Sede das Cias recebe “Hamlet ou morte!”, do grupo Os Trágicos.

Espetáculos baseado em obras shakespearianas é apresentado com som produzido ao vivo

Até dia 24 de abril, a Sede das Cias recebe “Hamlet ou morte!”, do grupo Os Trágicos. Dirigido e adaptado por Adriana Maia, o espetáculo, com dramaturgia construída a partir do repertório shakespeariano, conta a história de quatro larápios que se encontram na prisão de Clink, na Londres elisabetana, e são condenados à morte pelos pequenos delitos que praticaram: furto e adultério Os quatro recebem a visita de um padre para que se confessem antes da execução e, neste momento, cada um dos personagens narra a sua história com o intuito de justificar as faltas cometidas.

 Na história final sabemos que um bobo pilantra e seu comparsa, um charlatão cheio de truques, teriam afanado um manuscrito de um tal William Shakespeare. E este manuscrito nada mais é do que um dos originais de A tragédia de Hamlet. Condoído pelos relatos, o padre, então, propõe ao grupo de trapaceiros que ensaiem aquela peça e apresentem o espetáculo para Rainha Elisabeth I, em troca de seus indultos. Se a rainha gostasse do resultado todos seriam perdoados, caso contrário, cabeças deveriam rolar.

Em Hamlet ou morte! a Rainha será a nossa audiência e o elenco de atores de Os Trágicos espera que esta audiência os absolva com aprovação, pois nenhum dos intérpretes gostaria de perder sua cabeça. E que os “crimes” encenados sejam perdoados com muitos aplausos.

FICHA TÉCNICA
Grupo: Os Trágicos
Autor: adaptação de obras shakespearianas
Elenco: Diogo Fujimura, Gabriel Canella, Mathias Wunder, Pedro Sarmento e Yuri Ribeiro
Direção e Adaptação: Adriana Maia
Cenário e Figurino: Adriano Ferreira
Programação visual: Rodrigo Drade
Audio visual: Diogo Fujimura 
Diretor de Produção: Mathias Wunder
Produção: Os Trágicos e Lotus Produções

SERVIÇO
Temporada: 1° a 24 de Abril
Local: Sede das Cias (Rua Manuel Carneiro, 12 - Escadaria Selarón – Lapa)
Telefone: (21) 2137-1271
Horário: Quartas, Quintas e Sextas, às 20h
Gênero: Comédia
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Preço do Ingresso: R$30 (inteira)
Bilheteria: aberta 1h antes de cada sessão, pagamento somente em dinheiro


SOBRE O GRUPO
Em maio de 2014 o grupo carioca Os Trágicos reuniu-se para ensaiar um esquete inspirado no texto Hamlet em 15 minutos do notável autor inglês Tom Stoppard. O trabalho foi inscrito no 4º FESTU-Rio ( Festival Universitário do Rio de Janeiro) e proporcionou aos integrantes as seguintes premiações:
- 1º lugar juri popular
- 1º juri técnico – Melhor Esquete (o júri era composto por artistas renomados do meio teatral carioca como Zezé Polessa, Tonico Pereira e João Fonseca entre outros)
- Melhor figurino (pela inovação e aproveitamento de peças cotidianas)
- Melhor cenário (pela funcionalidade e originalidade)
- Melhor ator (dois atores do elenco foram indicados – Yuri Ribeiro e Mathias Wunder - cabendo ao primeiro ser laureado com o prêmio)
O esquete condensava a tragédia shakespeariana resultando um espetáculo de apenas 15 minutos onde as cenas chaves da peça e os ditos mais famosos eram apresentados de forma a imprimir um caráter de velocidade, esta protagonista dos novos tempos.
O espetáculo Hamlet ou morte! é uma ampliação deste trabalho e se debruça sobre várias outras obras shakespearianas (Sonho de uma noite de verão, Medida por medida, Noite de reis, Como gostares e As alegres mulheres de Windsor) com o intuito de aperfeiçoar a dramaturgia já existente no esquete e trazer para a cena a sua contemporaneidade sem esquecer a natureza poética do bardo. Muitas vezes falta interesse do público em assistir o repertório dito clássico em razão de encenações rebuscadas e empoeiradas que não contemplam o olhar popular, simples e direto existente nos textos de Will Shakespeare. Isto sem falar na dinâmica entre os gêneros teatrais – tragédia e comédia – encontrada em qualquer texto do mais famoso autor inglês de todos os tempos. Por outro lado, Hamlet ou morte! é um espetáculo que não abre mão dos enredos sofisticados e complexos como também da tipologia de seus personagens (o bobo, o homem engraçado, o jovem que faz as personagens femininas, o homem nobre, o marido ciumento entre outros) que proporciona o deleite de todas as plateias do mundo.

Dados do Grupo:
Os Trágicos é um grupo teatral que formou parceria com a produtora Lotus Produções para realizar este espetáculo.

Produção - "Os Trágicos"




Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.