terça-feira, 8 de outubro de 2013

FONTE: Agência O GLOBO

RIO - A Secretaria de Estado de Cultura lança nesta terça-feira o 5º Edital para o Carnaval de 2014, com R$ 1 milhão em recursos, a serem distribuídos entre nove categorias. Para inscrever os projetos, é preciso preencher os formulários disponíveis no portal da Secretaria de Estado de Cultura até às 18h do dia 8 de novembro. As categorias incluem os grupos de Clóvis, ou bate-bolas, uma das mais antigas tradições do carnaval de rua carioca.

- Esse é o edital de Carnaval mais abrangente já realizado pela secretaria, englobando inclusive grupos de Clóvis e bate-bolas. E, diante da procura que já existe, como mostram os inúmeros e-mails que recebemos, tem tudo para ser recordista de inscrições - diz Olívia Bandeira, coordenadora de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura.

Rita Fernandes, presidente da Sebastiana (a associação que reúne blocos de Zona Sul, Santa Teresa e Centro), reconhece a importância do edital, mas considera a verba pequena:

- Se essas expressões mais tradicionais não contarem com ajuda do estado, vão desaparecer. Para nove categorias, acho que o dinheiro ainda é pouco - diz Rita, destacando, porém, a importância de o governo olhar para os chamados blocos de embalo, onde todos usam a mesma fantasia, como o Cacique de Ramos e o Bafo da Onça. - Os Clóvis e os blocos de embalo são tradições muito antigas que merecem um olhar de preservação. Com esse edital, vamos precisar cada vez menos de patrocinadores no nosso carnaval.

A Sebastiana, por ter patrocinadores, não participará do edital. E, no próximo sábado, fará a sexta edição do "Desenrolando a serpentina", no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, para discutir as formas e os limites ao patrocínio do carnaval de rua.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter