quarta-feira, 29 de abril de 2015

foto: Rodrigo Borges 
O diretor de carnaval da Beija-Flor de Nilópolis, Luiz Fernando do Carmo, o Laíla, viajará para Minas Gerais nesta quinta-feira, dia 30 de abril. Ele se encontrará com o secretário de turismo do estado de Minas Gerais, Mario Henrique Caixa, e apresentará uma proposta de enredo da Deusa da Passarela para 2016. Uma das possibilidades da agremiação é falar sobre o Marquês de Sapucaí, que dá nome ao palco maior do carnaval carioca.

Nascido em Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, Cândido José de Araújo Viana recebeu o título de Marquês em 1872, sob a regência de Dom Pedro II. Ele foi ministro da fazenda, conselheiro de estado, senador, deputado geral, presidente de província, procurador da Coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Entre outras coisas, foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas, além de cuidar da educação da Princesa Isabel.
Celsinho Mody
Com a tradicional feijoada em sua quadra na noite do dia de São Jorge Santo Padroeiro da escola, Acadêmicos do Tatuapé lançou o seu enredo oficial para para o Carnaval de 2016.
O enredo será: " É ela a Deusa da Passarela. Olha a Beija Flor ai Gente! ".
Atual campeã do carnaval carioca Beija-Flor é a terceira maior vencedora da história com 13 campeonatos conquistados.
A Bateria do Agremiação "Qualidade Especial" foi uma das grandes atrações da noite e animou todos os sambistas presentes.
Mais uma novidade no próximo carnaval da Tatuapé é o retorno do intérprete Celsinho Mody.
"Me sinto feliz e cheio de energia pra esse retorno, essa nova jornada, agradeço a Deus e a toda diretoria do Acadêmicos Tatuapé pelo convite, tenham certeza que sou mais um guerreiro sambista lutando pra encher de muitas estrelas o pavilhão dessa escola maravilhosa, e dignificar a luta do meu povo amado da zona leste com muita alegria e samba no pé. Alô Tatuapé estou chegando, Pegada de Africano na Área É Tudo Nosso!" Contou Celsinho Mody


terça-feira, 28 de abril de 2015

Dando continuidade à renovação dos contratos de seus profissionais, a Renascer anuncia que a entrosada dupla de cantores segue representando a voz da escola.

Juntos há três anos, Diego e Evandro fazem uma das parcerias mais longas de cantores da nova era no carnaval carioca. Respeito, amizade, união e amor ao pavilhão são alguns dos sentimentos para o sucesso do “casamento”.

Em nota, Diego Nicolau se diz feliz pela trajetória na agremiação e enalteceu o amigo Evandro Malandro:

- Depois de um ano de superação e um belo desfile, fico muito feliz em seguir minha trajetória na Renascer, principalmente porque será mais um ano de parceria com meu grande amigo Evandro Malandro e tenho certeza que faremos um trabalho com muita dedicação junto à nossa família “cerol fininho” (apelido posto por Diego à toda equipe do carro de som). Que venha 2016 e mais um lindo samba. Brilha Renascer. – Concluiu Diego Nicolau.

Evandro se diz honrado pela permanência na escola e agradece ao presidente Salomão pela confiança:

- Sinto-me muito feliz com essa continuidade do trabalho, dessa parceria com o Diego ( meu irmão branco) e pela confiança depositada pelo nosso presidente Salomão. A Renascer é uma escola muito familiar e nossos ensaios são muito produtivos. É mais que um prazer continuar com esse trabalho. É uma honra defender esse pavilhão! Que Beleza Que Belezaaa!!! – Concluiu Evandro Malandro.

Em 2015, a dupla defendeu na Marquês de Sapucaí um dos melhores sambas dos últimos tempos, composto por Claudio Russo, Moacyr Luz e Teresa Cristina com o enredo: “Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!”
carnavalesco Jack Vasconcelos ***
foto: Rodrigo Borges ***
 “A Farra do Boi” conta uma história do Brasil pitoresco, uma passagem da história no interior do Ceará, que poucas pessoas conhecem, onde Padre Cícero ganha de presente um boi zebu, que logo é batizado pelo nome de mansinho e ficou conhecido por ser um boi milagreiro, pois, com seu mugido forte e alto, trouxe a chuva ao sertão. 
Devido a inveja de autoridades locais, o boi foi sacrificado em praça pública, se tornando um mártir. Com uma sátira ao fanatismo religioso o carnavalesco Jack Vasconcelos promete mais um grande desfile para o carnaval 2016.


A Unidos de Bangu tem um novo presidente, ratificado na assembleia realizada no último sábado (25). Guilherme Torres, 25 anos, assume o cargo, em mandato de dois anos, substituindo o ex-presidente Rafael Marçal. O novo presidente já atuava na diretoria da agremiação, integrando a direção de carnaval, e terá Rafael Esteves como vice-presidente. O objetivo, como não poderia deixar de ser, é voltar à Série A.

- Vamos tentar de tudo para voltar para a Sapucaí. Estamos montando uma nova estrutura, com novos profissionais, com muita disposição de resgatar a honra da Unidos de Bangu e conquistar o título da Série B. Já trouxemos o Julião para a direção de Carnaval e o Jardel Lemos para a Comissão de Frente e, na próxima semana, anunciaremos o novo carnavalesco e o enredo, que será autoral – promete Guilherme.

A Unidos de Bangu desfilará, no Carnaval 2016, na Série B, na terça-feira de Carnaval, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho.
foto: divulgação
A vermelho e branco de Pilares anunciou neste final de semana duas novas contratações para o carnaval do próximo ano: Clewerson Ribeiro e Juliane Magalhães formarão o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação.

O casal dança junto desde 2012, mais a paixão pela dança começou bem antes: "Eu comecei a dançar em 2005, no quadro mirim da Grande Rio. No ano de 2008 passei a ser a primeira porta-bandeira mirim da Pimpolhos da Grande Rio. Conheci o Clewerson em 2012, no Império do Gramacho e dançamos juntos desde então", declarou Juliane, que neste ano defendeu o pavilhão da União de Vaz Lobo.

Clewerson Ribeiro iniciou sua carreira no ano de 2007 na Virando Esperança, escola mirim da Viradouro, onde ficou por três anos. "Eu dancei também pela Império do Gramacho, onde conheci a Juliane, nós dançamos juntos desde então. Em 2014 e 2015 fomos o primeiros casal da União de Vaz Lobo"- conta o mestre-sala.

O jovem casal não escondeu a alegria diante da nova etapa. Juliane se diz agradecida pelo convite: "Me sinto muito agradecida e feliz por essa oportunidade que a escola me deu. Com muito esforço e concentração vamos trabalhar rumo aos 40 pontos".

Clewerson também não escondeu a emoção: "Eu estou muito feliz e orgulhoso pela oportunidade que a Difícil é o Nome me deu para mostrar meu trabalho. É uma porta que se abre para quem sabe um dia ser um dos melhores mestre-sala do rio!".

O casal se apresentou pela primeira vez com o pavilhão da agremiação na Feijoada em homenagem a São Jorge que aconteceu na última quinta-feira, 23 de abril.

A Difícil é o Nome desfilará pela Série D em 2016, na avenida Intendente Magalhães, o enredo “IdeALICE – O Maravilhoso Mundo dos Sonhos”. Em breve será divulgada a sinopse do enredo e o calendário das eliminatórias de samba-enredo.

segunda-feira, 27 de abril de 2015


A boa desta quinta-feira(30),véspera de feriado, a partir das 22h, é curtir os shows dos Grupos Clareou e Tá na Mente ao vivo, na quadra da União do Parque Curicica, que fica localizada na RuaArauá, 385, em Curicica, Jacarepaguá. O evento será em homenagem ao dia do trabalhador que é comemorado na sexta-feira, 1 de Maio. Uma grande festa para toda família. Os ingressos já estão à venda. R$15,00 reais. Mais informações: 2441-2589 / 2441-1321

Sobre o Clareou
Formado em 1997, o Clareou, antes Salada Mista, se apresentava por diversas casas noturnas do Rio de Janeiro, abrindo shows de artistas consagrados como Molejo, Raça Negra, Sorriso Maroto, entre outros.
Com quatro anos de formação, os integrantes já estão juntos ha mais de dez, quando ainda o nome era outro. O cantor Xande de Pilares, padrinho do grupo, foi fundamental na escolha do nome atual.

Do Rio de Janeiro para o Brasil, com uma agenda super apertada, o quinteto carioca se apresenta em mais de vinte e cinco shows mensais. Sua famosa roda de samba, que acontecia todos os domingos no Jacarepaguá Tênis Clube, atraía grandes nomes do samba, funk, além de várias celebridades e personalidades do futebol e esporte.

Em 2010, já com o nome Clareou, o grupo formado por Flávio Homero (cavaco); Juninho de Jesus (banjo); Fernando Melette (tantan); Anderson Búiu (pandeiro); e Magal (vocal), consolidou sua famosa roda de samba no Jacarepaguá Tênis Clube, ganhando destaque nas rádios brasileiras com a música “Valeu pra aprender”, ficando em primeiro lugar em algumas capitais.

O último trabalho da banda é o DVD “Tudo de bom”, gravado no ano passado no Olimpo e assinado pelo produtor Prateado , com arranjos de Jota Moraes. A música “Só penso no lar” é o carro chefe do álbum e já está na boca da galera, além de ser uma das mais pedidas nas rádios do Brasil.

Grupo Tá na Mente:

Com mais de 10 anos de carreira e com música “Fica” entre as mais pedidas nas rádios, o grupo de pagode Tá na Mente – que cada vez mais tem consolidado seu sucesso por todo o Brasil –, faz um o show do seu DVD .Produzido por Bruno Cardoso e Lelê, respectivamente cantor e produtor do Sorriso Maroto, o álbum intitulado ‘Ao vivo’ contou com as participações de Netinho de Paula e Dodô do grupo Pixote.

Formado por Rony (vocal), Eduardo (tantã), Marquinhos (cavaquinho), Pretão (surdo), Kid (pandeiro) e Alan Piter (violão), o Tá Na Mente reunirá no repertório os sucessos ‘Fica’, ‘Nossos planos’, ‘Vida que segue’ e ‘Não é pra terminar’.

Ingressos do show: Primeiro Lote à R$ 20. Classificação: 18 anos.

Um pouquinho da história do grupo

Há quase dez anos atrás, Marquinhos, Eduardo e Roni, adolescentes da favela de Manguinhos, formaram o grupo ‘Novamente’, em 2002.

Sempre que Roni, o vocalista, tirava notas baixas, o castigo era não poder sair para fazer shows. Para resolver o problema, os colegas iam à casa de ele convencer seu pai a reconsiderar.

O tempo passou e a banda, já batizada de Tá na Mente, ganhou novos integrantes: Alan, Kid e Pretão, mas a vida de todos continuava difícil. “Tocávamos para quase ninguém, na chuva. A grana era curta, e rolava uma pressão para a gente trabalhar com outra coisa”, conta Eduardo, que, como Pretão, era jardineiro.

Porém, tudo mudou quando “Fica” foi para as rádios. O grupo já tinha aberto shows do grupo Pique Novo, e Cesinha do Cavaco, conhecedor do caminho das pedras, resolveu ajudá-los. “Na primeira vez que nos ouvimos no rádio, foi um sonho”, conta Roni, que, assim como os colegas, continua sem atender o celular enquanto a música está tocando: “Ainda não acreditamos”.

Conseguiram gravar um disco que estourou em 2010, e daí vieram outros sucessos, como Vida que Segue, Conversar com Deus, Nossos Planos, e agora o seu mais novo sucesso é Não é pra Terminar. E com essas Músicas e o jeito carismático, extrovertido, e humilde de ser aos poucos se apresentam e conquistam o público em diversos lugares do Brasil com a ajuda de Deus.
Hoje, os meninos, todos entre 21 e 24 anos, fazem sucesso com as garotas, têm até oito shows num fim de semana e atraem a vizinhança ao posar para fotos no conjunto habitacional onde mora Kid, em Benfica.

Mas isso parece não importar para eles. “Nossa alegria é o reconhecimento do trabalho, fama é conseqüência”, acredita Roni.

Serviço:

Festa em homenagem ao dia do trabalhador

Data: 30 de Abril- Véspera de feriado

Shows dos Grupos Clareou e Tá na Mente ao vivo

Ingressos antecipados: R$ 15

Camarotes: R$ 350,00 10 pessoas

Local: Quadra da União do Parque Curicica

Endereço: Rua Arauá, 385, em Curicica, Jacarepaguá

Mais informações: 2441-2589 / 2441-1321 /

Classificação: 16 anos
O sambista meritiense Dom Chico recebeu no dia 25 de abril, na quadra da escola de samba Independente de Nova America, o Troféu Personalidade do Carnaval de Nova Iguaçu 2015.
O sambista desfilou pela União de Miguel Couto campeã do Carnaval 2015. Foi mestre de cerimônia do casal de mestre sala e porta bandeira da Acadêmicos de Nova Brasilia. 
Muito emocionado ao receber o prêmio das mãos do radialista Ednelson Senrão, agradeceu dizendo-se muito feliz pela homenagem, uma vez que é de São João de Meriti.
"Como não temos desfiles no meu município, fico muito linsongeado com essa honraria iguaçuana do samba", disse ele.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Foto: Rangel Andrade
A comunidade da Rocinha agradeceu as bençãos a São Jorge em uma festa realizada na quadra da agremiação na manhã e início da tarde desta quinta-feira, 23 de abril, data em que o santo é venerado em todo o Brasil.

As comemorações em honra ao santo guerreiro iniciaram às 8:00 da manhã com uma carreata, saindo da Rua 1 em direção à paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, depois uma procissão com a imagem de São Jorge seguiu até a quadra da escola, onde uma missa foi celebrada.

- A missa já é realizada a três anos e cada vez fica mais cheia e organizada. Nosso intuito é agradecer e pedir ao santo guerreiro proteção e força para fazermos um carnaval digno de representar a maior favela da América Latina – declarou o presidente Ronaldo Oliveira.

Após a celebração, os fiéis puderam tocar a imagem, pedir e agradecer pelas vitórias deste ano. Para fechar as comemorações foi servida gratuitamente uma deliciosa feijoada a todos que participaram da comemoração.

A rainha de bateia da escola, Monica Nascimento, comentou sobre a festa e agradeceu ao seu santo de devoção pelo desfile de 2015: "Carrego São Jorge comigo e hoje é o dia de estar junto da escola, agradecer pela nossa vitória em 2015 e pedir muita força e garra para toda nossa comunidade no desfile de 2016".

Em 2016, a borboleta azul, verde e branco retorna a Marquês de Sapucaí após ser campeã da Série B com o enredo “Borboleteando nos destinos da vida! O que te desafia te transforma”.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A 17ª edição do Prêmio S@mba-Net, que acontecerá no dia 16 de maio na quadra da Unidos da Tijuca, fará uma merecida homenagem a um dos grandes lançamentos do cinema nacional: o filme “Trinta”, que será contemplado com um prêmio especial. Estrelado por Matheus Nachtergaele e dirigido por Paulo Machline, o longa-metragem levou a milhares de pessoas o início do apogeu do carnavalesco Joãosinho Trinta, com uma trama baseada na elaboração e confecção do carnaval de 1974 dos Acadêmicos do Salgueiro. Um dos coordenadores do prêmio, o carnavalesco e comentarista Luiz Fernando Reis, justifica a escolha.

- Pela primeira vez, anunciamos um premiado após a divulgação da lista dos vencedores. Mas isso se justifica pelo fato de “Trinta” ser uma obra fantástica e é o primeiro filme inteiramente ambientado e baseado no dia a dia de uma escola de samba. À época da votação, por conta do corre-corre pré-carnavalesco, alguns coordenadores do prêmio não tinham ainda assistido à obra. Em conversas posteriores, tivemos a certeza de que não reconhecer o trabalho do diretor e sua equipe seria uma tremenda injustiça – afirma Luiz Fernando.

O diretor Paulo Machline diz-se honrado pela lembrança e afirmou que fará de tudo para estar presente à festa de premiação:

- Na verdade, esse prêmio é de Joãosinho Trinta. Ele foi a forma que encontrei para estudar e conhecer melhor esse maravilhoso mundo do Carnaval, que, apesar do alcance mundial de sua festa, tem características tão próprias. Fico feliz de ver reconhecido o grande trabalho de pesquisa que fizemos e que envolveu dezenas de profissionais – muitos deles, oriundos das escolas de samba. Apesar de morar em São Paulo, quero muito participar dessa festa e não medirei esforços para estar presente.

Prêmio S@mba-Net

Criada em 1999 por um grupo de sambistas-internautas, uma das mais tradicionais premiações do Carnaval Carioca terá sua 17ª edição realizada no dia 16 de maio, na quadra da Unidos da Tijuca. Inicialmente destinada às escolas do Grupo de Acesso, hoje a festa do Prêmio S@mba-Net contempla os destaques dos desfiles do Grupo Especial, Série A e Série B, além de reconhecer os destaques da mídia e do mundo do Carnaval. Veja a lista de premiados de 2015:

GRUPO ESPECIAL
Melhor Escola – São Clemente

Melhor Bateria – Unidos da Tijuca

Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira – Claudinho e Selminha Sorriso (Beija-Flor)

Melhor Comissão de Frente – Acadêmicos do Salgueiro

Melhor Samba-Enredo – Imperatriz Leopoldinense

Melhor Intérprete – Igor Sorriso (São Clemente)

Melhor Enredo – “Beleza Pura?”, de Alex de Souza (União da Ilha do Governador)

Mais Elegante Galeria de Velha-Guarda – Beija-Flor

Melhor Ala das Baianas – Imperatriz Leopoldinense

Melhor Conjunto de Passistas – Mocidade Independente de Padre Miguel

Melhor Destaque de Luxo – Carlos Reis – “Festa de Luz” (Abre-Alas da Portela)

SÉRIE A

Melhor Escola – Unidos de Padre Miguel


Melhor Bateria – Inocentes de Belford Roxo

Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira – Thiago Mendonça e Amanda Poublete (Renascer de Jacarepaguá)

Melhor Comissão de Frente – Paraíso do Tuiuti

Melhor Samba-Enredo – Império Serrano

Melhor Intérprete – Thiago Brito (Caprichosos de Pilares)

Melhor Enredo – “Na minha mão é mais barato!”, de Leandro Vieira (Caprichosos de Pilares)

Melhor Alegoria - "Sertões do mundo e da Alma” (Unidos de Padre Miguel - 2ª Alegoria)

Melhor Conjunto Alegórico - Unidos de Padre Miguel

Mais Elegante Galeria de Velha-Guarda - Acadêmicos de Santa Cruz

Melhor Ala das Baianas - Acadêmicos do Cubango

Melhor Conjunto de Passistas – Estácio de Sá

Melhor Conjunto de Fantasias – Paraíso do Tuiuti

Melhor Destaque de Luxo – Sandra Farias – “Águas Doces” e Robson Garrido “ O Bailar das Águas” (Abre-Alas do Império da Tijuca)

SÉRIE B

Melhor Escola - Tradição

Melhor Samba-Enredo – Acadêmicos do Engenho da Rainha

PRÊMIOS ESPECIAIS

Chiquinho do Babado (Personalidade)

Leandro Vieira (Revelação - Carnavalesco da Caprichosos)

Daniel Targueta (Série “Meu Jeitinho” do Bom Dia Rio)

Rosa Magalhães (Conjunto da Obra)

Ala das Crianças da Unidos de Padre Miguel (“Sinais de Sorte” – Joaninhas)

Filme “Trinta” (diretor Paulo Machline)
Com lugar cativo no calendário de eventos da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a feijoada da Mocidade Independente de Padre Miguel volta com força total neste domingo, dia 26 de abril, a partir das 13h. Após a reeleição da atual diretoria, que comandará a verde e branca pelos próximos quatro anos, a comemoração no ‘’Maracanã do Samba’’ acontece ao som do samba do grupo Bom Gosto, além da deliciosa feijoada preparada pelo chef Thiago Castro e sua equipe. Um grande show com os segmentos da Mocidade, DJ Viper, grupo Vou Pro Sereno e Lelê Carlos são as demais atrações.

Formando em gastronomia pela universidade Estácio de Sá e Alan Ducase Formation, Thiago Castro é o responsável pela feijoada que é servida na quadra da Mocidade e coordena uma equipe de quase 20 cozinheiros. A estimativa é servir quatro mil pessoas e os preparativos começam bem antes do domingo.

- Tudo começa na quinta-feira. Utilizamos métodos de preparo nos moldes de um hotel, com separação dos ingredientes, corte, dessalgue e, finalmente, a cocção, que é iniciada ás cinco horas da manhã do domingo. A atual administração da Mocidade dá uma estrutura que nos permite evoluir no conceito de uma feijoada nota 10. Estamos buscando sempre parceiros para transformar o nosso ‘’Maracanã do Samba’’ em um verdadeiro celeiro gastronômico do samba – afirmou Thiago, que ao lado de sua equipe preparará e reunirá 400 kg de feijão, 300kg de arroz, 600 molhos de couve, 1000 unidades de laranja e 1.200 kg de carne.

Os ingressos para curtir um domingo pra lá de agradável em Padre Miguel já estão sendo comercializados. Eles podem ser adquiridos nas bilheterias da quadra, nas lojas South e também pela internet, através do link: http://www.guicheweb.com.br/mocidade/evento/1424. A Pista com direito a feijoada custa R$ 25. Já a Pista sem direito a feijoada sai a R$ 10. Mesa com quatro lugares e a feijoada inclusa custa R$ 150.

A quadra da Mocidade Independente fica na Avenida Brasil, 31.146, em Padre Miguel.

SERVIÇO

Feijoada Verde e Branco

Domingo, dia 26 de abril de 2015

13h – Quadra da Mocidade Independente – Avenida Brasil, 31.146 – Padre Miguel

Atrações: Grupo Bom Gosto, DJ Viper, Grupo Vou Pro Sereno, Lelê Carlos e bateria da Mocidade

Preços: Pista s/feijoada – R$ 10 / Pista c/feijoada – R$ 25 / Mesa p/4 pessoas c/feijoada – R$ 150

Classificação: 18 anos

Telefone: 3332-5823
Neste sábado, 25 de abril, a partir das 17h, acontece mais uma edição do tradicional “Botequim do Império”, com muita cerveja gelada, gente bonita, samba de raiz e samba enredo, o evento, realizado todo segundo e quarto sábado do mês, promete agitar a quadra do glorioso Império Serrano, em Madureira.

Tudo isso na Roda de Samba, comandada pelos meninos sambistas do Batuk D’ Gueto. Um evento para reunir a família e amigos, com entrada franca.

O Grupo Batuk D' Gueto bebe na fonte de artistas renomados do Samba e da MPB, como por exemplo: Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Candeia, Revelação entre outros. O Botequim do Império era uma roda de samba que agitava o bairro de Madureira na década de 80 - com direito a canjas de nomes como Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto e Aluisio Machado, entre outros bambas.

 foto do grupo Batuk D'Gueto - Crédito: Diego Mendes / Setor 1

Serviço:
Botequim do Império
Data: 25 de abril de 2015
Horário: A partir das 17h
Local: Quadra – Av. Ministro Edgard Romero 114 – Madureira
Entrada Franca
Classificação Livre
Informações: (21) 3124-3745

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O carnavalesco teve seu contrato renovado e continua na agremiação para o próximo carnaval.
Caribé chegou na Renascer em 2014 e teve passagens pela Portela e Estação Primeira de Mangueira com belos trabalhos. A renovação foi confirmada após uma rápida e tranquila reunião entre a direção da Renascer e o profissional.

Em nota, Jorge Caribé agradeceu ao presidente Salomão pela confiança e continuidade do trabalho, esbanjou felicidade e falou sobre a expectativa para o desenvolvimento do próximo desfile:

- Estou extremamente feliz com a minha permanência na escola. Fico muito honrado e lisonjeado pela confiança do Presidente Salomão em mim depositada. A cada ano tenho mais carinho, amor e respeito por esta agremiação que sempre foi muito receptiva. Agradeço também à todos os segmentos e componentes pelas mensagens de carinho. Em 2016 a Renascer fará um desfile irreverente e emocionante. Minha expectativa é a melhor possível. Estou pronto para o trabalho!  Concluiu enfaticamente o carnavalesco.

Em 2015 a Renascer de Jacarepaguá ficou na nona colocação da Série A após um emocionante desfile com o enredo: "Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!"
foto: arquivo pessoal **  
A G.R.C.E Mocidade Alegre se consolidou no carnaval paulistano como a escola que defende seu pavilhão oficial com muita graça, elegância, dança e desenvoltura. Em sua formação, conta com um time de grandes porta-bandeiras, bailarinas de gabarito que sempre contaram com a cumplicidade de excelentes guardiões do manto da escola, como Jocimar Ferreira, 3 º mestre sala da Morada do Samba, assim conhecida pelo seu ambiente familiar e acolhedor, a casa de qualquer sambista, seja ele do Rio, de São Paulo ou de qualquer outra cidade.

A vermelha e branca é formada por componentes que como Ferreira acumulam experiências enriquecedoras no mundo do samba. O mestre sala começou a dar seus primeiros passos em 1985, quando frenquentava a famosa Rua do Samba. Nesse momento, passou a a ter contato com grandes sambistas como Manezinho da escola de samba Camisa Verde e Branco, que disse ao jovem Jocimar que ele levava jeito para ser mestre sala.

“Incentivado por Manézinho, participei de um concurso de mestre sala na Camisa Verde e Branco e saí vencedor. Ensaiei para o grande dia e, na véspera do desfile, contraí uma caxumba. Foi uma frustração total, não tive condições de desfilar e pensei até em desistir de continuar na escola”, explica Ferreira. Depois de superar o sentimento de frustração o mestre sala encarou o carnaval com firmeza e, hoje, com 39 anos, conta com passagens em agremiações como a Unidos do Peruche, Camisa Verde Branco e Imperador do Ipiranga.

O sucesso de Jocimar não é garantido só pelo talento e a desenvoltura traços característicos de um bom mestre sala. Para ele, a profissionalização dessa gloriosa função também é importante. “Me aperfeiçoei na Associação de Mestres-Sala, Porta-Bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo ( AMESPBEESP). Lá tive a honra de ter aula com mestre delegado dentro da quadra da Mangueira além de outros grandiosos mestres-sala como Manezinho, Carlinos e Ronaldinho, entre outros”, explica. E não foi só o mestre sala que teve a honra e a alegria de contar com o apoio de sambistas cariocas. A Mocidade Alegre é uma grande fomentadora do intercâmbio entre Rio e São Paulo, tanto é que Candeia já presidiu a ala de compositores da escola.


Reportagem: Tadeu Paulista
Texto Yngrid Lopes
RITMO CARIOCA

Foto: Diego V.Lopes ***
Por Yngrid Lopes **
O G.R.E.S Império Serrano é famoso por levar para a avenida carnavais fiéis ao tradicionalismo, aqueles espetáculos realizados para a comunidade da Serrinha, envolvendo baluartes, compositores, velha guarda e todos os segmentos da escola. Entretanto, hoje a agremiação passa por um período de entendimento do que deva ser feito para que haja um equilíbrio entre o tradicional e o inovador. Para Paulo Santi, diretor de carnaval da escola, submeter uma agremiação como Império a um processo de mudanças,requer muita cautela.

“Essa passagem deve ser lenta. Queremos manter o tradicionalismo ao mesmo tempo que entendemos que a escola precisa de características de escolas de samba da atual década. Ou seja, precisamos inserir o Império Serrano na era das novas tecnologias, com toda essa movimentação que hoje habita as escolas. O importante é não perder a característica como escola de samba. E isso é muito difícil porque a Serrinha, o povo do Império Serrano, costuma dizer: nós somos a verdadeira escola de samba,” explica.

O diretor da verde e branca de Madureira já adianta que o carnavalesco Severo Luzardo adquiriu um entendimento sobre o que é o Império Serrano, e o que a escola de samba representa para a comunidade. Diante disso, o clima entre os componentes da escola é de grande satisfação, empolgação e confiança no que será levado para a avenida em 2016. O desfile desse ano, segundo Paulo Santi, foi de grande valia para que a dupla Paulo e Severo chegassem a conclusão de que deveriam trabalhar um enredo que valorizasse o Império como um todo.  

“Quando saímos da avenida em 2015, conversei com Severo que deveríamos trabalhar a auto estima do Império Serrano no próximo enredo. Eu tinha um pensamento que deveríamos seguir aos peregrinos, e, algo me dizia que deveria ser uma trilogia, não sei porque. E paralelo a isso Severo começou a pensar no centenário de Silas de Oliveira. Antes disso, já havia um conceito pré estabelecido pelo Severo de como deveria ser o enredo de 2016”, diz Paulo.

Desde sua fundação até hoje, o Império se caracteriza por ser uma escola que se preocupa em entregar um carnaval fiel e inteiramente voltado para a comunidade da Serrinha. Segundo o diretor, quando há essa preocupação o povo reconhece e retribui o trabalho. O Império sabe que hoje temos um bom ateliê, que fizemos uma grande fantasia, não só as alas que são de responsabilidade como as alas comerciais. Ou seja, havia um projeto alegórico. Quando damos isso ao imperiano ele retribui e tudo se torna mais fácil” conclui Santi.

A família do G.R.E.S União do Parque Curicica convida todos devotos, em sua quadra, no dia 23 de abril, para comemorar o dia de São Jorge, padroeiro da escola.
A festividade começa com a alvorada às 6h. Às 8h, todos estão convidados a participar, da solene Missa com o Padre Luciano. 
Dando continuidade a festa, será servida uma suculenta feijoada a partir das 13h.

E a animação, vai rolar solta o dia inteiro, com o show do Grupo Samba Arte e com a famosa bateria Audaciosa colocando a comunidade e os convidados para sambar.
Às 18h, vai acontecer a segunda e tão esperada queima de fogos ao toque do Clarim.
Durante o evento, o presidente Dadi, irá anunciar o Enredo e apresentar toda a equipe para o carnaval de 2016.

Serviço:
Ingressos antecipados: R$ 25 No dia: R$ 30
Ingressos com direito a Feijoada
O endereço da quadra é Rua Arauá, 385, em Curicica, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.
Atrações: Grupo Samba Arte e Show do GRES União do Parque Curicica
Mais informações: 2441 2589
União do Parque Curicica comemora o dia de São Jorge
Dia: 23 de abril (quinta-feira)
Horário: A partir das 06h
Local: Quadra de Ensaios – Rua Arauá nº 385


Classificação: Livre

terça-feira, 21 de abril de 2015

Juntos há quatro anos, o casal passou de promissor para real. Ao longo da parceria conquistaram diversos prêmios, entre eles estão o Prêmio Sambanet e Estrela do Carnaval como melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira da da Série A, ambos em 2015.

Em nota, Thiaguinho Mendonça agradeceu ao Presidente Salomão e a toda família da Renascer pela permanência na escola:

"Tristeza a minha seria romper essa união, mas chegamos a um rápido e fácil entendimento junto ao presidente Salomão e a favor da nossa vontade renovamos por mais um carnaval e com uma promessa: Vamos superar nossos limites. Agradeço ao presidente Salomão pela confiança no meu trabalho desde 2011 e obrigado por saber que essa confiança é crescente a cada ano. À família Renascer: Eu amo vocês!"

Já Amanda Poblete se diz honrada com a renovação e também fala sobre a expectativa para o próximo ano:

"Estou imensamente feliz por estar mais um ano defendendo meu honroso e amado pavilhão! É uma honra pra mim. Será meu quarto carnaval na escola, que é a minha casa! Tivemos um carnaval 2015 maravilhoso, com a realização de sonhos e conquistas. Nosso objetivo hoje é trabalhar muito pra 2016 ser melhor ainda. Minha expectativa é a melhor e mais animada possível. Já vamos começar a trabalhar com todo o gás. Aproveito pra agradecer todos os segmentos da escola que estão sempre nos apoiando e nos acarinhando. Não há nada melhor que isso. Muito obrigada, minha família querida!" Concluiu. Amanda

Thiaguinho Mendonça e Amanda Poblete já ensaiam para os compromissos posteriores de acordo calendário da agremiação, que será divulgado em breve.
A direção do Paraíso do Tuiuti já definiu o enredo que vai apresentar no carnaval de 2016. O anúncio oficial será realizado na quadra da escola a partir das 20h da próxima quarta-feira, dia 22 de Abril (véspera do feriado de São Jorge). O carnavalesco e autor do enredo Jack Vasconcelos, fará a explanação do enredo com detalhes e será feita a entrega da sinopse para os compositores. A noite festiva terá a presença de todos os segmentos da agremiação, com a realização de uma grande confraternização.


Serviço:

G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti

Anúncio do enredo - Carnaval 2016

Data: Quarta-feira, 22 de Abril de 2015.

Horário: A partir das 20h

Endereço: Campo de São Cristóvão nº 33 em São Cristóvão – RJ.

Como chegar:

Ponto de referência: Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas

Táxi Centro: Estimativa de R$ 20,00
Táxi Zona Sul: Estimativa de R$ 30,00
​Táxi Tijuca: Estimativa de ​R$ 25,00
As estações de metrô e trem (São Cristóvão) ficam a cerca de 2 km da quadra da escola
Linhas de ônibus que param a cerca de 100 a 300 metros da quadra: 209, 277, 298, 310, 311, 312, 313, 441, 472, 473, 474, 475, 485, 624, 634 e 665.
"Tuiuti é Tuiuti!"
Na próxima quinta-feira, 23 de abril, feriado de São Jorge, a Unidos do Viradouro abrirá as portas de sua quadra para toda comunidade.

O evento será aberto ao público e contará com roda de samba, feijoada e apresentação dos segmentos da vermelho e branco de Niterói.

A partir das 14h, uma deliciosa feijoada será servida para toda comunidade, além disso, o presidente Gusttavo Clarão comandará uma animada roda de samba. Os convidados do presidente são os sambistas Dudu Nobre e Tu​nico da Vila, filho do cantor Martinho da Vila.

Em seguida, será a vez da apresentação dos segmentos da escola se apresentarem, entre eles os novos contratados da Viradouro para o carnaval de 2016, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Marquinho e Giovanna, a carnavalesca Márcia Lage, os coreógrafos Helio e Beth Bejani, o diretor de carnaval Wilsinho Alves e o novo comandante da Furacão Vermelho e Branco, mestre Paulinho Botelho.

Haverá ainda apresentação de baianas e passistas, todos embalados pela voz do intérprete oficial Zé Paulo Sierra.

A quadra da Unidos do Viradouro fica na Avenida do Contorno, 16, no bairro do Barreto – Niterói.

Serviço:
Feijoada, roda de samba e apresentação da equipe para o carnaval de 2016
Data: 23 de abril
Horário: A partir das 14h
Local: Quadra da Unidos do Viradouro – Av. Contorno, 16 – Barreto/ Niterói.
Valor: Gratuito

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Royce do cavaco, um veterano no Carnaval paulistano recebeu o Trofeu Nota 10 pela 5a vez.
Se sentindo emocionado afirma que mesmo sendo antigo, a cada ano a emoção se renova.
Agradecendo a toda a diretoria da X9 Paulistana conta que já está de contrato renovado para a próxima temporada.
Em sua carreira gravou seu primeiro disco no ano de 1988 e em breve, estará gravando um DVD com convidados e fazendo muitos shows pelo Brasil afora.

Por: Tadeu Paulista / RITMO CARIOCA
foto: Diego Mendes
A Mocidade Independente de Padre Miguel tem uma ótima notícia para os frequentadores da quadra da agremiação. Na tarde desta quarta-feira, dia 15 de abril, em reunião no barracão, a diretoria da escola fechou parceria com a Tecnoflash Climatização, que implementará um moderno sistema de refrigeração no ‘’Maracanã do Samba’’. Serão 25 máquinas refrigeradoras instaladas a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de abril. A previsão é que tudo esteja concluído ainda no mês de abril. De acordo com a empresa, a temperatura dentro da quadra ficará em torno de 21°C.

"Sem dúvida é algo muito importante para a Mocidade. Além de gerar maior conforto aos frequentadores da quadra, melhoramos ainda mais a nossa estrutura para os grandes shows que geram importante receita para a escola. Quero agradecer aos amigos da Tecnoflash Climatização, que serão nossos parceiros nesta empreitada. É apenas o início! Vamos fazer melhorias em nossa quadra até o carnaval. Queremos que a Mocidade alcance um patamar bem alto nessa categoria." Afirmou Rodrigo Pacheco, porta-voz da verde e branca.

Com capacidade para cerca de 10 mil pessoas, a quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, além de servir para todos os eventos da escola, tem abrigado diversos shows, tornando-se uma das mais importantes casas da região. Nos últimos 14 meses, foram 15 grandes espetáculos com artistas dos mais variados estilos musicais.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O G.R.E.S. Difícil é o Nome divulgou sua logo para o Carnaval de 2016. Com o enredo “IdeALICE– O Maravilhoso Mundo dos Sonhos”, os carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz pretendem brincar com os sonhos do público que estará presente no desfile da escola.

"Quem nunca quis ser Alice? Ou melhor, quem nunca pensou em viver num Mundo dos Sonhos? Nossa proposta é criar essa aproximação entre o público e a história tradicional, mas com uma proposta diferente, pois se você já sonhou em ser Alice, como seria? E por falar em Mundo dos Sonhos, o que isso representa para você? Seguiremos essa linha tênue entre a história como ela é contada no livro de Lewis Carroll e como o público (leitor) a IDEALIZA." explica o carnavalesco Rodrigo Marques.

A Difícil é o Nome desfilará pela Série D em 2016, na Estrada Intendente Magalhães.
O Acadêmicos da Rocinha abre nesta quarta-feira as inscrições para Oficina de Percussão. As aulas serão ministradas todas as quartas na quadra da agremiação das 20h às 22h, sob o comando de Mestre Bolacha, presidente da bateria.

Para os interessados em participar da Oficina de Percussão é necessário comparecer à quadra às quartas-feiras para realizar a inscrição. Os documentos necessários são: cópia do documento de identidade, uma foto 3×4 e comprovante de residência. A quadra do Acadêmicos da Rocinha está localizada na Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado – RJ.

Em 2016, a princesinha da Zona Sul abrirá os desfiles da Série A na sexta-feira de carnaval.
Foto: Rodrigo Borges *** 
No último sábado, a Vizinha Faladeira abriu suas portas para receber os amigos, a comunidade e o público. Com uma super feijoada regada a muito samba, a escola campeã do grupo D mostrou que não vem para brincadeira.
Mantendo a ótica de seu trabalho, com muito planejamento, deu logo um sacode no primeiro evento.
Mantendo a equipe de 2015, com poucas modificações integrou os novos coordenadores de passistas Didi e Bia, que mostraram logo na estréia, que o samba no pé terá vez na tradicional Vizinha Faladeira.
O Samba da Cartola fez ecoar no ar antigos sucessos do samba de raiz, trazendo à tona antigas canções de renomados compositores, fazendo o público cantar e sambar muito. O convidado do dia foi Anderson Paz, intérprete oficial da Unidos do Porto da Pedra, que brindou a "galera" com demais sucessos de raiz e sambas de enredo.
O ponto culminante do dia e, muito esperado por todos foi o lançamento do enredo que a escola levará para a avenida em 2016.

O carnavalesco Jean Rodrigues, abordará o tema da locomoção humana. Com o título "ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE", a Vizinha mostrará em seu desfile como o homem se deslocou através dos tempos, desde a invenção da roda até os dias de hoje.
"O campeonato de 2015 era uma aposta, só dependia de trabalho. A intenção é repetir  e que seja um trabalho avassalador. Trabalhei muitos anos com Paulo Barros. Vejo ele , como um grande observador que é, enxergar coisas comuns que estão à nossa volta, e o transporte é uma delas. Eu acho que dá samba e se Deus quiser vai dar título. Gosto de usar o clássico e o moderno aliados. Temos concorrentes à altura e vai ser uma boa competição." Disse ele.

Os compositores interessados em concorrer ao hino oficial da agremiação podem pegar no link abaixo ou solicitar a sinopse, pelo e-mail divulgacao@ritmocarioca.com.br. A apresentação dos sambas será no dia 15 de junho.







segunda-feira, 13 de abril de 2015

Foto: Diego V.Lopes / RITMO CARIOCA
Por: Yngrid Lopes  ** 

Azul e branca de Madureira comemorou seus 92 anos de fundação no último sábado, dia 11 ***

No último sábado foi um dia de glória para a majestade do samba, tão bela, orgulhosamente a querida Portela comemorou mais uma primavera com uma festa pra ninguém colocar defeito. Com entrada franca, o povo teve a oportunidade de participar da festividade que contou com a inauguração da nova capela construída no interior da quadra, um pedido antigo de Tia Dodô, ex porta bandeira que se transformou em um ícone do samba e figura que fez história na Portela.

“Para nós portelenses, o aniversário de 92 anos foi o marco de um acontecimento muito especial. Há 45 anos Tia Dodô vinha pedindo um espaço para exercício da fé em nossa quadra, e nós, felizmente, conquistamos esse feito. Tenho certeza que hoje, esteja onde estiver, ela está muito feliz,” explica Marcos Falcon, vice-presidente da escola. Para o dirigente, a Portela vive, hoje, um momento de grande expectativa já que há muitas especulações sobre o enredo que terá a marca do badalado carnavalesco Paulo Barros em 2016. “ As especulações me entristecem muito porque não temos enredo definido, não foi elaborada nenhuma sinopse. Aviso aos portelenses: fiquem tranqüilos porque o que for decidido, sem dúvida, será o melhor para a Portela,” diz.

Além da manifestação de fé na capela da escola pela manhã, o restante do dia ficou marcado por uma festa muito amistosa, conduzida por grandes nomes da nova geração de sambistas como Renato da Rocinha, Leandro Fregonese, Alex Ribeiro, entre outros. Os componentes da ala de compositores da escola também marcaram presença como Ciraninho, idealizador do evento, e Celso Lopes, um dos compositores do samba enredo de 2015 - “Imaginario, 450 anos de uma cidade Surreal”. O compositor acredita que apesar do tradicionalismo da azul e branca, a escola sempre teve uma proposta inovadora e moderna.

“Apesar de tradicional, a direção da Portela tem mostrado que a escola está com uma proposta moderna. Isso ficou comprovado nos últimos desfiles, com o salto dos paraquedistas e o uso dos drones, por exemplo. Logo, a tecnologia é algo que está muito alinhado a agremiação. Paulo Barros é um visionário, um carnavalesco muito versátil. Acho que vai haver um casamento muito bom,” explica Lopes. O encontro desses bambas foi encerrado com o show de ritmo da Tabajara do samba e com um time de passistas que junto ao público subiu ao palco e se apresentou com muito samba no pé.


FOTOS : Diego V. Lopes / RITMO CARIOCA Jornal
Para ver o álbum completo click no link: ÁLBUM DE FOTOS







quinta-feira, 9 de abril de 2015

A quadra do Acadêmicos da Rocinha vai ferver nesta sexta-feira em mais uma edição do Festa Rio 40 graus, evento promovido em parceria com a FM O Dia que terá como atração principal o cantor Dilsinho.

A festa começará as 23h com as seguintes atrações Grupo Pura Amizade, Os Hawaianos, Mc Madimbull e os DJ´s Jota Effe, Bola e Fernandinho. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria da agremiação e nas lojas Paiol do Surf.

A classificação etária é de 18 anos. A quadra do Acadêmicos da Rocinha fica na Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado – RJ. Mais informações pelos telefones 21 99380 0967 e 21 99118 5135.

Valor dos ingressos:

Ingressos:
Pista 40° ( área frente do palco)
Masculino R$30.00
Feminino R$25.00

Área Vip
Masculino R$25.00
Feminino R$20.00

Segundo lote na Paiol do Surf Valão
Masculino R$20.00
Feminino R$15.00

Serviço: Festa Rio 40 Graus

Data: 10 de abril

Endereço: Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado – Rj

Horário: a partir das 13h

Classificação: 18 anos


Com o fim da quaresma, muitas escolas de samba abrem as portas e recomeçam os trabalhos rumo ao Carnaval 2016. Para as agremiações e associações de escolas de samba que ganharam o campeonato de 2015, o recomeço tem um gostinho pra lá de especial e a motivação de continuar a fazer um bom Carnaval as acompanha durante todo o ano. E é com o pé direito que a Vizinha Faladeira escola do bairro de Santo Cristo recomeçará os trabalhos no próximo dia 11 de abril.

A campeã do carnaval 2015 no grupo D promoverá um evento para oficializar seu retorno regado a feijoada e muita animação, com o grupo Samba da Cartola - grupo premiado pelo festival internacional de televisão com a série na roda do samba 1, e a participação de Anderson Paz - intérprete da Unidos do Porto da Pedra . O público terá a oportunidade de conferir de perto o show da bateria, do casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e do intérprete Marcelinho, que vão se apresentar no encontro mostrando um pouco do show que levaram para a avenida este ano.

Mas o ponto principal do evento será o lançamento oficial do enredo que a escola levará para avenida em 2016, através do trabalho do carnavalesco Jean Rodrigues e sua equipe. Com o título "ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE", o tema será desenvolvido sobre a locomoção do ser humano desde os primórdios da humanidade, desde a invenção da roda até os dias atuais.

No sábado haverá a explanação do enredo e os compositores já poderão pegar a sinopse, pois a apresentação dos sambas concorrentes para o Carnaval 2016 está marcada para o dia 15 de junho.

A diretoria convida os amigos e o mundo do samba para esse momento de comemoração e integração.


Serviço:

FEIJOADA DA VITÓRIA e LANÇAMENTO OFICIAL DO ENREDO 2016

Atrações: Grupo Samba da Cartola e Convidados

Data: 11 de abril

Horário: 13 horas

Feijoada + Camisa = 20,00 (vinte reais)

Mesa 10,00

Estacionamento no local 10,00

Local: Rua da Gamboa 345 ao lado da Cidade do Samba / em frente ao barracão da Grande Rio

Entrada Franca
Em 2015 o enredo "Do Brasil para o mundo nosso Axé: Erva Guiné!" deu a verde e rosa do Lins a 3a colocação. Para 2016 a agremiação promete trazer um enredo forte e fazer outro belo Carnaval.
"Não subimos para o grupo B por pouco. Mas temos certeza que em 2016 as coirmãs terão trabalho conosco, porque vamos para ganhar o título." Afirma o vice-presidente Jorge Torresmo.

E para anunciar oficialmente o enredo, nada melhor do que uma bela comemoração. Neste sábado, a Lins Imperial fará em sua quadra o CHURRASCO DA AMIZADE. A partir das 13 horas, os portões estarão abertos para receber os amigos, curtir um samba do bom, um pagode e, com o carnavalesco Luiz Di Paulanis e diretoria, dar o primeiro passo rumo ao Carnaval 2016.

SERVIÇO

CHURRASCO DA AMIZADE

DATA: 11/04/2015

HORÁRIO: 13h

LOCAL: Rua Lins de Vasconcelos 623 - Lins

ENTRADA FRANCA

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Drika e Wagner - foto: Claudinho Costa **
Ela, Adriana Mondjian Oliva - 29 anos,  nascida  em São Paulo capital, no hospital Santa Catarina.

Nos Gaviões, todos a chamam de Drika, na faculdade e outros lugares, Adrianinha.

Da torcida pelo Corinthians ao samba, foi um pulo.



"Nasci Corinthiana. O samba entrou na minha vida através da minha irmã com seu fanatismo pelo Corinthians. Quando ela se associou à torcida, um dos seu primeiros empregos foi lá como secretária do carnaval.
A Gaviões tinha um menino que era adorado por todos da torcida, o" Buiú". Ele era pandeirista e existia uma corrente para colocarem um casal de mestre-sala e porta-bandeira mirim, pois não tínhamos e, naquela época, acreditavam nessa necessidade, pois fazia parte da cultura de praticamente toda as escolas de samba. Foi quando perguntaram para minha irmã se ela não conhecia alguma menina. Ela comentou que tinha uma irmã de 8 anos (em 1995) e que fazia ballet. Ela chegou em casa e falou : vai lá no ensaio querem te conhecer! Eu fui, e não tem um ano desde então que o samba ficou fora da minha vida."
 Disse ela.


Formada há dez anos em ballet clássico, Drika absorve na arte da dança o aprendizado para seu desenvolvimento como porta-bandeira. São 21 anos de bailado junto ao pavilhão de uma agremiação.
"Me espelhei em algumas ! Eu seguia os passos da Cleo, que foi uma porta-bandeira que me ensinou muito. Junto Com ela tinha a Idely. "

O Rio de Janeiro também teve alguma influência em seu bailado. Admiradora de Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis, procurava aprender e agregar estilos a fim de compor sua própria identidade na dança. 
Adriana Gomes, atual porta-bandeira da Mancha Verde, assim como Ana Reis da Águia de Ouro, também são importantes referências para essa menina guerreira, que se divide entre a dança, a famosa "malhação" para manter a forma e ainda sobra um tempinho para curtir uma comida japonesa.
A leveza da bailarina, contrasta com os movimentos praticados em aulas de muay thai na academia de Mestre Gibi, corrida e musculação. Tudo isso, para poder aguentar a maratona de ensaios rumo ao Carnaval.

O templo do samba paulistano, o Anhembi, hoje bastante íntimo para Drika, já foi digamos um... gigante?!

"Na primeira vez que pisei no Anhembi eu era muito pequena, minha mãe tinha  medo de eu me perder. O tamanho era coisa de outro mundo mesmo! (risos). Foi animal, eu adorei! Foi tudo muito lindo !" Exclamou ela.

Hoje, ela se orgulha de dizer que lembra de um desfile inesquecível. 
Campeonato de 1999, quando a Gaviões desfilou com o enredo:" O Príncipe Encoberto ou a Busca de Dom Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão," desenvolvido pelo carnavalesco  Roberto Szaniecki; e o samba de 2002, Xeque Mate. Ambos, são momentos que Drika terá sempre em sua memória.

A sintonia com seu mestre-sala Wagner, é frisada por Drika como um ponto forte na performance do casal. Também a graça do bailado, pode ser melhor desenvolvida nas coreografias quando o samba é mais cadenciado, explica ela.
"Danço com meu mestre-sala há 5 anos. Temos total sintonia, nos conhecemos pelo olhar. Montamos nossa coreografia e a professora que nos ajuda . Nos ensaios específicos, limpa os movimentos !"

Ao falar da escola não se faz de rogada e diz ser merecedora de ostentar o pavilhão.
"Sou a promessa da Gaviões como sempre me falaram ! Sou a primeira porta-bandeira que a escola tem que é cria da casa desde mirim. Cem por cento por amor. Ao mesmo tempo que estou realizando um sonho, estou traçando mais uma história dentro da escola. Tudo isso, graças a Deus, minha mãe que eu amo tanto, sem ela nada disso estaria acontecendo. É claro,  a minha determinação e principalmente paciência por esperar um processo sem regras." Conta ela.


De forma divertida, Drika nos mostra que existe a diferença entre a torcedora e a guardiã do símbolo maior da agremiação. "A diferença da Drika, aquela mulher elegante que carrega o pavilhão, da Adriana? uma louca da arquibancada? Bem, uma é tipo a jogadora, que joga no time da torcida e que precisa da torcida para apoiá-la. A outra, é uma torcedora que apoia o clube ! Que é o motivo da existência de tudo isso inclusive." Enaltece ela.

Após o carnaval de  2014, o casal Wagner e Adriana passaram a ser o primeiro casal da agremiação corinthiana.
Alegre, criativa e perfeccionista, Drika tem o seu lado de menina mulher. Nas horas de folga gosta de dormir, namorar, ir ao cinema, teatro, eventos de luta...ufa! ela é danada ! 

Primeiro ano como primeiro casal e agraciados com um Estandarte de Ouro.
"Foi uma verdadeira surpresa para nós , mas muito gratificante. Sabemos que estamos no caminho certo e sabemos que temos muito à aprimorar ainda, e vou te contar, a ficha demorou a cair." Diz ela emocionada.

"A todos os leitores do Ritmo Carioca, quero deixar um grande abraço. E a você Tadeu Paulista, sem palavras, muito obrigada por estarmos inaugurando sua coluna. Sucesso a nós todos." finaliza.




COLUNISTA - CONEXÃO (SP)
Reportagem: Tadeu Paulista
Texto: Lia Amorelli
(RITMO CARIOCA Jornal)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Coreógrafo Alexandre Henrique
Desfile de 2015 do Gres Rosa de Ouro **
Foto: Rodrigo Borges **
**Por Yngrid Lopes**

Saudar o público, apresentar a escola de samba, combinar criatividade e sintonia em frente aos jurados com coregrafias arrebatadoras e, ainda, carregar uma indumentária para ninguém botar defeito. Essas são as funções de uma comissão de frente digna de um bom desfile.  Entretanto, dependendo do enredo, apresentar todos esses quesitos sem a utilização de tripé, exige bastante esforço e concentração. E é isso que os heróis do grupo de acesso tem feito desde 2014, ano em que passou a vigorar a não utilização de tripés pelas escolas da série A.

A norma ditada pela Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ) representa uma faca de dois gumes. Sem o tripé, o pavilhão ganha destaque e a comissão de frente se vale única e exclusivamente pela qualidade das coreografias. Em contrapartida, os integrantes tem que aguentar uma maratona de 55 minutos sem deixar a peteca cair. Há quem seja a favor da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) implementar tal medida no grupo especial, pois, explora mais a irreverência e criatividade na passarela da Sapucaí.

Acho fantástico a proibição do tripé pela LIERJ e acredito que a LIESA também deveria aderir. Isso deixa a escola mais limpa e o coreógrafo tem que usar mais a criatividade para compor o trabalho, tem que trabalhar mais a dança. Pra mim, o tripé virou um carro alegórico, descaracteriza a essência de uma comissão de frente que é apresentar e representar a escola”, explica Alexandre Henrique , popularmente conhecido como Alexandre do Arranco, um coreógrafo que todos os anos encara o incrível desafio de treinar pessoas que não são bailarinos profissionais para fazer um trabalho brilhante na comissão de frente.

Diante dessa realidade,  as escolas do acesso contam com o comprometimento e o empenho dos integrantes de suas comissões de frente. São inúmeros ensaios que demandam muito esforço físico rumo ao grande dia.“No grupo A o trabalho físico é grande. São 4 meses de esforço, são pessoas que não são bailarinos profissionais mais tem amor ao carnaval. Usamos mais a criatividade do coreógrafo,” afirma Alexandre.

Para o profissional, quando uma escola da série A ascende ao grupo especial, a concorrência acaba se tornando desleal.Uma escola que subiu para o especial agora, não tem a mesma potência de valor aquisitivo de uma que já está lá há algum tempo. Então fica muito fácil pegar um tripé monstruoso colocar 40 pessoas, onde há um revezamento, cada hora se apresenta um, logo não há um desgaste físico muito grande. A diferença de que sobe, é que não terá a mesma oportunidade de utilizar um tripé monstruoso pra colocar esse contingente de pessoas”, explica.  

Ainda assim, o tripé não é garantia de uma nota 10 no quesito comissão de frente. O próprio Alexandre já teve a feliz experiência de conquistar a nota máxima sem precisar desse recurso. “Tivemos um 10 com a Vizinha Faladeira, não tínhamos tripé, mostramos apenas a criatividade. Mas nessa época o carnaval era diferente, as pessoas eram movidas única e exclusivamente pelo amor. Hoje vejo muita gente que não veste mais a camisa do samba, o que vale é a grana. O carnaval não é mais como antigamente, mas é um trabalho gostoso, vicia, a cada ano queremos mais”, pontua.
Foto: divulgação **
Iniciando a montagem da equipe que irá defender o pavilhão vermelho e branco da zona oeste no próximo desfile, a Renascer de Jacarepaguá contrata Alcides Kenga para comandar a direção de carnaval no próximo ano.

Kenga conquistou como diretor de harmonia um bi-campeonato pela Mocidade (1990 e 1991) e um campeonato pela Estácio de Sá (1992). Na função de diretor de carnaval foi vice-campeão pela Rocinha (1996) e campeão pela Viradouro (1997). Além dos títulos teve passagens pela Porto da Pedra, Grande Rio, Tucuruvi, Unidos de Padre Miguel (2012, 2013 e 2014) e direção de carnaval da LIERJ (2015).

-Fiquei duplamente feliz com a recuperação do presidente Salomão e pelo convite para ser o diretor de carnaval desta promissora escola. Espero dar continuidade ao trabalho de ascensão da agremiação. Minha intenção é somar com a escola e estou disposto a trabalhar muito para retribuir a confiança do presidente. – declarou o diretor.

No dia 23 de abril, a Renascer de Jacarepaguá promoverá em sua quadra de ensaios a Feijoada de São Jorge com a apresentação de seus segmentos para o Carnaval 2016.

A quadra de ensaios fica localizada na avenida Nelson Cardoso, número 82 - Largo do Tanque, em Jacarepaguá.
foto: Eduardo Hollanda **
A direção do Paraíso do Tuiuti renovou o contrato com o experiente diretor de harmonia, Luiz Carlos Amâncio, para o carnaval de 2016, o diretor está muito confiante com todos os segmentos e comunidade, pois, a direção da escola fez de tudo para manter o time de 2015.

”O trabalho não pode parar, vamos trabalhar mais forte para chegar ao tão sonhado paraíso.” Declarou Luiz Carlos Amâncio – diretor geral de harmonia.

O grupo de diretores de harmonia do Paraíso do Tuiuti, comandado por Luiz Carlos Amâncio, foi contemplado com os prêmios de melhor harmonia da série A carnaval 2015, pelo: Oscar do Samba e pela Sociedade Recreativa dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro, conhecido como SORDHESERJ.
foto: Jaylton Pimentel **
No último domingo, dia 5 de abril, a escola de samba Paraíso do Tuiuti, completou 63 anos de fundação. Devido a Páscoa, a direção da agremiação agendou uma nova data para comemoração do aniversário da escola, que será na próxima quarta-feira, dia 8 de abril, a partir das 20h na quadra da agremiação com apresentação de todos os segmentos. 
O intérprete Daniel Silva cantará sambas antológicos, ao som da bateria “Super Som” comandada pelo mestre Ricardinho.



Serviço:

G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti

Aniversário de fundação da agremiação

Data: Quarta-feira, 8 de abril de 2015

Horário: A partir das 20h

Endereço: Campo de São Cristóvão nº 33 em São Cristóvão – RJ, em frente à feira de São Cristóvão

Entrada franca

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Severo Luzardo e Claudia Mota **
**Por Yngrid Lopes**

“Silas Canta Serrinha” : Dirigentes, Baluartes e comunidade abraçam o tema **

Nesta quinta-feira, 02 de abril, o G.R.E.S Império Serrano promoveu encontro na quadra para que os membros da escola fossem apresentados à sinopse do novo enredo da agremiação. Dessa vez, os preparativos para o maior espetáculo do mundo começaram cedo e, a expectativa é de que o Império cresça na avenida de uma forma mais madura, já que a escola contratou profissionais de altíssimo gabarito para a conquista do título em 2016.

“Hoje, está acontecendo um resgate da família imperiana, a escola contratou pessoas de peso. Agora temos um excelente cantor - Pixulé e a coreógrafa Claudia Mota, no comando da comissão de frente. Enfim estamos conseguindo nos fortalecer com esses acontecimentos super positivos para nós”, explica Vera Lúcia, presidente do Império Serrano.

Quanto ao enredo, o que de fato será trabalhado na avenida não é a história de vida de Silas de Oliveira, baluarte do Império Serrano, cujo centenário é comemorado em 2016. Na verdade, o Silas contará a história da Serrinha. “Silas de Oliveira canta a Serrinha, berço do samba em Madureira. Estamos utilizando o compositor em primeira pessoa na narrativa do enredo, passando pela Serrinha, na qual estão inseridas suas composições,” explica Paulo Santi, diretor de carnaval da escola.

Durante o encontro, o carnavalesco Severo Luzardo narrou a sinopse do enredo e deixou claro que o Império preservará a corrente tradicionalista que faz parte da identidade da verde e branco de Madureira. “A escola é fundamentalmente solidificada pelo tripé fé, raiz e herança. Vamos pensar no que tem maior valor e agrega no carnaval - o Imperiano. Acredito em escolas assim, que dão espetáculo através de sua honrada tradição,” diz Severo.


Entretanto, a escola não se mostra totalmente fechada as influências do carnaval contemporâneo. O diretor de carnaval acredita que mudanças são sempre bem vindas mas é preciso cautela na hora de levar para dentro da escola. “Precisamos inserir o Império Serrano dentro do contexto dessas novas tecnologias que hoje habitam as escolas de samba, sem que a escola perca sua carcterística, identidade. E está havendo esse entendimento, o Severo é muito aberto ao diálogo com a comunidade e com os baluartes da escola que estão super felizes com o que está sendo desenvolvido para 2016”, afirma Paulo Santi. ·      

Mesmo com importantes contratações, o Império Serrano enfrenta alguns desafios que aos poucos estão sendo superados. O fato de termos feito um grande desfile, não anula o fato de que é preciso um excelente carnaval com recursos reduzidos. Este ano fizemos carnaval com muita dificuldade, passamos pela prova dos 9 e aprendemos a fazer um carnaval belíssimo com pouco recurso,” conlui Santi.

LEIA A SINOPSE DO ENREDO: "SILAS CANTA SERRINHA"


NOTÍCIAS

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui
É SÓ CLICAR E ASSISTIR ! UMA PARCERIA DE SUCESSO !

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

OUTROS CADERNOS

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter