quarta-feira, 22 de outubro de 2014


O Rio ganhará, até o fim de 2015, quinhentos painéis de sinalização turística para pedestres. O projeto de “wayfinding” (encontre seu caminho), elaborado pela Secretaria Especial de Turismo, é inspirado no que já acontece em grandes polos turísticos mundiais. Nos totens, além de um mapa do ponto em que a pessoa está e dos arredores, também constarão informações sobre atrações turísticas, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos, para que o turista possa se orientar por conta própria.

O projeto piloto será implantando no Leme e em Copacabana. Em onze meses, a sinalização estará também nos demais bairros da Zona Sul, no Centro, na Barra e no Maracanã. O projeto já foi iniciado e atualmente encontra-se na fase de definição de layouts, escolha de cores e fontes.

- Pesquisas realizadas em cidades como Londres e Nova York indicam que, após a implantação do projeto de "wayfinding", cidadãos e visitantes ficam mais confiantes para explorar a cidade, pois contam com informação oficial e de fácil compreensão sobre locais de interesse nas áreas do seu entorno. Além disso, as placas contribuem também com o aumento do comércio nos bairros e incentivam práticas saudáveis como caminhada e ciclismo, dentre outros benefícios diretos - explica o Secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O projeto é executado pelo Consórcio Rio Inteligente, ganhador da licitação, no valor de R$ 13,7 milhões. O Consórcio, liderado pela ICON, conta ainda com a participação das empresas CSM Brasil, Valéria London Design, ETECE Engenharia e a londrina Applied, que realizou os projetos de Londres, Nova Iorque, Vancouver, Cleveland e Brighton.

- Não se trata apenas de colocar placas ou tótens. Nosso projeto vai muito além ao oferecer uma nova maneira do turista e do carioca descobrirem a cidade e seus atrativos. A fase mais complexa é a inicial, quando é feito todo o estudo e mapeamento das áreas onde os equipamentos serão implementados. Londres levou dois anos apenas estudando seus caminhos - esclarece Antonio Pedro.

- Estamos muito felizes por termos vencido a licitação e podermos participar deste projeto pioneiro na América Latina de Cidades Legíveis, e em especial por se tratar do Rio de Janeiro, referência de turismo do Brasil no exterior – comemora Luiz Mello, diretor de Negócios da ICON.

A Secretaria Especial de Turismo elaborou dentro de casa parte do trabalho que seria produzido por terceiros e com isto economizou mais de R$ 4 milhões em projetos. A verba é fruto de uma parceria com o Governo Federal por meio do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal.

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