quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Em ritmo de samba, vão ser definidas amanhã, sexta-feira, dia 1º de novembro, as semifinalistas do concurso de Rainha do Carnaval Carioca 2014. Os jurados vão classificar oito das 12 beldades selecionadas na eliminatória, para continuar na disputa pela coroa. Na ocasião serão escolhidos seis dos 17 candidatos inscritos para concorrer ao título de Rei Momo. A festa acontece, a partir das 18h, na Cidade do Samba.
Semifinal Concurso Rainha do Carnaval 2014
Data: 1/11
Local: Cidade do Samba – Rua Rivadávia Correia, 60 – Gamboa
Horário: 18h
Entrada Franca
Sergio Costa
Foto: Ricardo Almeida
Motivo foi a impossibilidade de conciliar as funções na agremiação e carreira profissional na TV. Em breve escola divulga nome do novo diretor.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba União do Parque Curicica em nome da sua presidente Kátia Paz e diretoria comunica que Sérgio Costa deixou o cargo de diretor de carnaval da agremiação nesta quinta-feira (31). O motivo de sua saída é a impossibilidade de conciliar as funções de diretor com a sua carreira profissional na TV.

A direção da agremiação agradece toda a dedicação e os serviços prestados pelo profissional e ressalta que as portas da escola estão sempre abertas para ele.

O nome do novo diretor de carnaval da tricolor de Jacarepaguá será anunciado nos próximos dias.



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Serginho, Bira Presidente, Ney Filardi, Tuninho Cabral
Fotografo: Marcos Lima
O Cacique de Ramos se vestiu de Azul, Vermelho e Branco no último domingo (27/10), em evento que levou uma multidão de sambistas para homenagear a União da Ilha do Governador.

Caravanas de todo Brasil se juntaram aos segmentos da agremiação insulana, que chegaram cedo para garantir o melhor lugar e admirar a solenidade na quadra do Doce Refúgio.

Personalidades do mundo do samba foram conferir a consagrada feijoada da tribo de Bira Presidente e acompanhar a entrega da Comenda do bloco à União da Ilha.

O cantor e compositor, Carlos Caetano fez uma linda homenagem ao líder do Cacique de Ramos, Bira Presidente. Gabrielzinho do Irajá por sua vez homenageou o saudoso Renatinho Partideiro, Sidcley, primeiro mestre-sala do Salgueiro, a celestial Vilma Nascimento – O Cisne da Passarela, e a primeira porta-bandeira da Beija-flor de Nilópolis, a encantadora Selminha Sorriso, foram alguns dos sambistas ilustres que prestigiaram a festa.

Preparada pela Diretoria de Ouro do Cacique de Ramos, a surpresa da noite foi a presença do Pavilhão da Portela, escola madrinha da União da Ilha, conduzido pelo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo Jesus e Daniele Nascimento que foram acompanhados pelo vice-presidente da Portela, Marcos Falcon.

Com discursos calorosos Bira Presidente foi mais uma vez o anfitrião da festividade, convidando ao palco os representantes portelenses e seu pavilhão para recepcionar a diretoria e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da União da Ilha, Marcinho e Cristiane Caldas. Momento solene e de muita emoção, Marcos Falcon fez a entrega da comenda ao presidente Ney Filardi, que mostrou com orgulho sua carteira de Diretor do Cacique de Ramos, em atividade nos anos 70, visivelmente emocionado Ney declarou: “ O Cacique de Ramos não é bloco, o Cacique de Ramos é a faculdade do samba!”

Em seguida foi entregue por Vilma Nascimento a comenda da agremiação, e coube ao vice-presidente do Cacique de Ramos, Valtinho a entrega da comenda que homenageou a Djalma Falcão, um dos maiores compositores do samba brasileiro e vice-presidente da União da Ilha. Já Mestre Odilon foi ovacionado pela Bateria da Ilha, atualmente regida por mestre Tiago Diogo e recebeu das mãos do Comandante Onça, um dos mais antigos diretores do Cacique de Ramos, a condecoração. A Ito Melodia foi entregue a homenagem dedicada a seu pai Aroldo Melodia, honraria entregue especialmente por Bira Presidente.

Valber Frutuoso, Diretor Geral de Harmonia da União da Ilha comandou o show que encerrou a solenidade. Mestre Tiago Diogo e sua Baterilha, os Passistas, Velha-Guarda, Baianas, demais segmentos e muitos torcedores cantaram e sambaram com muita empolgação, sob a intrépida interpretação dos sambas da União da Ilha, por Ito Melodia.

O grupo Quinteto Cacique deu continuidade à noite de samba com o melhor do Partido Alto e do samba de Raiz.

http://youtu.be/ZdxkD0q4qxg Homenagem do Carlos Caetano ao Bira Presidente

http://youtu.be/xw35SUNNtaY Homenagem do Cacique de Ramos a União da Ilha do Governador

Visite o site do Cacique de Ramos e veja mais fotos da festa! www.caciquederamos.com.br

A FEIRA RIO ANTIGO - realizada todo primeiro sábado de cada mês, a partir das 10h - contará com uma programação especial no dia 02. Parada obrigatória para quem gosta de antiguidades, artesanato, gastronomia e arquitetura, nela será celebrado o DIA NACIONAL DA CULTURA - 05 de novembro (em homenagem ao aniversário de nascimento de Ruy Barbosa) -, com apresentações musicais em diferentes pontos.

Será uma grande festa para os cerca de, em média, 20 mil visitantes e 400 expositores que curtirão inclusive um SUPERSHOW DA CAPRICHOSOS DE PILARES. A escola será representada por ritmistas, passistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira, intérpretes e baianas, enfim, grande elenco que embalará a todos com seus sucessos. Será uma excelente oportunidade também para conhecer o samba da azul e branca para o Carnaval 2014, quando a escola contará na Avenida o enredo 'Dos malandros e das madames: Lapa, a estrela da noite carioca'.

Gratuita, a Feira Rio Antigo é realizada sempre na centenária Rua do Lavradio, onde encontramos casarões históricos, antiquários, bares e restaurantes. Os integrantes da Caprichosos desfilarão pela rua a partir das 15h; se apresentarão, às 16h, no palco em frente à Praça Emilinha Borba; e, às 17h, os ritmistas agitarão a Praça Tiradentes (em frente ao nº 18).
Neste domingo dia 3 de Novembro a partir das 18h, o Alegria da Zona Sul, abre as portas da sua quadra para mais uma tarde/noite de muito samba no pé. Será o primeiro ensaio após a escolha do samba que a escola vai apresentar na Marques de Sapucaí no sábado de carnaval em 2014, todos os segmentos e as comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, estão muito ansiosos com a volta do ensaio da agremiação, pois, neste domingo será o inicio do cadastro das pessoas que tem o interesse em desfilar nas Alas de Comunidade, onde poderão fazer o download e imprimir a ficha de inscrição e o regulamento no site da agremiação através do endereço www.alegriadazonasul.com, e entregar na escola, nos dias de ensaio, ou o componente poderá comparecer nos ensaios e fazer o cadastro na agremiação, onde a direção de harmonia cadastrará todas as pessoas interessadas.

Documentação necessária, principais dados:

Nome completo

Número da identidade

Telefone para contato

Serviço:

G.R.E.S. Alegria da Zona Sul

Ensaio

Data: Domingo, 03 de Novembro de 2013

Horário: A partir das 18h

Local: Quadra do GRES Alegria da Zona Sul

Endereço: Rua Saint Roman, 176 Cantagalo - Copacabana - Rio de Janeiro

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

O Alegria da Zona Sul está na Serie A, organizado pela LIERJ e será a segunda escola a desfilar no sábado dia 1º de março em 2014 com o Enredo “Sacopenapã", que esta sendo desenvolvido pela comissão de carnaval (Eduardo Minucci, André Tabuquine, Leandro Mourão e Flávio Mello)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) está cadastrando todos os blocos e agremiações interessadas em participar dos festejos carnavalescos de 2014 em Maceió. As inscrições acontecem por meio de formulário eletrônico, no qual estão previstos questionamentos quanto à sede ou local de ensaio do grupo, nome e contato do responsável, bem como se o bloco desfilará nas prévias carnavalescas, no carnaval, ou em ambos.

As inscrições poderão ser feitas até as 14 horas do dia 04 de novembro. Para se inscrever basta clicar no link:https://docs.google.com/forms/d/1wT2TRD4CK5lYqQGvLWwSeMrz4qhZSHdGfzS9gStNGxI/viewform

O diretor de Políticas Culturais da FMAC, Marcos Sampaio, explica que o cadastro vai munir a Fundação com informações importantes para a definição do formato do Carnaval 2014 na cidade. Segundo ele, os festejos seguirão o mesmo padrão de descentralização já adotado no São João este ano e contarão com polos espalhados por toda a cidade.

A organização das festas também seguirá o modelo de política cultural já definida pela FMAC, que prevê a produção compartilhada junto com a comunidade cultural e seleção de projetos por meio de editais. O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, destaca que esse é o critério mais democrático para incentivo à produção cultural por meio do uso de recursos públicos.

“Se você tem um bloco, não deixe de inscrevê-lo. Esse momento será fundamental para a construção do Carnaval que Maceió merece ter”, disse o presidente da FMAC.

Encontro marcado

No dia 05 de novembro, a FMAC tem um encontro marcado com a comunidade que faz Carnaval. A reunião acontecerá no Clube Fênix Alagoana, às 09h, e servirá para que os grupos carnavalescos – escolas de samba, blocos, agremiações, grupos de bumba meu boi e clubes – manifestem o que esperam dos festejos carnavalescos de 2014 em Maceió.

Clarissa Veiga/ Ascom FMAC
FONTE - SETOR 1 - (RS) 
Menos de 24 horas após a saída de Simone Ribeiro da Imperatriz Leopoldense, a escola agora confirma o desligamento de Cesar Augusto, o Céh. Segundo Gustavo Barros, atual diretor de carnaval da Imperatriz, o mestre sala desligou-se da escola, por telefone, alegando querer se dedicar a afazeres pessoais.
Na Imperatriz Céh iria para seu 5º carnaval como defensor do primeiro pavilhão da escola de samba do Bairro Feitoria (onde mora), em São Leopoldo. Ele bailou 4 anos ao lado de Natalia, que foi dispensada pela escola este ano com a chegada de Simone Ribeiro que permaneceu no cargo por 5 meses .

A saída do casal só vem a alimentar os rumores de que estariam acertados a cerca de uma semana para assumir o primeiro pavilhão de uma grande escola do Grupo Especial. Embora ambas as partes neguem o fato. Se isso se confirmar, Cesar e Simone não irão ter trabalho com as roupas de show, pois poderão continuar usando o vermelho e o branco que já usavam na Imperatriz.
A vermelha e branca do Morro de São Carlos realiza mais uma edição de sua conhecida feijoada, no próximo domingo, dia 03 de novembro, a partir das 13 horas. E desta vez além do congraçamento entre os estacianos e sambistas de outras agremiações, acontecerá a 1ª festa dos destaques. O evento que contará com as apresentações de destaques das principais escolas de samba do carnaval carioca, com suas ricas e belas fantasias, mostrando todo o brilho, requinte e glamour que encantam a todos no Sambódromo durante os desfiles, estarão se apresentando no Berço do Samba. A feijoada terá como atração musical o Grupo Cara do Brasil tocando o melhor do pagode e MPB e contará com as participações pra lá de especiais de Marquinhos Sensação, Andréia Caffé, Luis Camilo e Léo Russo.

A abertura musical é de responsabilidade do Grupo Medalha de Ouro, relembrando os sucessos do pagode de mesa e samba de raiz, além da participação de passistas, baianas e velha guarda, além da bateria Medalha de Ouro, comandada por Mestre Chuvisco. A entrada custará R$15. O prato da saborosa feijoada preparada pelas baianas, também custará R$15.

Mais informações através do telefone 2504-2883. A quadra da Estácio de Sá fica na Av. Salvador de Sá, 206/208, no Estácio.

Serviço:

Edição de novembro da Feijoada do Leão e Festas dos Destaques da Estácio de Sá

Data: 03 de novembro (domingo)

Horário: a partir das 13h.

Atrações: Grupos A Cara do Brasil e Grupo Medalha de Ouro.

Participações Especiais: Marquinhos Sensação, Andréia Caffé, Luis Camilo e Léo Russo.

Entrada: R$15.

Prato da Feijoada: R$15.

Informações: 2504-2883.

Local: Quadra do G.R.E.S. Estácio de Sá – Av. Salvador de Sá, 206/208 – Estácio.


Disputa acontece na próxima sexta, dia 1/11, a partir das 18h
A véspera do feriado será animada na Cidade do Samba: as 12 candidatas a Rainha do Carnaval carioca de 2014, pré-selecionadas no último dia 11 de outubro, irão se juntar aos 17 concorrentes ao posto de Rei Momo na semifinal que será realizada no próximo dia 1º de novembro, a partir das 18h, na Cidade do Samba.

Oito mulheres e seis homens serão escolhidos pelos jurados para seguir na disputa por um lugar na Corte Real do Carnaval de 2014. A finalíssima do concurso será realizada em uma grande festa no dia 8 de novembro, na Cidade do Samba, a partir das 18h.

Para representar a cidade do Rio de Janeiro durante a maior festa popular do mundo, a Rainha do Carnaval e o Rei Momo vão ganhar R$ 20 mil cada um. A 1ª e 2ª Princesas recebem R$ 15 mil cada. Os 2º e 3º colocados na categoria de Rei Momo também serão premiados: ganharão R$ 3,5 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente. Os mandatos da Corte do Carnaval começarão na data de suas eleições e terminarão no dia 8 de março de 2014.

A final acontecerá no dia 8/11, na Cidade do Samba, a partir das 18h.

Semifinal Concurso Rainha do Carnaval 2014

Data: 1º/11

Local: Cidade do Samba – Rua Rivadávia Correia, 60 – Gamboa

Horário: 18h

Entrada Franca
A Caprichosos de Pilares promove, por meio do seu Departamento Cultural, o I concurso de redação da agremiação. A participação é limitada aos moradores de Pilares, Centro da Cidade e arredores. A iniciativa visa a incentivar a cultura e o carnaval.

O tema do texto é 'Caprichosos é meu nome; Pilares é meu lugar. Você já me viu desfilar? Se não viu, venha ver em 2014! A Lapa, a estrela da noite carioca, com seu malandros e madames, sacudirá a Sapucaí'. E isso tem um motivo: o Departamento tem como objetivo incentivar a comunicação entre a azul e branca e os moradores da região. Quer maneira mais divertida de interação do que pela escrita, na qual os competidores poderão traçar uma caminhada literária através de sua cultura e conhecimentos?

E fica ainda melhor: o projeto cultural premiará o terceiro colocado com um par de convites para a feijoada, de dezembro, na Lapa; o segundo, com uma camisa oficial da agremiação e um par de ingressos para a mesma feijoada; e o grande vencedor receberá uma fantasia para desfilar em 2014! A premiação está prevista para o dia 29 de novembro, na quadra, durante o ensaio da escola.

Portanto, capriche e participe! As inscrições e envio das redações irão até o dia 19 de novembro, pelo e-mail: redacaonocapricho@gmail.com. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponibilizados no site oficial da Caprichosos, assim como informações adicionais.

Abaixo, o regulamento da competição para maiores esclarecimentos:

REGULAMENTO
1. Estão aptos a participar os moradores de Pilares, Abolição, Del Castilho, Engenho da Rainha, sem limite de faixa etária. Além dos que residem no Centro da Cidade.

2. As inscrições e as redações serão aceitas até o dia 19 de novembro pelo e-mail: redacaonocapricho@gmail.com;

3. A redação deverá ser criativa, coerente, pertinente ao tema, com ordenação e encadeamento lógico de ideias (sem acento);

4. Como forma de ajudar o participante na sua produção textual, sugerimos abordar os seguintes tópicos:

Conhecimentos sobre o bairro Pilares e a Caprichosos de Pilares;

A importância da Caprichosos para a comunidade;

O que sabe sobre a Lapa e o samba enredo de 2014.

5. O texto deverá ter, no mínimo, 25 linhas - e, no máximo, 40 - digitadas em fonte Times New Roman 12;

6. Cada participante deverá concorrer, individualmente, com apenas uma redação;

7. A escolha das melhores redações será feita por uma comissão julgadora organizada pelo Departamento Cultural, tendo como um dos convidados o pesquisador Luis Carlos Magalhães;

8. A divulgação dos vencedores (1º, 2º e 3º lugares) se dará na página oficial da agremiação no Facebook, por e-mail, ligação telefônica e/ou através do site da escola;

9. Os prêmios oferecidos são:
Ao 1º colocado - uma fantasia da Caprichosos de Pilares para desfilar em 2014;
Ao 2º colocado - uma camisa oficial da escola e um par de ingressos para a feijoada de dezembro na Lapa;
Ao 3º colocado - um par de convites para a feijoada de dezembro na Lapa.

10. A premiação será realizada no dia 29 de novembro, durante um ensaio da escola, cuja quadra fica na Rua Faleiro, nº1, embaixo do viaduto Inhaúma-Pilares.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A roda de samba mais badalada no momento acontece na quadra da Estácio de Sá nesta terça-feira(29), tendo início às 19h. O Pagode do Leão, encontro que proporciona momentos memoráveis aos tradicionais e recentes frequentadores, do Berço do Samba. A responsabilidade musical fica a cargo do Grupo Medalha de Ouro e convidados que surgem de maneira inesperada e dão canjas que levam o público ao delírio. A roda de samba que tem em seu histórico lançar novos talentos para o samba, voltou a ser realizada, contando com uma seleção de pagodeiros, tocando o melhor do samba de raiz e já recebeu convidados especiais como Arlindo Cruz e Marquinhos Sensação e Reinaldo, que animam ainda mais o encontro. Vale a pena conferir!

A entrada custa apenas R$10. A quadra da Estácio de Salvador de Sá, 206/208, no Estácio. Mais informações através do telefone 2504-2883.

Foto: Ricardo Almeida
A 48ª Feijoada da União do Parque Curicica foi palco de um memorável show da convidada Império Serrano, neste domingo (27). 
A Sinfônica do Samba comandada por mestre Gilmar não deixou ninguém parado com sambas inesquecíveis como "Aquarela Brasileira", "Bum bum paticumbum prugurundum" entre outros, e transformou a quadra da tricolor de Jacarepaguá numa festa de alegria.

Ainda durante o evento, a presidente da Parque Curicica, Kátia Paz, prestou uma homenagem ao presidente do Império, Atila Gomes.

"Este é um agradecimento por toda amizade, apoio e parceria que temos recebido do Império desde o ano passado", destacou a presidente, que entregou uma placa e uma imagem de São Jorge ao homenageado.
"Agradeço a todos pelo carinho, amizade e parceria. A garra desta comunidade mostrou na Sapucaí que a união faz a força", agradeceu Atila Gomes.

Além do show do Império Serrano, a festa também teve apresentação do grupo Samba Arte e da bateria Audaciosa de mestre Lollo, com a voz de Ronaldo Yllê, que animou o público.
A próxima feijoada da Curicica vai ser realizada no dia 24 de novembro e tem como convidada a União da Ilha.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Carnaval 2013- Escola Unidos do Viradouro – Foto Raphael David|Riotur
Foto: Raphael David / RIOTUR
Neste sábado (26), a escola de Mestre-sala e Porta-Bandeira de Mestre Dionísio volta com o projeto "CONTO DE BAMBAS", que uma vez por mês receberá uma personalidade do samba. 
Esse evento tem como objetivo, que os sambistas que hoje brilham na avenida, e muitos inclusive, passaram pela escola de Mestre Dionísio, falem sobre sua experiência e vivência no mundo do samba.
Essa atividade, além de ser de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos do projeto, faz com que os mesmos se sintam valorizados e tenham ainda mais motivação para desenvolver seus trabalhos.
Neste sábado, a personalidade será Alessandra Chagas, primeira Porta-Bandeira da Unidos do Viradouro, que a partir das 15h brindará o projeto com sua participação.

A escola de samba Unidos do Porto da Pedra está colocando as fantasias de composição de alegorias à venda. Para quem estiver interessado em desfilar em três das quatro alegorias que a escola usará para contar a história do enredo “Majestades do samba: os defensores do meu pavilhão”, a hora é essa.

A vermelho e branco de São Gonçalo já disponibilizou o figurino do abre-alas, onde estarão disponíveis 30 composições, sendo 15 masculinas e 15 femininas. A fantasia representará o minueto, tradicional baile da realeza europeia e que encantou os escravos africanos pela elegância e gestuais realizados durante sua realização.

O valor das composições desta alegoria é de R$600 e poderá ser parcelado até a data de entrega do figurino. O plantão de vendas funcionará às quartas-feiras, das 18h às 21h, na quadra da agremiação ou através do telefone 3707 1518.

Vale lembrar que a Porto da Pedra doa 100% de suas fantasias de alas para os componentes de sua comunidade. Para quem estiver interessado em desfilar em alas, ainda há vagas. Para tanto, basta comparecer aos ensaios da escola que acontecem todas as quartas-feiras, às 20h na quadra de ensaios localizada na Travessa João Silva, 84 – Porto da Pedra e procurar os responsáveis pelas alas da escola.

O Tigre de São Gonçalo será a quinta escola a pisar a avenida Marquês de Sapucaí, no dia 28 de fevereiro, sexta-feira de carnaval, em busca do título da Série A do carnaval carioca.
Herdeiros da Vila e ala mirim do Império da Tijuca participarão da festa

Eleito o 2º melhor bloco de rua pelo troféu Plumas e Paetes em 2013, o Bloco Cultural 07 de Paus realizará neste fim de semana, mais um evento em Vila Isabel, bairro onde se originou. Ainda sem sede própria, o bloco vem realizando seus eventos nos clubes do bairro e em espaços improvisados. Desta vez, o local escolhido foi a Rua Rocha Fragoso, onde a criançada poderá aproveitar a tarde do próximo domingo para brincar e se divertir das 14h às 18h.

Pensando em toda família, a presidente do bloco, Marcia Rossi, preparou uma serie de atividades para os pequenos e também para os pais.

- Nossa festa em homenagem às crianças terá tudo o que nossos pequenos têm direito: brincadeiras, animadores, distribuição de brindes e a presença da Herdeiros da Vila e da ala mirim do Império da Tijuca, que estarão conosco animando ainda mais a nossa tarde. Para os pais, uma descontraída roda de samba pois a intenção é que tanto adultos quanto as crianças possam literalmente “pintar o 7”, diz ela.

O evento será gratuito e é mais uma das ações do bloco para difundir a cultura do carnaval de rua pelo bairro. O 07 de Paus desfila no domingo após o carnaval, encerrando os festejos de Momo em Vila Isabel.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A direção da Estácio de Sá informa que os ensaios comerciais voltarão a ser realizados na sexta-feira, dia 08 de novembro, a partir das 22h, na quadra com a participação de todos os segmentos da agremiação. As demais atividades como ensaios técnicos das alas de comunidade e inscrições para o carnaval 2014, acontecem normalmente as segundas-feiras, a partir das 19h, assim como o ensaio da ala de passistas, todas as quartas-feiras, também com início às 19h.

A quadra da Estácio de Sá fica na Avenida Salvador de Sá, 206/208 – Estácio. Mais informações através do telefone 2504-2883.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Nayra Cezari do Cacique de Ramos assume ao lado do jornalista Rodrigo Souza o programa de turismo: Rio Para Todos, da Rede de Televisão NGT.

Afilhada do líder da tribo do samba, Bira Presidente e da jornalista, Celeste Maria, Nayra Cezari é assessora de imprensa do bloco cinquentenário.

Convidada pelo diretor geral da emissora, João Leite, Nayra terá sua estreia como apresentadora de TV a partir de Novembro próximo.

O programa Rio Para Todos mostra o melhor do turismo na Cidade Maravilhosa, aos sábados, sempre às 18h no canal 17 da Net, 26 UHF e na Internet.

Rodrigo Souza que nos últimos meses comandou sozinho o Rio Para Todos, já iniciou as gravações ao lado da nova companheira, a quem recebeu com grande satisfação.

A nova apresentadora também é presidente do movimento cultural Mulheres de Zé e colunista do Portal Áfricas.

Nayra Cezari e Rodrigo Souza formam o único casal de apresentadores negros no segmento turismo, na televisão brasileira.
A verde e rosa mirim está com inscrições abertas para crianças e jovens com idade entre 05 e 17 anos que desejarem participar do próximo carnaval. Os interessados devem comparecer durante os ensaios que são realizados todas as segundas-feiras, às 19 horas no Palácio do Samba, acompanhados por um responsável que deve estar munido das cópias da certidão de nascimento, comprovante escolar e de residência, além de duas fotos 3x4.

No próximo carnaval a Mangueira do Amanhã será a terceira a desfilar na Terça-feira de Carnaval, dia 04 de março, com o enredo “Um conto potiguar: Natal na Copa do Mundo”, do carnavalesco Levi Cintra. A quadra da Estação Primeira de Mangueira fica na Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira.

Rainha de Bateria da Vai Vai de São Paulo e Musa da Portela em 2014, se divertiu no Cacique de Ramos, na noite do último domingo, 20 de Outubro de 2013.

Recepcionada pela diretoria de ouro do bloco mais famoso do Brasil, Camila Silva participou de noite de samba na quadra no Doce Refúgio.

Clara Paixão, musa do Cacique de Ramos, segunda princesa do carnaval do Rio de janeiro em 2013 e candidata a corte de 2014, fez as honras da casa e brilhou ao lado da estrela de São Paulo com muito samba no pé.

Lindas, as beldades foram cercadas por fotógrafos, admiradores e muitos sambistas que lotaram a casa comandada por Bira Presidente, líder do bloco e padrinho de centenas de grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Quem também esteve presente na roda de samba do Cacique de Ramos, foi o primeiro mestre-sala da Acadêmicos do Salgueiro, Sidcley e a diretoria da Boêmios do Laguinho com sua presidente Daiana Ronnieli.
O G.R.E.S. União da Ilha do Governador atravessará o mar e vai aportar no Doce Refúgio dos sambistas, que promove mais uma feijoada em homenagem as escolas de samba do Rio de Janeiro.

A tricolor insulana será recebida com muito Samba de Raiz e Partido Alto no Cacique de Ramos, a partir das 13h no próximo domingo, 27 de Outubro de 2013.

A Comenda Cacique de Ramos oferecida por Bira Presidente e sua Diretoria de Ouro será entregue a grande estrela desta festa: A União da Ilha do Governador e também ao presidente Ney Filardis, que foi um dos diretores do bloco, a Djalma Falcão e Odilon Costa, que serão igualmente agraciados com a honraria, além de Aroldo Melodia que será lembrado e homenageado através de seu filho, o interprete oficial da agremiação, Ito Melodia.

Todos os segmentos da União da Ilha estarão presentes na solenidade festiva, e entoarão o hino que será cantado no carnaval 2014 no sambódromo carioca, além dos inúmeros clássicos consagrados da agremiação.

O Grupo Voz Ativa abre o evento às 13h. Já a roda de Samba de Raiz e Partido Alto comandada pelo grupo Quinteto Cacique, embala o público a partir das 17h e contará ainda com a presença das Rainhas, Princesas e Musas do Cacique de Ramos, além das alas: Guerreiros, Apache, Xavantes, Tamoios, Carajás, Chayenne e Tupinambá.

O PROGRAMA INFÂNCIA SOLIDÁRIA da Associação Pedagógica Terapêutica Luiz Antonio continuará recebendo donativos dos sambistas, a contribuição é de 1 quilo de alimento não perecível. A entidade responsável pelo programa fica na Rua Cabo Rocha, 230, Vila da Penha – Rio de Janeiro.

A quadra do bloco fica na Rua Uranos, 1326 em Olaria - Classificação Livre. Entrada Franca.

Feijoada de Outubro do Cacique de Ramos – Homenagem à G.R.E.S. União da Ilha do Governador

Data: 27 de Outubro de 2013 - DOMINGO

Horário: 13h

Local: Quadra do G.R. Cacique de Ramos.

Endereço: Rua Uranos, 1326 – Olaria.

Mesas a R$. 10,00

FEIJOADA – R$. 15,00 (o prato)

Programação: 13 h - Grupo Voz Ativa / 17 às 23:30h - Roda de Samba com Quinteto Cacique - Escola de samba G.R.E.S. União da Ilha do Governador

Entrada Franca

*Colabore com 1k de alimento não perecível para as crianças do PROGRAMA INFÂNCIA SOLIDÁRIA, da entidade Associação Pedagógica Terapêutica Luiz Antonio - Endereço: rua Cabo Rocha, 230 - Bairro: Vila da Penha – Rio de Janeiro - CEP: 21211-710 - Telefone: (21) 3547-0065 - e-mail: associacaoluizantonio@oi.com.br - CNPJ: 14.954.939/0001-08 - Data da fundação: 10/05/2011 - Técnico Responsável: Katia Cristina Correa Monteiro Santos




A escola de samba mirim Infantes do Lins promove todas as segundas-feiras, na quadra da Lins Imperial, a partir das 19h sua escolinha de percussão, a fim de integrar novos ritmistas para a Bateria Verdadeira Furiosa Mirim, comandada pelos Mestres Laion e Yuri. Sempre após acontecem os ensaios de bateria visando o próximo carnaval. “Temos a missão de formar talentos para o carnaval do Rio de Janeiro e realizando treinamentos e ensinando essas crianças, temos certeza de que a tradição do carnaval não vai se acabar nunca”, disse Mestre Lion.

Já aos sábados, a partir das 16h, são realizados os ensaios de todos os segmentos da agremiação. A Infantes do Lins desfilará dia 04 de março (Terça-feira de Carnaval), com o enredo “Ikuiapá! A Saga da Imperatriz do Futebol ao Centrão do Brasil". O tema que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Luis de Paulanis, contará a história, lendas, contos e casos da cidade de Cuiabá. A quadra da Lins Imperial fica na Rua Lins de Vasconcelos, 623 – Lins.
Presidente: João banana
Foto: Rodrigo Borges
No próximo sábado (26), a SRES Lins Imperial dará mais um passo importante na retomada de seu crescimento.

Será a final da escolha do samba-enredo que a agremiação levará para avenida no carnaval de 2014.

As parcerias finalistas são:

01 - -SILVÃO -BERG DA LINS -HAROLDO FB - PAVAROTTI- -DOUTOR HUDSON- -FERNANDO DE LIMA -NALDO

02 - -MARQUINHOS PAGODEIRO -PH DO CAVACO - -CHINA -JORGE TOURO

03 - -TUIL PONTES -CARLOS JÚNIOR -DUDU MENDES- -RAFAEL CARVALHO -ANDRÉ MELODIA

A escola vem aos poucos tentando se reestruturar. A nova diretoria tem tomado diversas iniciativas para que a comunidade volte a frequentar sua quadra, desde o planejamento para a implantação de projetos sociais, assim como, a reforma estrutural, bastante prejudicada ao longo dos últimos anos.

A expectativa da agremiação é grande, pois assim que for anunciado o samba campeão, uma nova esperança surge.

O enredo para 2014 se ajusta perfeitamente no novo momento da escola. "TENHA FÉ", de autoria de Fávio Mello e desenvolvimento do carnavalesco Luiz Di Paulanis, mostra, que a comunidade é guerreira e não desistirá de lutar pelos momentos de vitória que fazem parte da história da agremiação.

Com a atuação do poder público realizando a pacificação da região, os amigos, os segmentos, e os simpatizantes dessa escola que tem história relevante no carnaval carioca, voltarão a frequentar a quadra e os eventos , trazendo de volta a credibilidade e uma nova era para a Lins Imperial.

A escola será a sétima a desfilar na terça-feira de carnaval, pelo Grupo D, na Estrada Intendente Magalhães. Em breve serão dadas as informações para quem desejar desfilar pela verde e rosa do bairro do Lins.

A escolha do samba oficial terá início às 19h, com a presença dos segmentos, convidados e amigos. A entrada é FRANCA e a quadra está situada na Rua Lins de Vasconcelos 623.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A cobertura do Carnaval de 2014 do Rio de Janeiro  e de São Paulo será feita exclusivamente pela Rede Globo que esse ano não irá dividir a transmissão dos desfiles nem com a Band e nem com o SBT. A emissora carioca compartilhará a transmissão do evento apenas com o canal Viva, da Globosat, que exibirá os desfiles das escolas de samba do grupo de acesso e das campeãs.
Com informações de Keila Jimenez, da coluna Outro Canal, publicada na Folha de São Paulo desta segunda-feira (21).


Leia mais: http://tvfoco.pop.com.br/audiencia/globo-transmitira-o-carnaval-sozinha/#ixzz2iNjsLBdZ
Follow us: @tvfoco on Twitter | sitetvfoco on Facebook

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Portela definirá nesta sexta-feira, 18, o samba que será cantado no Carnaval 2014. Os portões da quadra da azul e branco serão abertos às 20h e grupos de samba farão a abertura musical da noite. As três parceiras finalistas têm os seguintes compositores (já pela ordem de apresentação):

- Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Waguinho, Edson Alves e J. Amaral;

- Noca da Portela, Darcy Maravilha, Alexandre Fernandes, Professora Sônia Pedro e Eli Penteado;

- Celso Lopes, Charlles André e Vinícius Ferreira.

Os valores da entrada, para homens e mulheres, são R$ 25 até meia-noite e, após, R$ 30.

O enredo da Portela para 2014 é: “Um rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, de Rogério Rodrigues. O desfile está sendo preparado pelo carnavalesco Alexandre Louzada. A escola será a quinta a desfilar na Marquês de Sapucaí na Segunda-Feira de Carnaval.
Foto: Diego Mendes

A querida CAPRICHOSOS DE PILARES realizará no próximo DIA 19 (sábado), A PARTIR DAS 14H, EM SUA QUADRA, mais uma edição do CAPRICHO NO FEIJÃO, a sua feijoada mensal. Como de costume, estão escaladas muitas atrações para animar o evento.

A BANDA DO CORDÃO DA BOLA PRETA fará um supershow para rememorar os desfiles que arrastam milhões de pessoas pelo Centro do Rio, com direito àquelas marchinhas que não nos cansamos de cantar. Antes, porém, abrindo a festa, entrará em cena a rapaziada do grupo PEGADA BRASILEIRA, cujo repertório é constituído por sucessos do nosso tradicional samba de raiz. E eles ainda convidaram alguns colegas, artistas do gênero, que é pra ninguém ficar parado.

Como se não bastasse, a agremiação de Pilares reservou para a ocasião um momento muito especial: a COROAÇÃO DE SUA NOVA RAINHA DE BATERIA, A BAILARINA ALINE RISCADO: "Já estou fazendo aulas de samba pra desfilar bonito com a Caprichosos na Sapucaí e mostrar que bailarina também pode sambar como mulata" declarou ela, uma das musas do Balé do Domingão do Faustão, em tom de brincadeira.

O encerramento ficará a cargo da BATERIA VENENOSA DE MESTRE ALEXANDRE, que embalará os PASSISTAS DO TIME DE SHOWS DA ESCOLA e, claro, os INTÉRPRETES, ENTRE ELES O PREMIADO JOVEM THIAGO BRITO. Será uma excelente oportunidade para conhecer o hino oficial da Caprichosos para o Carnaval 2014 - escolhido ao longo de disputa que terminou no último dia 20 -, quando a agremiação contará o enredo 'Dos malandros e das madames: Lapa, a estrela da noite carioca'.

Ingressos a R$ 10 e prato de feijoada - servido no capricho! - também a R$ 10. A quadra da Caprichosos de Pilares fica na Rua Faleiro, nº 1, embaixo do Viaduto Inhaúma-Pilares. Mais informações pelo tel. 3822-6246. Censura livre.
É com muita tristeza que num dia tão importante, que deveria ser só de alegria - por conta da escolha do samba para o Carnaval 2014 -, que a Beija-Flor de Nilópolis comunica o falecimento da empresária e produtora Zeza Mendonça. Destaque da escola por 34 anos, Zeza nos deixou às 4h da madrugada desta quinta, aos 65 anos, como informou o amigo e também destaque Zezito Ávila.

Conhecida por sua preocupação social, bem como capacidade de descobrir talentos, formar profissionais e gerar empregos, principalmente no que tange ao desfile de fantasias e luxo, Zeza sempre esteve à frente de seu tempo: "Muitas pessoas não compreendem como se pode gastar tanto para fazer uma fantasia, pensando que a mesma servirá somente para um dia de desfile e satisfazer o ego. Mas não é assim. Há todo um ritmo empresarial envolvido entre plumas e paetês, espetáculos que fazemos pelo Brasil e no exterior o ano inteiro. Além disso, alugamos as fantasias porque o custo delas às vezes atinge os US$ 10/ 20 mil e, assim, temos o retorno necessário", contou, em entrevista.
Zeza foi ainda muito ativa junto à Deusa da Passarela: "Na Copa do Mundo de 98, na França, a Beija-flor montou um barracão em Paris e eu estava lá com João Trinta. Pelé e o ministro da Cultura do Brasil à época inclusive estiveram lá. Ficaram emocionados ao perceberem a quantidade de empregos que um barracão de escola de samba gera e com a necessidade de mão-de-obra altamente especializada para um trabalho de qualidade", lembrou ela.

"Nós precisamos aprender a valorizar o que é nosso e ensinar aos mais novos". Esta é a lição que Zeza Mendonça em toda sua vida fez questão de passar, mais um motivo para os nilopolitanos darem seu adeus a ela amanhã, entre 8 e 13h, no Cemitério do Caju, onde será cremada. A capela ainda não foi definida.
Leonardo Bessa
Foto: Rodrigo Borges
Completando 10 anos no comando da produção do cd da Série A, o intérprete do Salgueiro, Leonardo Bessa, que também está se lançando como cantor de samba este ano, implantou inovações na produção.  Uma das novidades para o projeto que em breve estará nas lojas, é a inserção do coro nos sambas de enredo.
Paralelo a este trabalho, o artista também vem se dedicando ao lançamento da carreira solo como cantor, com o hit "Hoje eu to legal", que conta com a participação do cantor Xande de Pilares, vocalista do Grupo Revelação. O clipe com a música será lançado em breve.
Foto: Carlos Lucio
O hino oficial da escola de samba Império da Tijuca será cantado pela comunidade guerreira do morro da Formiga. Para isso, a direção de carnaval, comandada por Luiz Carlos Amâncio, está convocando todos os segmentos, amigos e torcedores para participarem do coro na gravação do hino oficial da verde e branco tijucana no CD e DVD dos Sambas de Enredo 2014. Os interessados devem comparecer a Cidade do Samba, nesta sexta, 18 de outubro, às 10 da manhã, trajando a blusa oficial da escola e letra do samba na ponta da língua.

Para o morador da Formiga, haverá um ônibus à disposição da comunidade, com saída da quadra às 9 horas da manhã. Vale lembrar que a letra do samba sofreu uma pequena alteração: a frase "Recria uma nação, faz zoeira" mudou para "Recria uma nação... guerreira".

Os autores do samba-enredo para o carnaval do ano que vem do Império da Tijuca são: Marcio André, Vaguinho, Rono Maia, Alexandre Alegria, Karine Santos e Marcão. Já o titulo do enredo da agremiação é "Batuk", que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Júnior Pernambucano.

Letra oficial do samba-enredo para o carnaval 2014:

Bateu mais forte o coração
Tocou, senti a vibração
Da África, ressoou
A batucada que se espalha nesse chão
Lua, clareia na aldeia, celebração
É dom de comunicação
Em cada cultura entoa rituais
Cura em devoção, magia dos sinais
É festa, é kizomba, no toque pra Zumbi
Firma o ponto na gira não deixa cair

Na ginga do corpo
Na batida do pé, axé, axé!
Eleva a alma, o canto e a dança
Unindo as raças na fé e na esperança

Ecoou
O som divino do folclore popular
Batam palmas o cortejo vai passar
É o "fervo" que desce a ladeira
O batuque levanta poeira... capoeira
Dita moda, faz inclusão
Recria uma nação... guerreira
Batuqueiro, arrasta multidões
Nos blocos e cordões
Do Jongo aos salões
Conquistou a nobreza, fez sua realeza
O primeiro Império da corte do samba
Meu Império celeiro de bambas

Vai tremer, o chão vai tremer
É nó na madeira, segura que eu quero ver
Coisa de pele, "Batuk" ancestral
Lá vem a Sinfonia Imperial
No próximo sábado (19), a Lins Imperial fará mais uma eliminatória de sambas. 
A partir das 20h, estarão presentes representações dos segmentos e as parcerias que seguem na disputa. Um samba foi eliminado.

Seguem na disputa para o hino de 2014: 

1 - SILVÃO -BERG DA LINS -HAROLDO FB - PAVAROTTI-
-DOUTOR HUDSON- -FERNANDO DE LIMA -NALDO

2 - MARQUINHOS PAGODEIRO -PH DO CAVACO-CHINA -JORGE TOURO -

3 -... TUIL PONTES -CARLOS JÚNIOR -DUDU MENDES-
-RAFAEL CARVALHO -ANDRÉ MELODIA -

A quadra fica na Rua Lins de Vasconcelos 623 - Lins Rj. ENTRADA FRANCA

WWW.LINSIMPERIAL.COM

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ana Luiza Raffide / Rainha de Bateria
Foto: Rodrigo Borges
No último sábado, a União de Jacarepaguá realizou a coroação da nova rainha de bateria Ana Luiza Raffide. A beldade que já foi Musa de outras escolas e é modelo, desfilará à frente dos ritmistas da bateria Ritmo União e ao lado da madrinha da bateria Amanda Mattos.

Com uma linda festa a escola recebeu a nova rainha, mas não podia deixar de referenciar Amanda, que por muitos anos esteve como rainha, e por seu amor pela escola, assim como pelo carinho e reconhecimento que todos da agremiação tem por ela, foi aclamada madrinha vitalícia da bateria.

A festa contou com a presença de representantes das coirmãs e chamou atenção, como sempre, pela organização e coordenação de todos os segmentos, sob os olhos atentos da Direção Geral de Harmonia, no comando de Herico, Marvio e Tatiana. A Harmonia tem trabalhado com grande seriedade, fazendo com que a escola se prepare para mostrar na avenida a garra de seus componentes. O samba tem sido trabalhado nos ensaios das 5as feiras, com as alas da comunidade, passistas, bateria e carro de som, chefiado pelo intérprete Tiganá.

Quem for assistir ao desfile de sexta-feira, pode esperar um belíssimo carnaval da União de Jacarepaguá, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Caribé.

Com o enredo "Yorubás, a história do povo nagô" a escola verde e branca não ficará a dever para nenhuma outra.

O samba é forte e a pegada da bateria RITMO UNIÃO, sob o comando do Mestre Marquinhos, mostrará que a União de Jacarepaguá vem para lutar com muita garra por uma boa colocação no carnaval de 2014 e porque não, sonhar com um título.

Visando além do carnaval 2014, as próximas atividades do Cacique de Ramos, a tribo de Bira Presidente promove nesta quarta-feira, 16/10 mais um ensaio de bateria.

A oportunidade para antigos e novos ritmistas, para quem domina o ritmo ou para quem não tem intimidade com os instrumentos, a direção criou uma oficina de Bateria. Sem esquecer a experiência dos mais antigos, a intenção é aprimorar a prata da casa, que defende o ritmo da tribo do samba na Avenida Rio Branco, e formar novos integrantes, que irão participar dos tradicionais desfiles.

Os ensaios acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h, na quadra do Cacique de Ramos, que fica na Rua Uranos, 1326 em Olaria. A Entrada é franca.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Com inscrições para alas de comunidade praticamente esgotadas, a escola de samba unidos do Porto da Pedra abre nova chance para quem queira desfilar defendendo o pavilhão vermelho e branco no próximo carnaval. O enredo do Tigre de São Gonçalo para 2014, “Majestades do samba: os defensores do meu pavilhão”, retratará na Marquês de Sapucaí, a origem e a história do bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira, terá seu primeiro setor representando a África e, por conta disto, a vermelho e branco está buscando componentes que queiram participar da grande festa de momo cantando o hino oficial de 2014 juntamente com o coro de 2 mil vozes de São Gonçalo.

As vagas são abertas para homens e mulheres da raça negra, sem faixa etária determinada. O único requisito é o comprometimento com os ensaios de comunidade e, para os que forem designados para alas coreografadas, uma carga de ensaios que será confirmada com o coreógrafo da agremiação, Marcio Moura.

Para inscrever-se, é necessário comparecer à quadra da escola levando 2 fotos 3x4, cópia do documento de identidade, sempre às quartas-feiras das 16 às 21h.

A Unidos do Porto da Pedra será a quinta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, dia 28 de fevereiro, pelo 1º dia de apresentações da Série A. A quadra da escola fica na Travessa João Silva, 84 – Porto da Pedra. Mais informações pelo telefone 3707 1518.
Foto: Diego Mendes
Na próxima semana a Unidos do Viradouro vai dar início aos seus ensaios de comunidade. Agora que a agremiação já definiu o hino para 2014, chegou a vez de ensaiar o canto dos componentes da vermelha e branca de Niterói. Os ensaios vão acontecer duas vezes por semana, às terças e sábados. Os ensaios de terça-feira irão começar no dia 15 de outubro, a partir das 21h. Já os ensaios de sábado terão inicio somente no dia 26 do mesmo mês, sempre a partir das 22h. Vale lembrar que para ganhar a fantasia, os segmentos da escola e os inscritos nas alas de comunidade precisam comparecer aos dois ensaios.

Ainda restam algumas vagas e os interessados em desfilar na Unidos do Viradouro, podem fazer a inscrição na quadra da escola, localizada na Avenida do contorno, 16 no Barreto, de segunda à sexta de 09 ás 19h,levando comprovante de residência, duas fotos 3x4 e cópia de documento de identidade.

Para o carnaval de 2014, a Unidos do Viradouro levará para a avenida o enredo "Sou a terra de Ismael, 'Guanabaran' eu vou cruzar... Pra você tiro o chapéu, Rio eu vim te abraçar", que contará um pouco da história da cidade de Niterói a partir de seus personagens mais ilustres, desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo. A escola será a quinta a se apresentar no sábado de carnaval na Marquês de Sapucaí, pela série A da Lierj.

--
Em ritmo de samba, foram escolhidas ontem, dia 11 de outubro, na Cidade do Samba, as 12 semifinalistas do concurso mais alegre, charmoso e simpático do Rio. Os jurados tiveram bastante trabalho para selecionar entre as 20 beldades inscritas aquelas que seguirão na disputa pela coroa de Rainha do Carnaval Carioca 2014.

As concorrentes passaram pelo crivo dos jurados escalados criteriosamente pela RIOTUR que analisaram os seguintes quesitos: harmonia de linhas físicas (curvas corporais), beleza do rosto, sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia, espírito carnavalesco e o domínio da arte de sambar.

Iniciando o evento, as beldades desfilaram em grupo em traje de banho. Depois, houve a apresentação individual, em que cada concorrente passou pelo desafio de responder a uma pergunta feita pela comissão julgadora e mostrou muito samba no pé.

A recompensa vale a pena. Para representar a cidade do Rio de Janeiro durante a maior festa popular do mundo, a Rainha do Carnaval e o Rei Momo vão ganhar R$ 20 mil cada um. A 1ª e 2ª Princesas recebem R$ 15 mil cada. Os 2º e 3º colocados na categoria de Rei Momo também serão premiados: ganharão R$ 3,5 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente.

RELAÇÃO DAS CANDIDATAS ESCOLHIDAS

1- Luciana Conceição da Silva

2- Carla Peixoto da Silva

3- Camila Francisco de Macedo

4- Flávia Gaudêncio Lopes

5- Graciele Souza Ferreira

6- Nayara Elen Alves de Oliveira

7- Ana Cristina Tavares Perrota

8- Clara Cristina Paixão de Oliveira

9- Natalia Mariel Reis

10- Letícia Martins Guimarães

11- Uillana Maria Alves Adães

12- Luciana Cordeiro de Abreu
Foto:  RITMO CARIOCA
Visando se preparar com força total para o Carnaval 2014, a União do Parque Curicica, a partir desse mês, vai passar a ensaiar duas vezes na semana. Os ensaios acontecerão as terças e quintas a partir das 20 horas na quadra da agremiação.

Às terças-feiras acontecerão os ensaios técnicos de quadra com todos os segmentos e alas da comunidade e às quintas-feiras a quadra volta a ser movimentada com o seu ensaio-show, com a presença do 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, Wanderson Sodré e Mara Rosa, além de passistas, do intérprete oficial Ronaldo Yllê e a bateria, comandada por mestre Lollo e sua rainha Alessandra Mattos.

Durante os ensaios de terça-feira também é possível fazer as inscrições para desfilar nas alas da vermelha, azul e branca da Zona Oeste. A escola será a 3ª escola a desfilar pelo Grupo de Acesso – Série A com o enredo “Na Garrafa, no Barril, Salve a Cachaça! - Patrimônio Cultural do Brasil” que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes”.

A quadra da escola fica na Rua Arauá nº 385 - Curicica, em Jacarepaguá.
Acontece nesta terça-feira (15), mais uma edição da roda de samba mais badalada da cidade no momento, o Pagode do Leão, a partir das 19h na quadra da Estácio de Sá. Muito samba de raiz com o grupo Medalha de Ouro além do clima de descontração, gente bonita e cerveja gelada. O pagode conta sempre com a participação de convidados mais do que especiais, que aparecem de surpresa, dando uma canja e animando o encontro festivo. A entrada custa apenas R$10. A quadra da Estácio de Sá fica na Avenida Salvador de Sá, 206/208, no Estácio. Mais informações através do telefone 2504-2883.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Foto: Divulgação
FONTE - SETOR1  (RS) A Academia de Samba Puro não quer deixar ninguém de fora do espetáculo que está arquitetando para o Carnaval de 2014. Pensando nisso, idealizou uma iniciativa pioneira.

Mais do que incluir em seu desfile pessoas com deficiências (PcD), a escola do Grupo Especial levará à avenida intérpretes de LIBRA (a "linguagem dos sinais") para que deficientes auditivos cantem junto e distribuirá a letra da obra em braile para os deficientes visuais lerem.

— Convidamos a todos para estarem conosco, sem preconceitos e indiferença. Trabalhamos por inclusão. É por isso que levamos escrito em nossos uniformes: "Não mexe comigo porque não ando sozinho". E a Samba Puro trouxe para seu Carnaval mais parceiros para abrilhantar esse espetáculo — conta Emerson Waner, diretor de Carnaval da Samba Puro.

O novo parceiro a que se refere é a FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS). A reunião foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 9:

— Participarmos da criação de uma ala para as PcD e suas representações. O destaque da reunião foi a consciência dos membros da Samba Puro, que falaram sobre a importância de o samba estar em braile e a comunicação com os surdos também ser garantida através de intérprete de Libras. Essa é a maior demonstração de que a Sociedade Gaúcha está à frente de novas atitudes de inclusão social, deixando o preconceito para a história — declarou Marli Conzatti, presidente da Faders, entidade vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos.

No Carnaval de 2014, a Samba Puro apresentará o enredo "Sou Maria e trago outras Marias para o meu Carnaval"

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O consagrado sambista Dudu Nobre faz apresentação gratuita no domingo, 13 de outubro, em mais uma edição da Feira das Yabás. Convidado da tradicional roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador do evento, o cantor e compositor apresentará grandes sucessos de seus 11 anos de carreira e também músicas de seu mais recente álbum “O samba aqui já esquentou”. Os sambistas Silas de Oliveira e Renatinho Partideiro são os homenageados nesta edição do evento.

Realizado todo segundo domingo do mês no histórico bairro de Oswaldo Cruz, pertinho de Madureira, berço da Portela, a Feira das Yabás já entrou no calendário dos eventos imperdíveis do Rio de Janeiro. Realizado na Praça Paulo Portela, oferece opções aos amantes de boa música e boa gastronomia.

“Tias” apresentam 16 pratos típicos do subúrbio carioca

Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas 16 cozinheiras, ou Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca; entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo.

Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe; a barraqueira Romana vai de carré com couve a mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila) mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.

Evento acontece desde 2008

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012.

SERVIÇO
Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba
Quando: Domingo, 13 de outubro
Hora: a partir das 13h
Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
Evento gratuito

Grupo Pacífica
Em ritmo de samba, vão ser definidas na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, as semifinalistas do concurso mais alegre, charmoso e simpático do Rio. Os jurados vão ter muito trabalho para selecionar, entre as 20 beldades inscritas, aquelas que seguirão na disputa pela coroa de Rainha do Carnaval Carioca 2014. A festa acontece, a partir das 19h, na Cidade do Samba.
As concorrentes passarão pelo crivo dos jurados escalados criteriosamente pela RIOTUR e vão ter que ser aprovadas nos seguintes quesitos: harmonia de linhas físicas (curvas corporais), beleza do rosto, sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia, espírito carnavalesco e o domínio da arte de sambar.
Às 19h, as aspirantes entram no palco para mostrar todo o seu carisma. Primeiro elas desfilam em grupo em traje de banho. Depois, haverá a apresentação individual, em que cada concorrente passa pelo desafio de responder a uma pergunta feita pela comissão julgadora e terá que mostrar muito samba no pé.
A recompensa vale a pena. Para representar a cidade do Rio de Janeiro durante a maior festa popular do mundo, a Rainha do Carnaval e o Rei Momo vão ganhar R$ 20 mil cada um. A 1ª e 2ª Princesas recebem R$ 15 mil cada. Os 2º e 3º colocados na categoria de Rei Momo também serão premiados: ganharão R$ 3,5 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente.

Eliminatória Concurso Rainha do Carnaval 2014

Data: 11/10

Local: Cidade do Samba – Rua Rivadávia Correia, 60 – Gamboa

Horário: 19h

Entrada Franca
O cantor Leonardo Bessa participou no sábado, da festa de abertura do 6º concurso de Samba de Quadra, que aconteceu na sede do Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais do carnaval carioca.

Jurado pelo segundo ano consecutivo, Leonardo Bessa, que este ano completa uma década na produção do Cd das escolas de samba da Série A e que agora se prepara para lançar trabalho solo, diversificando seu foco musical. Intérprete conceituado e que hoje defende as cores do Acadêmicos do Salgueiro, Bessa fala sobre a nova fase e a experiência como júri do concurso:

- É uma honra fazer parte do corpo de jurados do concurso de samba de quadra. Fui crido no samba e nele consolidei minha carreira musical. Valorizar a cultura popular e preservar nossas raízes é um fator importante para qualquer pessoa ligada à arte, principalmente eu que respiro música desde a infância – diz ele.

Lançando videoclipe da nova música de trabalho “Hoje eu to legal”, que conta com a participação do vocalista do Grupo Revelação, Xande de Pilares e também com a presença de Milena Nogueira , esposa do cantor Diogo Nogueira, Bessa está focado em mostrar uma nova vertente do seu talento.

- Já consolidei minha carreira como intérprete e me sinto feliz por isso, defendendo as cores do Salgueiro, onde eu iniciei minha carreira. Agora quero mostrar uma outra face do Leonardo Bessa – conclui ele.

A sexta edição do concurso de samba de quadra tem inscrições abertas até o dia 19 de outubro. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site organizador do concurso: www.radiceproducoes.com.br.






Para saber um pouco mais sobre o novo trabalho de Leonardo Bessa, basta acessar a fanpage oficial do cantor www.facebook.com/LeoBessaOficial.

terça-feira, 8 de outubro de 2013


Chegamos ao VI Desenrolando a Serpentina. Com o tema "Carnaval de rua: encontros de prazer e oportunidades", o evento acontece sábado, dia 12, no Jardim Botânico, e será aberto ao público (basta você se inscrever pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br). Realizado pela liga Sebastiana, ele debaterá temas como profissionalização do Carnaval de rua, a economia criativa e a ocupação de novos territórios pelos blocos. A programação inclui ainda show do Gigantes da Lira, teatro para as crianças e roda de samba com Moyseis Marques e Mariene de Castro. Abaixo tem as infos completas e, ao final, o serviço do encontro.

Mais:

"A economia criativa - um universo ainda pouco conhecido - e o Carnaval; o impacto da comercialização x a profissionalização dos blocos; as novas formas de marketing que vêm tomando de assalto as agremiações cariocas, como o polêmico marketing de guerrilha. Esses temas prometem esquentar o debate do VI Desenrolando a Serpentina, evento anual realizado pela Sebastiana – Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro.
No dia 12 de outubro, das 14h às 18h, no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, representantes dos blocos, do poder público, de empresas e da sociedade civil discutem os temas mais atuais relacionados à grande festa popular, os impactos na cidade e os desdobramentos ao longo do ano. Os painéis serão conduzidos por Beatriz Jaguaribe, Jailson Souza e Silva, Eliane Costa, Cláudia Leitão, Flávia Oliveira, Antonio Pedro Figueira de Mello e Sérgio Sá Leitão.
A participação é gratuita e aberta ao público, que pode se inscrever para as mesas de debates pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br. Serão fornecidos certificados a todos os participantes.
No mesmo dia, será lançada a "Carnavália – I Feira de Negócios e Empreendorismo do Carnaval", a ser realizada pela primeira vez em 2014.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL E SAMBA
E já que é Dia das Crianças, a programação do Desenrolando inclui, na parte da manhã (das 10h às 13h), atividades circenses com o Gigantes da Lira e a peça "Era uma vez... Cartas em cena" com o grupo Teatro das Possibilidades. O encerramento do evento será, claro, com samba! Das 18h às 21h, Moyseis Marques recebe Mariene de Castro, encontro que reúne o samba do Rio e o samba da Bahia.
O VI Desenrolando a Serpentina conta com apoio da Riotur e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e promoção da Globo.

ROTEIRO
PAINÉIS DE DEBATES

14h às 16h - "Cidade de prazeres e convívios: ocupando a rua"
Bate-papo sobre o Carnaval de rua, sua relação com a cidade e as redes de encontros que se dão por meio dos blocos, nos diferentes territórios. A ocupação política da rua: relações entre o Carnaval, as Diretas já e as manifestações de 2013.
- Beatriz Jaguaribe – professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).
- Eliane Costa – diretora do Bloco Escravos da Mauá e coordenadora do MBA em Gestão Cultural da FGV.
- Jailson de Souza e Silva – professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e fundador e diretor do Observatório de Favelas.
- Jorge Sápia – vice-presidente da Sebastiana.

16h às 18h - A profissionalização e o marketing no Carnaval de rua: Quem faz? Quem ganha?
Debate sobre a economia criativa do Carnaval de rua e sobre as novas formas de patrocínio e de marketing que vêm surgindo nos blocos do Rio. O crescimento do Carnaval de rua e as formas de contenção – elas devem existir?
- Antonio Pedro Figueira de Mello – secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
- Cláudia Leitão – professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará, pesquisadora do CNPq, ex-secretária de Cultura do Ceará, ex-secretária da Economia Criativa do MinC.
- Flávia Oliveira – jornalista, titular da coluna Negócios&Cia do Jornal O Globo.
- Sérgio Sá Leitão – secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
- Rita Fernandes – presidente da Sebastiana.

INFANTIL
10h às 12h – "Circo Circuito" com Gigantes da Lira
Iniciar as crianças no fazer circense com uma maratona de seis modalidades: acrobacia de solo individual, malabarismo, pernas de pau, equilíbrio e acrobacia em duplas, evolução com fitas de ginástica rítmica e técnicas de palhaçaria. Essa é a proposta do Bloco Gigantes da Lira, que comemora o Dia das Crianças no VI Desenrolando a Serpentina com o evento "Circo Circuito". Aconselhável vestir as crianças com roupa de ginástica, confortáveis e arejadas, e levar cangas para descansar no gramado.

12h às 13h – "Era uma vez... Cartas em cena" - Grupo Teatro das Possibilidades
A fada Gwenhyfar (Dadá Maia) resolve divulgar as cartas trocadas entre Branca de Neve (Diana Hime), Anette-Cinderela (Stella Brajterman) e Talia-Bela Adormecida (Gabriela Estevão) e acaba revelando as verdadeiras personalidades dessas três famosas senhoritas, muito diferentes das retratadas nos filmes de Walt Disney. O público acompanha questões das jovens princesas que estão deixando a pré-adolescência e dando os primeiros passos para a vida adulta. Texto: Índigo. Direção: Adriana Maia.

RODA DE SAMBA
18h30 às 21h30 - Roda de Samba de Moyseis Marques com Mariene de Castro
O cantor e compositor carioca Moyseis Marques recebe a cantora baiana Mariene de Castro pela primeira vez em sua roda de samba. No repertório, antigos sambas de Carnaval como "Tristeza" (Niltinho/Haroldo Lobo) e "Se você jurar" (Ismael Silva), além de composições próprias como "Bicho do mato" (com Edu Krieger). Com Mariene, que lançou em 2012 "Ser de Luz - Uma homenagem a Clara Nunes", Moyseis canta canções interpretadas por Clara, falecida há 30 anos, como "Feira de Mangaio" (Sivuca/Glorinha Gadelha) e "O mar serenou" (Candeia)".

Serviço

VI Desenrolando a Serpentina
"Carnaval de rua: encontros de prazer e oportunidades"
Dia/hora: 12 de outubro de 2013, das 10h às 21h
Local (debates e roda de samba): Espaço Tom Jobim – Rua Jardim Botânico 1008 (a programação infantil será no gramado em frente ao teatro).
Inscrições: gratuitas pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br
Serão fornecidos certificados de participação.
FONTE: Agência O GLOBO

RIO - A Secretaria de Estado de Cultura lança nesta terça-feira o 5º Edital para o Carnaval de 2014, com R$ 1 milhão em recursos, a serem distribuídos entre nove categorias. Para inscrever os projetos, é preciso preencher os formulários disponíveis no portal da Secretaria de Estado de Cultura até às 18h do dia 8 de novembro. As categorias incluem os grupos de Clóvis, ou bate-bolas, uma das mais antigas tradições do carnaval de rua carioca.

- Esse é o edital de Carnaval mais abrangente já realizado pela secretaria, englobando inclusive grupos de Clóvis e bate-bolas. E, diante da procura que já existe, como mostram os inúmeros e-mails que recebemos, tem tudo para ser recordista de inscrições - diz Olívia Bandeira, coordenadora de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura.

Rita Fernandes, presidente da Sebastiana (a associação que reúne blocos de Zona Sul, Santa Teresa e Centro), reconhece a importância do edital, mas considera a verba pequena:

- Se essas expressões mais tradicionais não contarem com ajuda do estado, vão desaparecer. Para nove categorias, acho que o dinheiro ainda é pouco - diz Rita, destacando, porém, a importância de o governo olhar para os chamados blocos de embalo, onde todos usam a mesma fantasia, como o Cacique de Ramos e o Bafo da Onça. - Os Clóvis e os blocos de embalo são tradições muito antigas que merecem um olhar de preservação. Com esse edital, vamos precisar cada vez menos de patrocinadores no nosso carnaval.

A Sebastiana, por ter patrocinadores, não participará do edital. E, no próximo sábado, fará a sexta edição do "Desenrolando a serpentina", no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, para discutir as formas e os limites ao patrocínio do carnaval de rua.
A União do Parque Curicica quer preparar o time de componentes que vai defender as cores azul, vermelho e branco no Carnaval 2014. A escola está realizando inscrições para as alas da comunidade todas as terças-feiras, das 17h às 21h, em sua quadra. 
Os interessados devem comparecer até o dia 29 de outubro, à sede da agremiação, situada à Rua Arauá 385 – Curicicica, Jacarepaguá – Zona Oeste do Rio, com duas fotos 3x4, comprovante de residência e cópias do CPF e do documento de identidade. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais).

Os componentes inscritos terão direito à fantasia, mas terão que comparecer aos ensaios de quadra, de rua e técnicos para garantir sua vaga. Os ensaios da agremiação, para segmentos e comunidade, acontecem todas as terças, às 20h, na quadra.

A presidente Kátia Paz destaca a importância das alas da comunidade para o desfile da tricolor de Jacarepaguá. “A nossa intenção é reduzir cada vez mais o número de alas comerciais e tornar o nosso desfile mais compacto, com um "chão" ainda mais forte. Precisamos da garra do nosso componente. O único compromisso que cada um terá é o frequentar os ensaios e cantar forte o nosso samba na avenida”.

A União do Parque Curicica desfilará no sábado de carnaval, 1º de março, data do seu aniversário de 21 anos de fundação, na Marquês de Sapucaí, pela Série A da Lierj.



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Foto: Rodrigo Borges
Neste ultimo sábado (5), a Escola de Mestre-Sala,Porta -Bandeira,Porta Estandarte Manoel Dionísio recebeu a visita do Diretor de Carnaval da Unidos do Porto da Pedra, Sr. Paulo Brandão.
A visita teve como objetivo  oficializar o convite para a participação  no desfile oficial da agremiação. 
Com o enredo "Majestades do Samba:Os defensores do meu Pavilhão",  a Porto da Pedra será a 5ª escola a desfilar, no dia 28 de fevereiro de 2014, na Marques de Sapucaí.

A Escola Manoel Dionísio levará para a avenida 36 casais, para mostrarem todo o encanto e a magia da dança do Mestre Sala e da Porta Bandeira. 
 - Estamos muito honrados com o convite e vamos colaborar para que a Unidos do Porto da Pedra faça um excelente desfile, diz Manoel Dionísio 

NOTÍCIAS

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui

TV G RIO - O Mundo Online te vê aqui
É SÓ CLICAR E ASSISTIR ! UMA PARCERIA DE SUCESSO !

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA 05/03/17

Foto: Fernando Maia / RIOTUR O “Carnaval de Rua” está chegando ao fim e os foliões mostraram muita disposição e alegria nos cortejos dos...

Postagens Populares

OUTROS CADERNOS

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter