Dia 26 de março Lançamento do novo livro de Ronize Aline Ficção e metaficção em "O ofício de Penélope"

Foto: Sandro Torres ** 
Ficção e metaficção em O ofício de Penélope
                                                                                                                                                    “Uma voz narrativa misteriosa e sedutora relata, num registro linguístico
enxuto e preciso, estórias mágicas e do mundo real cotidiano que
acumpliciam o leitor desde as primeiras linhas.”
Godofredo de Oliveira Neto,

Depois de estabelecer-se na literatura infantil e ter seus títulos selecionados por programas governamentais, Ronize Aline lança seu primeiro livro solo para o público adulto. Apesar de já ter participado de outras coletâneas – a nacional Manual literário para amar os homens (ou não) e a francesa Nouvelles du Brésil – é dessa vez que a autora tem a oportunidade de expor as diversas nuances de sua ficção.

São 13 contos em que referências reais e aquelas que só existem no reino do imaginário convivem lado a lado. Misturando traços comuns da oralidade com os do domínio da escrita, Ronize Aline desenvolve um estilo em que a história e a forma enredam-se num movimento contínuo de mostra-esconde. A orelha de Van Gogh, Acerto de contas, Trago a pessoa amada em três dias e O balançar dos cachos de Medusa são exemplos dessa pluralidade complementar. A metaficcão, onipresente na obra, traz contos dedicados exclusivamente à arte de escrever, como é o caso de Sob a traição das musas e do texto que dá nome ao livro.

Como diz o escritor Godofredo de Oliveira Neto na orelha do livro, “A habilidade da autora em amalgamar literariamente referências do real com uma dicção remetendo a universos que desafiam qualquer verossimilhança dão ao livro uma originalidade pouco comum nas nossas letras”.

RONIZE ALINE, catarinense que vive há anos no Rio de Janeiro, é escritora, jornalista, crítica literária e professora universitária. Atua como coach literária junto a novos autores em www.ronizealine.com.

Serviço: Ronize Aline - Lançamento do livro O ofício de Penélope (Contos)

Dia 26 de março de 2015, a partir das 19 horas

Espaço Telezoom :Rua Mario de Andrade, 48, Largo dos Leões, Humaitá

O ofício de Penélope (Contos)

de Ronize Aline

Editora Átame

R$33,00

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.