Vida, O Musical 1º ato em processo - Texto e Direção Rodrigo Nogueira

De 28 de março a 13 de abril no Teatro Ipanema

A partir do dia 28 de março a residência artística No_Lugar do Teatro Ipanema recebe o espetáculo “Vida, o musical”, com texto e direção de Rodrigo Nogueira. Com apresentações sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 19h, o espetáculo, ainda em processo, apresenta o primeiro ato de uma peça e conta a história de um rapaz que, após assistir um musical ao lado da namorada entra em crise existencial por achar que a vida é banal demais e quer encontrar meios para transformá-la em algo extraordinário. Os atores,Giulianna Farias, Isabella Camero, Leo Bahia, Lyv Ziese, Olívia Torres, Pâmela Côto, Rael Barja, Renan Mattos, Rodrigo Nogueira e Victor Maia, se revezam nos dois personagens.

SOBRE A MONTAGEM

“Vida, o musical” (1o. ato em processo) é o resultado de oito meses de pesquisa conduzida por Rodrigo Nogueira no Teatro Ipanema, como parte do projeto de ocupação No Lugar. Durante esse tempo, duas vezes por semana, 13 atores se encontraram no teatro tentando encontrar maneiras de se inserir dança e música no teatro sem ser pela estética do teatro musical americano, mas ao mesmo tempo, sem negá-la. Como usar este modelo que dá tão certo e subverte-lo para algo que continue comunicando com a plateia e seja ao mesmo tempo diferente?

O resultado dessa pesquisa estará disponível para o público comentar, julgar, aplaudir e vaiar no Teatro Ipanema de 28 de março a 08 de abril. Durante três semanas, os atores apresentarão o processo e, logo depois, abrirão o palco para debates sempre com artistas convidados como João Fonseca, Aniela Jordan e Vanessa Gerbelli. A entrada será gratuita.

O trabalho é um processo que começa como um musical convencional e vai se modificando ao longo da apresentação, apresentando uma versão “pocket” do que seria o primeiro ato desta peça completa. A pesquisa do grupo inclui uma canção original, uma versão suicida de Your Song (de Elton John), uma versão musicada do poema “Se te queres matar” de Fernando Pessoa e uma pesquisa sonora sem instrumentos (representando o pós-morte do personagem principal).

Mas a investigação não se restringe só à parte musical. A peça inteira não tem marcações. Os atores, que durante meses trabalharam com a técnica de viewpoint, criam um novo espaço cênico a cada apresentação. A escolha do elenco também mescla atores com e sem experiência no gênero musical, criando uma qualidade de vozes e corpos diversa em cena.

“Vida, o musical” (1o. ato em processo) ainda busca fortemente questionar o modelo cultural em que o teatro está inserido hoje. É uma obra que não nasce de um projeto contemplado num edital de fomento, mas do trabalho fruto de uma residência artística em um dos teatros mais tradicionais da cidade. A pergunta agora é: como seguir?

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Rodrigo Nogueira

Elenco e criação: Giulianna Farias, Isabella Camero, Leo Bahia, Lyv Ziese, Olívia Torres, Pâmela Côto, Rael Barja, Renan Mattos, Rodrigo Nogueira e Victor Maia.

Direção musical: Marcelo Farias

Canções originais: Rodrigo Nogueira com colaboração de Marcelo Farias

Coreografias: Victor Maia

Figurino: Renan Mattos com colaboração de Rodrigo Nogueira

Produção: Pâmela Côto

Realização: No Lugar – Teatro Ipanema

SERVIÇO

“Vida, o musical” – 1º ato em processo

Temporada: de 28 de março a 13 de abril

Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro)

Telefone: (21) 2267-3750

Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Ingresso: grátis

Classificação etária: 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Bilheteria: de quarta a domingo, das 14h até a hora do espetáculo

Capacidade: 222 lugares

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.