quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014



Durante os quatro dias de carnaval, os foliões podem se esbaldar com a programação gratuita do palco RIO MARCHINHAS, na Praça Tiradentes. De 1a 4 de março passam por lá CasuarinaTeresa Cristina, Rio Maracatu, BangalafumengaCordão do Boitatá, Orquestra Popular Céu na TerraToca Rauuul e Banda Fundição. Nos intervalos, DJ Chicote comanda a festa todos os dias. O evento é uma realização da Prefeitura do Rio, Secretaria de Turismo, Riotur, Itaipava e Fundição Progresso.

Devido às alterações no trânsito da cidade, o palco RIO MARCHINHAS, tradicionalmente montado nos Arcos da Lapa, esse ano ergue suas estruturas na arborizada e aconchegante Praça Tiradentes, também no Centro. E, também pela primeira vez, o evento abre espaço para apresentação de grupos formados por alunos de três diferentes oficinas musicais: Tum Tá Que TáAfluente do Céu eBloco d’O Passo na Rua. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Turismo, Riotur, Prefeitura do Rio de Janeiro, Itaipava e Fundição Progresso.

O Casuarina, vencedor em 2010 do Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo de samba, é a principal atração da estreia, sábado, 1o de março. O quinteto sobe ao palco às 20h levando surpresas para o público. "Já virou tradição: tocaremos fantasiados e certamente faremos menção às fantasias, que só serão mostradas na hora", adianta o vocalista João Cavalcanti.

Domingo, dia 2, é a vez da estrela Teresa Cristina ocupar o espaço e convidar Moyseis Marques para abrilhantar ainda mais os trabalhos. Cordão do Boitatá e Bangalafumenga encerram as noites de segunda (3) e terça (4), respectivamente, convidando o público a participar de uma típica folia carnavalesca.

PROGRAMAÇÃO

01/03 (sábado)
17h – Tum Tá Que Tá
Sob a batuta da cantora e pandeirista Clarice Magalhães, 50 alunos mostram a versatilidade do pandeiro em arranjos percussivos feitos para músicas de diferentes estilos, como samba, jongo, baião com maracatu, ijexá e pop. "Nas aulas eu procuro ensinar a tocar pandeiro através de qualquer ritmo", conta Clarice.

18h – Rio Maracatu
"O maracatu é uma das primeiras manifestações afro-brasileiras de que se tem notícia", explica Léo Araripe, um dos diretores do grupo que desde 1997 pinta a paisagem carioca com as cores do Recife e arrasta multidões em seus cortejos carnavalescos. O grupo é sediado na Fundição Progresso, onde ministra oficinas semanais para ensinar técnicas fundamentais da orquestra do Maracatu de Baque Virado e outros ritmos.

20h – Casuarina
"Já virou tradição: tocaremos fantasiados e certamente faremos menção às fantasias, que só serão mostradas na hora", adianta João Cavalcanti, vocalista do grupo que está na estrada desde 2001. O repertório, baseado no DVD "Casuarina – 10 Anos de Lapa", lançado em 2013, traz também clássicos do carnaval – como "Aquarela Brasileira" – e músicas autorais, como "Certidão". O Casuarina foi eleito como o melhor grupo de samba do país em 2010 pelo Prêmio da Música Brasileira.


02/03 (domingo)
16h – Toca Rauuul
Com 15 componentes, o grupo apresenta releituras da obra do homenageado Raul Seixas em forma de ritmos carnavalescos como frevo, samba, marchinha e maracatu, sem perder de vista o rock. No repertório, estão confirmadas "PlunctPlact Zum", "Metamorfose Ambulante", "Não Pare na Pista" e "Tente Outra Vez".

20h – Teresa Cristina com participação de Moyseis Marques
Considerada como uma das responsáveis pela revitalização da Lapa, a cantora é a vanguarda do samba novo aliada ao resgate do samba de raiz. Ela recebe no palco Moyseis Marques, outro importante nome do coração boêmio do Rio.


03/03 (segunda)

17h – Afluente do Céu
Com regência de Ignez Perdigão, desde 2005 o coral promove ensaios pré-carnavalescos abertos e faz apresentações de rua durante o carnaval, cantando em uníssono e incentivando a participação de todos os foliões. No repertório,marchinhas, marchas-rancho e frevos como "No Cordão da Saideira" (Edu Lobo), "Não Resta a Menor Dúvida" (Noel Rosa) e "Cidade Maravilhosa" (André Filho), acompanhadas de instrumentos.

18h – Banda Fundição
Criada especialmente para o primeiro Concurso Nacional de Marchinhas, em 2006, a banda nasceu para dar vida às canções finalistas da disputa. Sob o comando do maestro Marcelo Bernardes, reúne muitos dos melhores instrumentistas e intérpretes do carnaval brasileiro, como Alfredo Del Penho e Pedro Paulo Malta. O repertório traz também sucessos de Carmen Miranda, Braguinha, Emilinha Borba, Chiquinha Gonzaga, João Roberto Kelly, Lamartine Babo e Braguinha, entre outros.

20h – Cordão do Boitatá convida Luiza Dionísio e Aurea Martins
O repertório, inspirado no bailão que o bloco promove na Praça XV há 18 carnavais, é composto por marchinhas, samba, maxixe, frevo, choro e afoxé. Os integrantes se revezam entre violão, cavaquinho, acordeão, voz, percussão e sopros, o que possibilita diversas formações na busca de uma sonoridade específica de cada gênero.


04/03 (terça)
17h – Bloco d’O Passo na Rua
Dirigido por Lucas Ciavatta (criador do método "O Passo") e Felipe Reznik (diretor do Bloco do Sargento Pimenta) e orientado pelo mestre Odilon Costa, o cortejo, com 30 integrantes, faz sua estreia no carnaval. O bloco promete animar a PraçaTiradentes com alguns dos sambas mais conhecidos pelos cariocas e, no final, uma imensa brincadeira de ritmo e movimento toma conta do lugar: Saltos no Tempo!

18h – Orquestra Popular Céu na Terra
A orquestra faz um espetáculo de grande impacto visual, com figurinos coloridos e intervenções de bonecos populares, e toca samba, maxixe, frevo, ciranda, maracatu e marchinha. Três percussionistas e um naipe de sopros completo com tuba, trompete, trombone, sax alto e sax tenor fazem a sonoridade do grupo. As vozes de Bianca Leão e Alan Rocha são harmonizadas também por cavaquinho e violão.

20h – Bangalafumenga
"A característica marcante do Banga é essa alma meio vira-lata, de sons impuros e com uma linguagem poética simples", explica Rodrigo Maranhão, líder e principal compositor do grupo, que existe desde 1998. No repertório, além das canções autorais, há clássicos, por exemplo, de Gilberto Gil, Lenine e Alceu Valença.

SERVIÇO
RIO MARCHINHAS 2014 – PALCO PRAÇA TIRADENTES
01/03 (sábado) – Tum Tá Que Tá (17h) / Rio Maracatu (18h) / Casuarina (20h)
02/03 (domingo) – Toca Rauuul (16h) / Teresa Cristina com participação de Moyseis Marques (20h)
03/03 (segunda) – Afluente do Céu (17h) / Banda Fundição (18h) / Cordão do Boitatá (20h)
04/03 (terça) – Bloco d’O Passo na Rua (17h) / Orquestra Popular Céu na Terra (18h) / Bangalafumenga (20h)
DIARIAMENTE, NOS INTERVALOS, DJ CHICOTE.
Local: Praça Tiradentes – Centro
Evento Gratuito
Classificação Etária: Livre

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Desfile de blocos da Região Portuária 2018

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter