terça-feira, 24 de março de 2015


 ** Por Yngrid Lopes **

O bairro suburbano cantado em verso e prosa por grandes personalidades da MPB como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, tem motivo de sobra para comemorar mais um acontecimento histórico no mundo do samba. Sinônimo de tradição cultural, alegria e boemia, Madureira virou o reduto do G.R.E.S Acadêmicos de Madureira, agremiação que veio com tudo no Carnaval da Intendente para brigar por uma vaga no grupo D. Com o enredo “Vou comprar, vou sambar, Saravá! Do jongo à capoeira, chegou Madureira!”, a escola obteve a 8ª colocação no grupo de avaliação, o que representou uma grande conquista, tendo em vista as dificuldades enfrentadas  em 2014.

Sob o comando do carnavalesco Noan Hilton, que conta com um trajetória marcada por passagens em escolas de peso como Ilha do Governador e Império Serrano, o balanço do carnaval 2015 foi super positivo, tendo em vista que a escola não conseguiu levar o seu carnaval para a avenida no ano anterior. Logo, 2015 representou um divisor de águas na história da novata, que foi fundada em abril de 2013. “Foi planejado um show a parte, iriamos entrar com 420 componentes, mas não deu. Quando a outra metade do meu contingente chegou na Intendente, a escola já estava na metade do seu desfile. Mas foi ótimo ficar em 8.º, por questão de décimos, para uma escola que fez carnaval sem recursos. A comunidade lavou a alma por 2014 não ter desfilado e subiu o morro feliz”, afirma o carnavalesco.

Para muitos carnavalescos como Noan, os desfiles de rua dos grupos de acesso e avaliação representam um duplo desafio. Primeiro pela  falta de infra-estrutura e divulgação, e segundo, pela dificuldade de levar um contingente significativo de pessoas para a garantia de um bom carnaval. “Ser carnavalesco na Intendente Magalhães é padecer no paraíso. O que precisamos é de INVESTIMENTO, essa é a palavra. Iluminação, espaço para as escolas realmente se concentrarem, diminuição de camelôs. DIVULGAÇÃO por parte da prefeitura”, constata.

Dono de uma personalidade marcante onde a sinceridade e a transparência ganham destaque, Noan é um profissional que possui estilo próprio. Embora admire o trabalho de grandes carnavalescos como Cid Carvalho, Mauro Quintaes, Chico Spinoza e Roberto Szaniecki, possui uma metodologia de trabalho única, que mistura super produções sem quebrar a corrente tradicionalista. “Gosto muito do GIGANTISMO do Szaniecki. Procuro mesclar o grandioso com o tradicional. Ao mesmo tempo que gosto de fantasias, também gosto de trabalhar com figurinos. Amo reciclagem”, diz.

O Acadêmicos de Madureira conta com a força da comunidade de São João da Pedra, vizinha da Serrinha, que carrega em seu nascimento uma história de fé e superação. Um local que segundo a tradição nasceu de um milagre, pois, foi encontrada a imagem de São João em cima de uma pedra no alto do morro. A partir daí, em fins do século XIX, o local foi batizado e passou a ser um lugar de devoção. Com o passar das décadas, porém, ficou marcado pela violência do tráfico e conta com uma população muito guerreira e sofrida, mas a devoção e amor ao carnaval a torna um terreno muito especial. “A comunidade do morro São José da Pedra abraçou a escola e é por esta comunidade já tão sofrida que eu me dedico ao máximo para por este carnaval na rua”, finaliza Hilton.

Sobre o G.R.E.S Acadêmicos de Madureira:
Fundada no dia 07 de abril de 2013, a agremiação tem como presidente de honra Josimar, como presidente administrativa Fátima Malaquias ,e, tem como embaixador Kiko Alves e embaixatriz Tia Maria do Jongo. 

 Além disso, também conta com demais representantes de peso, entre eles estão: Quitéria Chagas - Rainha de Honra, Renato Sorriso - Rei de Honra, Nilce Fran e Valci Pelé.  Carrega em seu manto as cores verde, azul e branca em homenagem as escolas do bairro de Madureira - Império Serrano e Portela.

9 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

EVENTOS E SHOWS

ARTE E CULTURA

MODA - BELEZA - ESTÉTICA

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

LIESI ITABORAÍ - PROJETO GERAR

LIESI ITABORAÍ - PROJETO GERAR
Liga Independente das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro - Espaço Cultural LIESI

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter