiago na Fé, Thiago Gotelip, Junior Falcão, Rafa Cavaliere, Nêgo Branco e Jorge Miguel;

- Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Gustavo Albuquerque, Elias Camilo, Jorge Jr. e Alexandre Fernandes;

- Jorge do Batuke, Gaúcho, Pirique, Rogério Lobo, Claudinho Oliveira, Zequinha Costa, Marcelo Queiroz e Madalena Araguaci;

- J. Sales, Bada, Jorge Nascimento, Max, Gabrielzinho de Irajá e Almir;

- Noca da Portela, Celson Lopes, Charlles André, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante e André do Posto 7.

Eliminatória do Concurso de samba-enredo Carnaval 2016

Enredo: “No voo da águia, uma viagem sem fim...”, do carnavalesco Paulo Barros.

Data: 18/09

Horário: A partir de 22h

Local: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes, 81, Madureira

Entrada: R$ 15

Mesa: R$ 50

Informações: (21) 3256-9411
Foto: Ana Vitória 
O presidente da Unidos do Porto da Pedra, Fabio Montibelo visitou neste sábado,12, a escola de samba União da Ilha do Governador. Acompanhado do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Fernando Salema e da primeira dama da escola, Maria Laura Luzes, foram recepcionados pelo presidente da Ilha, Ney Filardi e puderam conferir mais uma eliminatória de samba-enredo da insulana. Dirigentes da vermelha e branca de São Gonçalo também participaram da visita.

Na ocasião, o presidente Fabio e a primeira dama encontraram as Misses São Gonçalo e Niterói, e as convidaram para conhecerem a quadra da Unidos do Porto da Pedra.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015


No dia 13 de setembro (neste domingo), acontece a próxima edição da Feijoada da Beija-Flor na quadra da Beija-Flor, em Nilópolis.
A atração principal é o grupo Bom Gosto e como convidado é o grupo Revelação.
A bateria da Beija- Flor também se apresentará.
Abertura dos portões às 14h.

Serviço:
Feijoada da Beija-Flor
Endereço: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, n: 1025
Nilópolis
Horário: à partir das 14 h
Prato de Feijoada: R$ 20 (vinte reais)
Mesa para 4 pessoas:R$ 30 (trinta reais)
Pista: R$ 20 (vinte reais) antecipado

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tuiuti inicia os ensaios na quadra na próxima segunda-feira

O Paraíso do Tuiuti inicia os ensaios técnicos na quadra na próxima segunda-feira, dia 14 de setembro, das 20h às 22h, com todos os segmentos, componentes e comunidade. A escola do bairro de São Cristóvão levará para a Sapucaí no carnaval de 2016 o enredo: “A Farra do Boi”, de autoria do carnavalesco Jack Vasconcelos. O enredo conta uma história do Brasil pitoresco, uma passagem da história no interior do Ceará, com uma sátira ao fanatismo religioso.

Inscrições para alas de comunidade

A direção de harmonia do Paraíso do Tuiuti está recebendo inscrições para alas de comunidade, os interessados deverão comparecer na quadra da agremiação às segundas-feiras, a partir das 19:30h. O componente deverá preencher a ficha de cadastro, entregar uma foto 3x4 e pagar a taxa no valor de R$ 20,00, que dará direito a carteirinha da escola e uma camisa do enredo. As vagas são limitadas.

O Paraíso do Tuiuti será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval, 6 de fevereiro no Sambódromo, com o enredo: "A Farra do Boi…", de autoria do carnavalesco Jack Vasconcelos.
Boêmios de Inhaúma é a agremiação convidada

O próximo domingo, 13, será de festa na quadra da Lins Imperial. A Verde e Rosa do Lins terá programação especial em comemoração à sua padroeira Nossa Senhora da Guia. A programação começa às 09h quando será servido um café da manhã. Às 10h os fiéis seguem em procissão pelas ruas do Lins e Méier.

Às 16h, na quadra, a agremiação promove mais um ensaio rumo ao Carnaval 2016 com show dos segmentos. Para finalizar a noite, a Lins Imperial recebe como convidada a co-irmã Boêmios de Inhaúma.

Toda a programação terá entrada grátis. A quadra da escola fica na rua Lins de Vasconcelos, 623.

No próximo Carnaval, a Lins Imperial reeditará o enredo “Tudo Isso é Brasil”, originalmente apresentado no Carnaval de 1997. O tema será desenvolvido pelos carnavalescos Luiz Di Paulanis e Flávio Mello, que também assina a direção de carnaval.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A Associação Cultural Samba é Nosso definiu em plenária realizada nesta última segunda-feira (31/08) a data do sorteio da ordem de desfile das escolas de samba que compõem os grupos B, C, D e E do carnaval da Estrada Intendente Magalhães, zona norte do Rio.

O sorteio será realizado na quadra da União de Jacarepaguá, no dia 15 de setembro, às 19 horas, em evento restrito a convidados e escolas.

Vale lembrar que a Associação Cultural Samba é Nosso está totalmente regular perante os órgãos públicos e é, até o momento, a única entidade declarada pela Riotur em documento oficial como “apta a firmar contrato” para a administração e organização do Carnaval 2016 das agremiações participantes dos grupos B, C, D e E.
Sempre em busca de novidades para embasar a escolha do samba-enredo da Beija-Flor, o diretor de carnaval da agremiação, Laíla, vem implementando um novo momento a cada fase da disputa na escola. Ao final das apresentações, todos os concorrentes voltam ao palco num verdadeiro ‘’pout-pourri’’ de sambas-enredo. Cada obra sobe com apenas dois cantores e os sambas são executados em sequência, sem direito aos famosos testes de microfone.

- É um momento maravilhoso que vem ocorrendo a cada semana. Já vinha pensando nisso há algum tempo. É muito cantor e muita gente no palco. Tem parceria botando 15 pessoas no palco. Isso pode até impressionar quem não entende, mas a mim não. Percebo falhas graves de afinação e de harmonia nas apresentações, o que prejudica o julgamento do samba. Reúno todas as parcerias e todas as torcidas – explica Laíla.

Na última quinta-feira, o samba de número 88 (Billy Conty, Adilson Brandão, Zé Carlos, Rodrigo Ponte, Vargas e Manelão) foi eliminado da disputa. Seis sambas permanecem na competição, que tem continuidade neste dia 10 de setembro, a partir das 21h30, mais uma vez com entrada gratuita.

Confira os sambas que permanecem na disputa da Beija-Flor:

Samba 04 - Marcelo Valência, Jr. Beija-Flor, Thiago Alves, Daniel Guerreiro, Wiliam Fechecler e Junior Trindade

Samba 07 - Serginho Aguiar, Dr. Rogério, Diego Nascimento, Carlinhos Ousadia, Ronaldo Nunes e Nino Smith

Samba 10 - Arnaldo Matheus, Almir Sereno, J. Santos, Miguel da Velha Guarda e Moises Inspiração

Samba 13 - Marquinho Beija-Flor, J. Veloso, Gilberto Oliveira, Dilson Marimba, Jorge Babu e Sandro Chalub

Samba 39 - Marcelo Guimarães, Sidney de Pilares, Manolo, Jorginho Moreira, Kirraizinho e Diogo Rosa

Samba 51 - Picolé da Beija-Flor, Glyvaldo, Mourão, Alberto Valete, Veni Vieira e Evandro Castelo






A quadra da Beija-Flor fica na rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, em Nilópolis. A Beija-Flor será a terceira escola a desfilar no domingo de folia pelo Grupo Especial. O enredo da azul e branca presta homenagem ao Marquês de Sapucaí e será desenvolvido pela comissão de carnaval chefiada por Laíla e composta Fransérgio, Victor Santos, Ubiratan Silva, André Cezari, Bianca Behrends e Cláudio Russo.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Após vários anos ajudando a ala das baianas do Arranco, dona Regina, que é integrante de diversas coirmãs do grupo especial, agora estará ao lado da Tia Nilcéia e André Magliari, no comando da ala.

“Regina já desfila na escola há muitos anos e já vinha colaborando conosco. Agora integra a direção da ala e com certeza fará um belo trabalho ao lado da Tia Nilcéia e do André Magliari.” Disse a presidente Tatiana Santos.

A escola do bairro do Engenho de Dentro levará para avenida o enredo: “PELO ENGENHO DE DENTRO, DE AMORES EU ME ARRANCO !”, do carnavalesco Julio Cesar Farias.

A quadra do Arranco está localizada na Rua Adolfo Bergamini, 196 – Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.
A escola de samba Acadêmicos do Tatuapé já iniciou os ensaios de quadra rumo ao carnaval de 2016. A agremiação da Zona Leste já tem o samba e o enredo definido (“É ela! A deusa da passarela! "Olha a Beija-Flor aí gente!”). Enredo este que será o quinto trabalho desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Xuxa para a escola.
Os ensaios acontecem todas as quintas e sábados a partir das 21h na quadra da escola que se localiza na rua Melo Peixoto 1513 – Tatuapé, Entrada: R$ 5,00, Associado entrada franca.
Sob a administração de Magda Dionísio e Cláudio Dominicina, a A.C.E. Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio recebe, neste sábado, dia 12 de setembro, pelo terceiro ano consecutivo o “Projeto Cisne do Amanhã”, escola de formação de mestre sala e porta bandeira de São Paulo, coordenado por José Luís Castro e Juliana Souza.

Visando mais uma vez a troca de experiências, com objetivo de preservar a cultura e as tradições do samba e da dança, aproximando e enaltecendo a história, seus personagens marcantes e a memória do sambista carioca e paulistano. E acima de tudo, visando o aprimoramento do bailado do casal, ao conduzir o símbolo mais importe de uma escola – o Pavilhão.

Na ocasião será prestada uma pequena homenagem ao gigantismo do consagrado Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira do Estado do Rio de Janeiro, MARIA HELENA E CHIQUINHO, Mãe e filho, que por muitos anos defenderam o Pavilhão da Verde e Branco de Ramos, o eterno casal da Imperatriz Leopoldinense.

Serviço:
Dia: 12/09/2015
Local: Setor 07 do Sambódromo
Após escolher o samba que será cantado por seus componentes, o Império Serrano dá continuidade aos preparativos para o seu desfile e apresenta na próxima sexta-feira, 11 de setembro, a partir das 21h, em sua quadra, os protótipos das fantasias que irão passar pela Marquês de Sapucaí no Carnaval 2016.

Com o enredo “Silas canta Serrinha”, do carnavalesco Severo Luzardo, o Glorioso pretende exaltar a história da Serrinha, através do olhar e da musicalidade de um de seus grandes ícones, Silas de Oliveira. Essa é também uma forma de homenagear mestre Silas, que em 2016 comemoraria seu centenário.

A abertura da noite fica por conta do Grupo Senzala. Entrada R$ 10, também para sócios. Mesas com quatro lugares custam R$ 20, e estão à venda na secretaria da escola.

Festa Protótipos Império Serrano
Data: 11 de setembro
Horário: A partir das 21h
Local: Quadra – Av. Ministro Edgard Romero 114 – Madureira
Entrada R$ 10
Classificação 14 anos acompanhados de pais e/ou responsáveis.
Informações: (21) 3124-3745
Os últimos meses tem sido de plena felicidade para a escola da zona portuária. Depois de receber a notícia que estará com uma nova quadra em 2016, a agremiação seguindo seu cronograma de eventos receberá no próximo sábado (12), a Majestade do Samba - PORTELA.

O clima de união é visto em todos os momentos em que os segmentos e a diretoria estão reunidos,e pode ser conferido no último domingo, quando a escola participou da reinauguração da Praça Mauá e deixou sua marca registrada em mais um um momento histórico da cidade.

Com um evento que promete ser bastante badalado, haverá ainda a final do concurso de musa das passistas e um ato simbólico de concessão da nova quadra de ensaios, realizado pelo Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que tambem estará presente.

“Estamos muito felizes com tudo que tem acontecido e isso nos dá a certeza, cada vez mais, que nosso esforço não tem sido em vão. Vamos com tudo rumo a 2016. ” Disse o presidente David dos Santos.

Serviço:

FEIJOADA DA VIZINHA FALADEIRA

ESCOLA CONVIDADA: GRES PORTELA

DATA: 12 DE SETEMBRO

HORÁRIO: 13h

VALOR: 25,00 CAMISA + FEIJOADA

FEIJOADA SERVIDA ATÉ ÀS 17H

local: Rua da Gamboa 345 - Gamboa - Ao lado da Cidade do Samba, em frente ao barracão da Grande Rio

sábado, 5 de setembro de 2015

A bateria do Acadêmicos do Engenho da Rainha realiza, nesta segunda-feira, dia 7 de setembro, às 15h (horário de Brasília), a Festa Academia do Ritmo, evento que leva o nome da equipe comandada por mestre Jorge e responsável por 30 pontos no último desfile da agremiação. A celebração acontece na quadra da escola, e ainda tem a Estácio de Sá como convidada especial da noite.

Ainda no evento, Nayra Lopes e Jenifer Taissa serão coroadas como princesas de bateria, que tem como rainha Carol Lima. O grupo Barraco de Pau abre a festa com uma roda de samba, e a entrada é franca. "Estamos ansiosos por esta festa. O mestre Jorge e toda a Academia do Ritmo merecem essa comemoração. Convoco todos os sambistas para comparecerem e, desde já, agradeço a Estácio de Sá por ter aceitado o convite. Vamos fazer uma grande festa no feriado", garante o diretor de carnaval, Vinicius Rangel.

Para o próximo ano, a escola levará à Intendente Magalhães o enredo "Salve, Rainha", que abordará as manifestações religiosas e profanas em torno das festas consagradas às Nossas Senhoras da Glória do Outeiro, da Conceição, do Rosário e da Penha, partindo da popular oração à Nossa Senhora. Em alusão ao nome do bairro, que é sede da primeira Academia de Samba do Rio de Janeiro, a escola também exaltará suas origens e sua contribuição à cultura carioca. A entrega das obras concorrentes será realizada no dia 10 deste mês, na quadra da escola. 

Sobre o Acadêmicos do Engenho da Rainha

Tradicional representante da Zona Norte no carnaval do Rio de Janeiro, o Acadêmicos do Engenho da Rainha é a primeira Academia de Samba do Rio de Janeiro, fundada em 1° de julho de 1949. Atualmente, aos 65 anos, a agremiação está no Grupo B do carnaval carioca. A escola é conhecida por sua ala de compositores de excelência, premiada com três Estandartes de Ouro (1985 - 1986 - 1990) de melhor samba-enredo do Grupo de Acesso. Junior Bad Boy é o atual presidente da escola, que terá como enredo "Salve, Rainha" para 2016.

Festa Academia do Ritmo - Serviço

Data e hora: dia 7 de setembro, às 15h (horário de Brasília)
Endereço: Rua Mário Ferreira, 257 - Engenho da Rainha
Entrada franca

Atrações:
Roda de samba do grupo Barraco de Pau
Coroação das princesas da bateria Academia do Ritmo
Apresentação da Estácio de Sá
Apresentação dos segmentos do Acadêmicos do Engenho da Rainha

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O dançarino, coreógrafo e professor Patrick Carvalho é o novo coreógrafo da Unidos do Porto da Pedra. Patrick acertou detalhes de sua contratação, durante um encontro no atelier de Fernando Magalhães, com o presidente Fabio Montibelo e o diretor de carnaval, Paulo Brandão. A apresentação oficial do coreógrafo acontecerá nesta quarta feira, 2, durante o ensaio geral, na quadra da agremiação, a partir das 20 horas.

Com passagens vitoriosas pela Inocentes de Belford Roxo, Alegria da Zona Sul e Beija Flor de Nilópolis, Patrick também guarda em seu currículo os Prêmios Sambanet e Plumas e Paetês. Em 2016, o coreógrafo dividirá seu tempo entre a Unidos do Porto da Pedra e a União da Ilha do Governador.

“Estou feliz com esse trabalho na Porto da Pedra. A gente já estava nessa conversa fazia um tempo. Estava esperando o aval do presidente da União Ilha, Ney Filardi. É um trabalho em conjunto, ele tinha que liberar esse meu passe pra eu fazer esse tralho na Porto da Pedra, e ele liberou com o maior prazer. Então eu queria dizer que estou muito feliz em fazer parte da família Porto da Pedra, essa família de São Gonçalo. Vamos trabalhar agora! Vamos para as pesquisas! Vamos para o trabalho! E que venham muitas coisas boas! Os pássaros ousados voam alto e eu já estou preparando as minhas asas aqui, pra voar com a porto da pedra.”, disse Patrick.

Feliz com a nova contratação, o diretor de carnaval Paulo Brandão fez questão de ressaltar o profissionalismo de Patrick:

“É uma honra contar com um grande profissional como o Patrick Carvalho em nosso time. Pois se trata de um grande profissional com talento já reconhecido no carnaval. Extremamente dedicado, vem colhendo os frutos dos grandes trabalhos que apresentou. Insisti muito para que ele viesse e, graças ao apoio do presidente Fabio Montibelo, conseguimos chegar em um consenso com ele e com a União da Ilha. Agora é hora de suarmos a camisa.”, ressaltou o diretor de carnaval.

Serviço:

Ensaio na quadra da Unidos do Porto da Pedra

Data: 2 de setembro de 2015

Horário: 20 horas

Local: Rua João Silva, 84, Porto da Pedra.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Depois de conquistar o campeonato do grupo D em 2015, a escola de samba Vizinha Faladeira tomou o rumo do progresso. Cada vez mais forte para firmar seu nome no carnaval e voltar a pisar na Marquês de Sapucaí, não tem medido esforços para alcançar seu objetivo.

Um dos momentos mais esperados pelas escolas cariocas, principalmente pelas que compõem os grupos de acesso, é o de poder pisar em sua própria quadra, porém,com uma estrutura digna de preparar aquela que é a maior festa popular. E este presente chegou até a representante da região portuária.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro - CEDURP - abriu esta semana, através do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, número 108, do dia 21 de agosto de 2015, o edital para a licitação da obra, da nova quadra da A.R.E.S.Vizinha Faladeira.

“Eu não tenho palavras para descrever a felicidade que sentimos em saber que teremos nosso espaço, nossa nova quadra, que é nosso direito. Nós não ficamos brincando de fazer carnaval. Essa é uma vitória do esforço, do trabalho, da garra e acima de tudo da união de uma equipe. De pessoas que se respeitam e amam a Vizinha Faladeira. Eu digo e repito sempre, em nossa escola não temos espaço para vaidades. Nós trabalhamos duro para manter nossa casa em ordem. Fazemos eventos, temos o prazer de poder receber outras coirmãs, nosso trabalho não para. Terminou o carnaval, tivemos um breve recesso e já estávamos de volta à pleno vapor. Tudo sempre com muita seriedade. E eu gostaria de chamar atenção, para o fato de que não pensamos somente no carnaval, mas tambem nas pessoas que estão trabalhando para ele acontecer e isso fazemos questão. Manter nossa integração e nossa união é a chave para o sucesso. Não temos a menor dúvida disso. E sucessivamente, o planejamento e as metas, que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer projeto. Em 2016 estaremos em nossa quadra nova vivendo um novo momento, contando um novo capítulo de nossa história. Só tenho a agradecer àqueles que enxergaram esta nova Vizinha e acreditam em nosso trabalho. Esta é a nossa luta! E aguardem, ainda vem muito mais por aí!” Diz o presidente David dos Santos.

A nova quadra ficará perto do maior templo do samba carioca, a Marquês de Sapucaí, ao lado do viaduto do Santo Cristo, na Rua Nabuco de Freitas 19, Santo Cristo.

Mais um degrau alcançado. A equipe, denominada “família Vizinha”, como gostam de chamá-la, já trabalha na realização de futuros projetos; sociais, esportivos e educacionais.

“Somos uma escola de samba, mas temos consciência de nosso papel na formação de nossa cultura e de nossa sociedade, podendo ajudar na formação de cidadãos de bem, gerando empregos e tirando nossas crianças da rua. Para isso vamos crescer e mostrar a que viemos”
. Conclui o presidente David.

NOTÍCIAS

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui
É SÓ CLICAR E ASSISTIR ! UMA PARCERIA DE SUCESSO !

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

OUTROS CADERNOS

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter