segunda-feira, 16 de março de 2015

O Carnaval de Niterói tem mais um motivo para se orgulhar. Com desfiles que vem crescendo a cada ano, as escolas do município vizinho ao Rio de Janeiro mostraram que também entendem muito de samba.

No último domingo, a UESBCN (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói) realizou a premiação dos melhores do Carnaval 2015 e comemorou o décimo aniversário de sua fundação. Personalidades escolhidas por um grupo de profissionais especializados que trabalhou nos desfiles,  receberam troféus pela performance na Rua da Conceição e no Carnaval da cidade.

O evento que foi realizado pela primeira vez, estava organizado e com presença maciça das escolas de Niterói.

No início, o público saboreou uma gostosa feijoada ao som do grupo "K entre Nós", com muito samba de raiz e, apesar do calor intenso, o evento foi aprovado pelos presentes, que aguardavam ansiosos o momento da premiação.

Além dos presidentes e diretorias das escolas e blocos, alguns representantes do poder público e instituições também prestigiaram o evento.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, esteve presente com a esposa, a rainha de bateria Raíssa Machado, da Unidos do Viradouro e, em algumas palavras chamou a atenção para o porte do evento, mencionando que é a primeira vez que as escolas de Niterói recebem esse tipo de comemoração, e que sempre acreditou no Carnaval da cidade. Tanto ele, quanto o prefeito Rodrigo Neves estão na expectativa para fazer um Carnaval cada vez melhor. 

No próximo ano existe a possibilidade de as escolas retomarem os desfiles oficiais na avenida Amaral Peixoto, também no centro, palco maior do evento nas décadas de 70 e 80, no chamado "apogeu do Carnaval" na cidade. O esforço em comum com a Neltur será feito para que as escolas recebam antecipadamente verba para aquisição de material a fim de confeccionar o seu Carnaval.

Os dirigentes da Uesbcn e da Neltur começarão a trabalhar  a partir desse mês, para a realização do Carnaval de 2016. O prefeito Rodrigo Neves revelou a intenção de começar a repassar a subvenção para as agremiações no segundo semestre desse ano.

O diretor presidente da Neltur (empresa de Lazer e Turismo de Niterói), Paulo Freitas, também citou a antecipação de verba e explicou que as escolas que tem a documentação pronta, reconhecidas e filiadas a UESBCN estão aptas a buscar patrocínios e recursos da inciativa privada, e ainda, que as escolas que prestarem conta de seu carnaval receberão 40% de subvenção em dinheiro e a antecipação da carta de crédito. Desta forma, elas terão tempo hábil para desenvolver melhor o trabalho.

O Deputado Federal Sergio Zveiter, também esteve presente e mencionou o reconhecimento do Carnaval de Niterói, citando ainda, a célebre frase contida na canção "Samba da Minha Terra", composto por Dorival Caymmi "...quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé".

Enfático, o vereador Carlos Magaldi, que lembrou do início de sua relação com o samba, na escola de samba Souza Soares, discursou sobre projeto de parceria da Prefeitura com a UESBCN, a fim de melhorar as dependências das agremiações de Niterói, assim como é feito no Rio. "Esta proposta beneficia não só as escolas, mas também um ganho na área turística e econômica da cidade. A construção de arquibancadas na Avenida Amaral Peixoto e uma estrutura melhor para os desfiles também fazem parte do projeto".

As homenagens especiais ainda se estenderam a outros convidados, como O rei momo Jorge Torquato, a rainha de bateria Raíssa Machado (Viradouro), Tony Lemos, entre outros.

Em breve entrevista, o Presidente da UESBCN , André Nogueira, enfatizou empolgado o resgate do Carnaval de Niterói e a mudança da Rua da Conceição para a Avenida Amaral Peixoto em 2016.



Ouça a entrevista:








A Folia da Viradouro foi grande campeã do Carnaval de Niterói. A escola de Santa Rosa foi agraciada pelos jurados com notas máximas em 19 dos vinte quesitos, perdendo meio ponto em Enredo. 

                                                                                                                   FOLIA DO VIRADOURO



SOUZA SOARES
Com um desfile beirando a perfeição para o enredo "Batuques e Mistérios", a campeã terminou a apuração com 195,5 pontos, seguida pela Sabiá, do Fonseca, (193). 


A exemplo do que aconteceu o ano passado, a Império de Araribóia, de São Lourenço, foi a terceira colocada, com 191 pontos.
A Souza Soares, que homenageou a rainha de bateria do Acadêmicos do Cubango, Cris Alves, foi a campeã do Grupo de Acesso, e a Combinados do Amor levantou                                                                                           o título do Grupo Especial de Enredo.


















0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter