sexta-feira, 27 de junho de 2014

Foto: Jaylton Pimentel
Por Lia Amorelli


Dentre tantos acontecimentos que cercam a movimentação na preparação do Carnaval, esbarramos com a famosa dança das cadeiras, a troca de pessoal, escolhas de enredos, sinopses, e tantos outros detalhes. Mas não menos importante e às vezes, distante dos olhos de quem está acostumado com os meandros da folia momesca, estão pessoas e organizações que lutam pela preservação da cultura do samba, aproveitando a oportunidade para fazer dessa arte um belo projeto de socialização e cidadania.

Aproximadamente a 40 km do Rio de Janeiro, no Município de Itaboraí, nos deparamos com uma turma de profissionais que colocam no samba a força para o desenvolvimento de novos projetos.

Com dois anos de existência, porém com as atividades paradas, a LIESI - Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí, contando com o apoio da Petrobrás, Secretaria de Cultura e outras instituições e, através de sua atual diretoria, está criando a Fábrica de Sonhos. Quer devolver para a comunidade, a cultura do Carnaval da região parado há 12 anos.

O grupo da LIESI está se formando. A Diretoria está se organizando e dando início a uma série de eventos, a fim de despertar a atenção para a comunidade e tambem para uma região que promete ser bastante próspera, com a chegada do novo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), cuja inauguração está prevista para agosto de 2016.

Localizado na zona urbana do 4º distrito de Itaboraí, o Comperj é considerado uma das maiores realizações no setor petrolífero e industrial da Petrobrás. Dessa forma, a LIESI entende, que está na hora de aproveitar o crescimento da região para resgatar a cultura e solidificar o trabalho dentro da indústria do Carnaval, aproveitando para gerar empregos e criar cidadãos.

Em um terreno doado pelo Posto Gerâneos, a Liga está construindo sua sede. O primeiro salão está pronto, com banheiro e uma copa que já dá para atender aos alunos do projeto da Fábrica de Sonhos. Lá serão ministrados cursos de qualificação de mão-de-obra para jovens e adultos da região de Itaboraí, a fim de atender a produção do Carnaval.

No primeiro momento, o projeto se inicia com cursos de corte e costura e percussão, para jovens e adultos acima de 18 anos e moradores de qualquer comunidade. As inscrições já estão abertas.

Em uma sala montada com várias máquinas de costura, a estilista e cenógrafa Marília Barbosa Gomes estará à frente de um verdadeiro ateliê, onde as costureiras terão as noções de modelagem, figurinos e tudo mais que pode compor a confecção de adereços e fantasias.

A ideia principal, é que dos cursos implantados pela LIESI , seja retirada a mão-de-obra qualificada para a preparação dos desfiles das 12 escolas de samba e dos 20 blocos que formam o carnaval de rua da região.

Para iniciar os trabalhos, a LIESI realizou a primeira edição do projeto VEM SAMBAR, com a finalidade de resgatar também a parte musical do carnaval, trazendo de volta os compositores e músicos da região.

O Presidente da Liga, Leandro Mesquita, se emociona ao falar da oportunidade que será dada aos moradores, às crianças e ao resgate do Carnaval , assim como, Ana Paula, Coordenadora de Projetos, que enfatiza a importância de um trabalho sério, comprometido com resultados. Ambos sabem que as dificuldades são enormes, as pedras no caminho existem, mas o prazer de saber que estarão trabalhando para melhorar a vida de cidadãos, auxiliar no desenvolvimento dos jovens, tirando crianças das ruas e de situações de risco, é o que lhes dá a força necessária para seguir em frente.

Contam com um super apoio de amigos e gente do samba, aquela gente que sabe o que é colocar a mão na massa, como o Rei Momo Valmir Vieira Filho e Leonardo Paixão, assessor da diretoria.

O desenvolvimento econômico da região de Itaboraí com a implantação do Comperj é fato, mas junto com ele, o progresso há de ser valorizado e visto também na área social, educacional, ambiental e de saúde. Caberá aos gestores desse processo aplicar a sabedoria na implantação da infraestrutura, para a melhoria de vida dos moradores, levando às oportunidades de trabalho e geração de renda.





0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Siga-nos por Email

Cidade e Entretenimento

Cidade e Entretenimento
Cidade - Eventos - Shows - Gastronomia - Turismo - Utilidade Pública

Arte e Cultura

Arte e Cultura
Teatro - Dança - Artes Plásticas - Literatura

Espaço VIP

Espaço VIP
Famosos - Artistas - Perfil - Biografia - Portfolio

Moda - Beleza - Estética

Moda - Beleza - Estética

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Acadêmicos do Salgueiro em 19-08-2017

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Renascer de Jacarepaguá 2018



Samba Oficial Carnaval 2018

Sambas concorrentes Estácio de Sá 2018

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

Curso de Design de Carnaval

Novo curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval está com inscrições abertas

O Curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval é o primeiro no Brasil e está com inscrições abertas. Com duração de dois anos, as aulas se...

Postagens Populares

Twitter