terça-feira, 3 de junho de 2014


Para quem estava com saudades, no próximo domingo (8), a partir das 13h, tem Feira das Yabás. E a convidada do mês de junho, é a cantora Mariene de Castro. A abertura fica por conta do Grupo Jaqueira e logo em seguida, tem a roda de samba do cantor e compositor, Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A feira acontece sempre no segundo domingo de cada mês, com a roda de Samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz. A cada edição Marquinhos conta com um convidado especial. Já passaram pelo bairro de Oswaldo Cruz nomes como, Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Almir Guineto e Jongo da Serrinha, entre outros.

A feira das Yabás conta com o apoio da TV Globo e tem barracas de comidas de origem africana, como bobó de camarão, tripa lombeira e feijoada além petiscos de dar água na boca. 

Sobre Mariene de Castro
Mariene começou sua carreira profissional como vocal de apoio para a banda Timbalada, dos artistas Carlinhos Brown e Márcia Freire.
Em dezembro de 1996 dois produtores franceses procuraram a cantora, dizendo que estavam atrás de uma artista emergente. Mariene então seguiu para a França onde foi aclamada pela crítica especializada e comparada a Edith Piaf, cantora francesa reconhecida internacionalmente.

De volta ao Brasil, Mariene se apresentou nos palcos importantes da capital baiana como o Teatro ACBEU, Concha Acústica do Teatro Castro Alves, entre outros.

Conquistou em 2004, o Prêmio Braskem de Música e teve a oportunidade de gravar seu primeiro CD “Abre Caminho”. No ano seguinte, o trabalho foi premiado como o melhor disco regional no Prêmio TIM de Música.

Em 2006 a sambista Beth Carvalho a convidou para participar da gravação do último DVD/CD Beth Carvalho “Canta o Samba da Bahia”, quando foi considerada uma das maiores revelações da música local.

Em 2008, a cantora fez uma turnê pela Espanha e participou na trilha do longa metragem Mujeres Del Mundo, com a música “Elas Contam”, e na trilha sonora do filme “Ó Paí,Ó”, onde cantou a música “Ilha de Maré”.

A cantora Mariene lançou recentemente a sua nova turnê, com o repertório do álbum “Colheita”, o quinto de sua carreira.


Sobre a Feira das Yabás

Além de música na Praça Paulo Portela, a Feira das Yabás conta com 16 barracas de comidas típicas do subúrbio carioca, cada uma com um prato diferente. Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), ou seja, são as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias. Carinhosamente chamadas de "barraqueiras", as mulheres preparam ali pratos que parecem feitos especialmente para acompanhar as tradicionais rodas que atraem bambas do samba, como Monarco e Tereza Cristina, sem falar no diversificado público de turistas e cariocas das zonas Sul, Oeste e Norte, claro.

Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas Yabás remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca; entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo.

Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe; a barraqueira Romana vai de carré com couve a mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila) mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.

Evento acontece desde 2008

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012.

SERVIÇO:

Feira das Yabás - gastronomia e roda de samba

com Marquinhos de Oswaldo Cruz. Convidada; Mariene de Castro- Abertura do Grupo Jaqueira Quando: Domingo, 8 de Junho de 2014.

Hora: a partir das 13h

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro

Evento gratuito

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter