terça-feira, 24 de março de 2015


 ** Por Yngrid Lopes **

O bairro suburbano cantado em verso e prosa por grandes personalidades da MPB como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, tem motivo de sobra para comemorar mais um acontecimento histórico no mundo do samba. Sinônimo de tradição cultural, alegria e boemia, Madureira virou o reduto do G.R.E.S Acadêmicos de Madureira, agremiação que veio com tudo no Carnaval da Intendente para brigar por uma vaga no grupo D. Com o enredo “Vou comprar, vou sambar, Saravá! Do jongo à capoeira, chegou Madureira!”, a escola obteve a 8ª colocação no grupo de avaliação, o que representou uma grande conquista, tendo em vista as dificuldades enfrentadas  em 2014.

Sob o comando do carnavalesco Noan Hilton, que conta com um trajetória marcada por passagens em escolas de peso como Ilha do Governador e Império Serrano, o balanço do carnaval 2015 foi super positivo, tendo em vista que a escola não conseguiu levar o seu carnaval para a avenida no ano anterior. Logo, 2015 representou um divisor de águas na história da novata, que foi fundada em abril de 2013. “Foi planejado um show a parte, iriamos entrar com 420 componentes, mas não deu. Quando a outra metade do meu contingente chegou na Intendente, a escola já estava na metade do seu desfile. Mas foi ótimo ficar em 8.º, por questão de décimos, para uma escola que fez carnaval sem recursos. A comunidade lavou a alma por 2014 não ter desfilado e subiu o morro feliz”, afirma o carnavalesco.

Para muitos carnavalescos como Noan, os desfiles de rua dos grupos de acesso e avaliação representam um duplo desafio. Primeiro pela  falta de infra-estrutura e divulgação, e segundo, pela dificuldade de levar um contingente significativo de pessoas para a garantia de um bom carnaval. “Ser carnavalesco na Intendente Magalhães é padecer no paraíso. O que precisamos é de INVESTIMENTO, essa é a palavra. Iluminação, espaço para as escolas realmente se concentrarem, diminuição de camelôs. DIVULGAÇÃO por parte da prefeitura”, constata.

Dono de uma personalidade marcante onde a sinceridade e a transparência ganham destaque, Noan é um profissional que possui estilo próprio. Embora admire o trabalho de grandes carnavalescos como Cid Carvalho, Mauro Quintaes, Chico Spinoza e Roberto Szaniecki, possui uma metodologia de trabalho única, que mistura super produções sem quebrar a corrente tradicionalista. “Gosto muito do GIGANTISMO do Szaniecki. Procuro mesclar o grandioso com o tradicional. Ao mesmo tempo que gosto de fantasias, também gosto de trabalhar com figurinos. Amo reciclagem”, diz.

O Acadêmicos de Madureira conta com a força da comunidade de São João da Pedra, vizinha da Serrinha, que carrega em seu nascimento uma história de fé e superação. Um local que segundo a tradição nasceu de um milagre, pois, foi encontrada a imagem de São João em cima de uma pedra no alto do morro. A partir daí, em fins do século XIX, o local foi batizado e passou a ser um lugar de devoção. Com o passar das décadas, porém, ficou marcado pela violência do tráfico e conta com uma população muito guerreira e sofrida, mas a devoção e amor ao carnaval a torna um terreno muito especial. “A comunidade do morro São José da Pedra abraçou a escola e é por esta comunidade já tão sofrida que eu me dedico ao máximo para por este carnaval na rua”, finaliza Hilton.

Sobre o G.R.E.S Acadêmicos de Madureira:
Fundada no dia 07 de abril de 2013, a agremiação tem como presidente de honra Josimar, como presidente administrativa Fátima Malaquias ,e, tem como embaixador Kiko Alves e embaixatriz Tia Maria do Jongo. 

 Além disso, também conta com demais representantes de peso, entre eles estão: Quitéria Chagas - Rainha de Honra, Renato Sorriso - Rei de Honra, Nilce Fran e Valci Pelé.  Carrega em seu manto as cores verde, azul e branca em homenagem as escolas do bairro de Madureira - Império Serrano e Portela.

9 comentários :

  1. Parabéns meu Pai...Desejo todo sucesso ao Senhor e a azul, verde e branca de Madureira!

    ResponderExcluir
  2. Noan Hilton! O que dizer desse grande ser humano e profissional do carnaval? Na verdade temos muito o que falar...
    Noan Hilton é sinônimo de qualidade e muita transparência em tudo aquilo que faz. Seja na Intendente Magalhães, na Rio Branco ou Marquês de Sapucaí, este carinha aí se dedica ao máximo ao seu pavilhão, com extrema competência, sempre bem humorado e querido por todos. Não é de hoje que acompanho o seu trabalho, que tem a marca de um homem caprichoso! Noan é na verdade um grande artista, um lindo príncipe negro defensor do nosso carnaval, e dono de um carisma sem igual.

    Por: Fabian Costa,Sambista.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu anjo...Te desejo muita sorte e sucesso,você é guerreiro e quem te conhece sabe como você faz tudo com muito amor e carinho e consegue com sua garra,talento e dedicação superar toda e qualquer dificuldade que aparace pelo caminho e tenho certeza que o próximo ano será tão maravilhoso como esse!

    ResponderExcluir
  4. Muitas vitorias ainda virão! O Acadêmicos merece, e o carnavalesco merecem... Exemplos de força e superação. Todo esforço há de ser recompensado....

    A caçula chegou, e pra ficar.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Noan! Muito orgulhosa de você! Excelente trabalho realizado! Em 2016 estaremos juntos novamente!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Noan!
    Muito feliz por você, que seja o início de muitas conquistas que virão.

    Grande abraço!

    Y.B

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de agradecer a toda comunidade qUe me apoia e confia em meu trabalho. Obrigado a equipe do Ritmo Carioca pela matéria e vamos com tudo para 2016 !!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos pela confiança em meu trabalho . Obrigado a equipe do Ritmo Carioca pela bela matéria. Muit feliz e vamos com tudo para 2016 !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um prazer termos feito essa matéria Noan você é competente e está deixando sua marca no carnaval carioca

      Excluir

Faça aqui o seu comentário.

Siga-nos por Email

Cidade e Entretenimento

Cidade e Entretenimento
Cidade - Eventos - Shows - Gastronomia - Turismo - Utilidade Pública

Arte e Cultura

Arte e Cultura
Teatro - Dança - Artes Plásticas - Literatura

Espaço VIP

Espaço VIP
Famosos - Artistas - Perfil - Biografia - Portfolio

Moda - Beleza - Estética

Moda - Beleza - Estética

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

Arame de Ricardo 2018 - Série B

TV G Rio - Jornal do Carnaval



Uma parceria Jornal Ritmo Carioca e Tv G Rio exibido AO VIVO no dia 31-07-2017.
O Jornal do Carnaval é transmitido toda 2a e 6a feira às 20horas AO VIVO na página do Facebook

Homenagem a Clara Nunes



Composição de Claudinho DVD
Intérprete: Léo Capoeira

Renascer de Jacarepaguá 2018



Samba Oficial Carnaval 2018

Sambas concorrentes Estácio de Sá 2018

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter