quinta-feira, 14 de maio de 2015

Em tempos de crise hídrica nada melhor do que ressaltar a importância da água, elemento vital para todo ser vivo, fonte de soberania alimentar, a mesma pela qual viemos ao mundo e permanecemos durante 9 meses. E para fazer uma viagem no tempo e contar como os seres humanos se relacionaram com a água ao longo dos séculos, a comunidade do bairro da Barra Funda promete sacudir a avenida com o enredo “Das águas sagradas de Oxum, Yemanjá e Oxalá, camisa Verde Branco dá um banho de alegria, banhando o corpo e lavando a alma” do carnavalesco Anselmo Brito.

“Pediremos as bençãos desses orixás para que possam nos banhar com as suas águas cristalinas e dar todo aquele axé para o Camisa Verde e Branco no Sambódromo. Nessa longa viagem nós vamos para o Egito antigo aonde a história começa. Lá ocorreu o primeiro ato de se banhar. Também vamos até os templos gregos, quando começamos a utilizar o banho de forma divinal, tendo o corpo e a alma limpa para os deuses,” afirma Brito, carnavalesco que acumula uma vasta experiência de quem já foi aderecista de diversas agremiações do carnaval do Rio, como Império Serrano, Rocinha, Portela e Salgueiro, entre outras.

E não para por aí. Dando continuidade a relação do homem com o elemento água, a verde e branco também vai retratar os tipos  de banho, em 2016: o de chuva, sol, gato, lua e os banhos milagrosos, das mães de santo e babalaôs. “Com a falta d’água em evidência, vamos pedir aos deuses não só a água para banhar o corpo, mas vista como fonte de elemento, fonte de vida,” explica Brito que já tem 25 anos de história no mundo do samba. E é com essa experiência e energia que o carnavalesco vai explorar o enredo e convocar a todos os segmentos para um ritual de fé e devoção. Camisa Verde e Branco convoca todos os seus orixás.

Texto: Yngrid Lopes
Repórter: Tadeu Paulista
Foto: Rodrigo Borges


0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter