O SOM DE EMERSON LEAL INVADE O VERÃO MUSICAL NO CASTELINHO

Dia 10 de março, é a vez do cantor baiano Emerson Leal apresentar o seu trabalho musical, dentro da programação do Verão Musical no Castelinho. A programação no Centro Cultural Oduvaldo Vianna filho segue pelo mês de março com shows de Clara Valente (17/03), Rafael Rocha (24/03) e Martheus Von Krüger (31/03). A entrada é franca e o show começa às 20h.

Residente no Rio desde 2008, o cantor, compositor e guitarrista lançou seu primeiro trabalho solo, “Emerson Leal”, em 2012. Atualmente, ele está na reta final de produção do segundo CD, que sai no primeiro semestre desse ano e tem o single “Não desperdice palavras” como carro-chefe. Para o show no Castelinho, Emerson vai apresentar um repertório com canções autorais “Mais da cama que da fama”, “(Que é que te deu) De repente“, além de “Doce” e “No Japão - ambas de Emerson e Oto Paim – e “Blues da vampira” (Eduardo Pinheiro).

O projeto Verão Musical no Castelinho tem curadoria de Jorge Lz, e a proposta é aproveitar o espaço público para promover, gratuitamente, espetáculos culturais que divulguem artistas que estão se destacando no meio musical. Ao todo, o projeto apresentará 15 shows, em formato pocket, até maio. O patrocínio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Verão Musical no Castelinho é produzido pela Zucca Produções, que atua, desde 2004 no meio cultural e tem no currículo peças de teatro, espetáculos de dança, exposições e festivais de música brasileira. Também são responsáveis por lançamentos de música popular e erudita.



Sobre o Castelinho

Projetado em 1916 pelo italiano Gino Copede, o Castelinho teve sua construção finalizada em 1918 pela Construtora José da Silva Cardoso e Silva. A edificação eclética, obviamente de tendência italiana, mistura elementos de estilos e épocas diversificados: barroco, renascentista, neogótico francês e art nouveau.



Realizado para servir de residência ao proprietário da mesma construtora, Joaquim da Silva Cardoso e sua esposa, o espaço foi ocupado pelo casal até 1932, quando foi vendido para um rico imigrante português. O último proprietário do castelo foi o senador Mendonça Martins até 1964, quando ele faleceu e o imóvel passou a integrar o espólio da família, dando-se início a um tumultuado processo quanto ao seu destino. A decisão final sobre a ocupação aconteceu em 1983, quando Pedro Nava, então presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, aprovou o tombamento do famoso prédio da Praia do Flamengo, por meio do Projeto 464/84, Lei Ordinária 606/84.



Em 1989, depois de sucessivas ocupações irregulares e predatórias, iniciou-se a restauração do prédio. Finalmente, em 20 de dezembro de 1992, a Prefeitura entregou o “Castelinho do Flamengo” à população, convertido então no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), em homenagem ao grande dramaturgo, mais conhecidocomo Vianninha, que construiu sua carreira no Rio de Janeiro.



PROJETO VERÃO MUSICAL NO CASTELINHO



Dia 10 de março – terça-feira - 20h

Show de Emerson Leal

Garagem do Castelinho

Praia do Flamengo 158 - Flamengo

Tel: 21.2205-0655

Capacidade: 50 pessoas

Censura livre

Entrada Franca



PRÓXIMOS SHOWS

Dia 17/03 - Clara Valente

Dia 24/03 - Rafael Rocha

Dia 31/03 - Martheus Von Krüger

Dia 07/04 - Beach Combers

Dia 14/04 - Vanessa Longoni

Dia 21/04 - Lívia Nestrovski e Fred Ferreira

Dia 28/04 - LiberTrio

Dia 05/05 - Edu Krieger

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.