terça-feira, 8 de outubro de 2013


Chegamos ao VI Desenrolando a Serpentina. Com o tema "Carnaval de rua: encontros de prazer e oportunidades", o evento acontece sábado, dia 12, no Jardim Botânico, e será aberto ao público (basta você se inscrever pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br). Realizado pela liga Sebastiana, ele debaterá temas como profissionalização do Carnaval de rua, a economia criativa e a ocupação de novos territórios pelos blocos. A programação inclui ainda show do Gigantes da Lira, teatro para as crianças e roda de samba com Moyseis Marques e Mariene de Castro. Abaixo tem as infos completas e, ao final, o serviço do encontro.

Mais:

"A economia criativa - um universo ainda pouco conhecido - e o Carnaval; o impacto da comercialização x a profissionalização dos blocos; as novas formas de marketing que vêm tomando de assalto as agremiações cariocas, como o polêmico marketing de guerrilha. Esses temas prometem esquentar o debate do VI Desenrolando a Serpentina, evento anual realizado pela Sebastiana – Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro.
No dia 12 de outubro, das 14h às 18h, no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, representantes dos blocos, do poder público, de empresas e da sociedade civil discutem os temas mais atuais relacionados à grande festa popular, os impactos na cidade e os desdobramentos ao longo do ano. Os painéis serão conduzidos por Beatriz Jaguaribe, Jailson Souza e Silva, Eliane Costa, Cláudia Leitão, Flávia Oliveira, Antonio Pedro Figueira de Mello e Sérgio Sá Leitão.
A participação é gratuita e aberta ao público, que pode se inscrever para as mesas de debates pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br. Serão fornecidos certificados a todos os participantes.
No mesmo dia, será lançada a "Carnavália – I Feira de Negócios e Empreendorismo do Carnaval", a ser realizada pela primeira vez em 2014.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL E SAMBA
E já que é Dia das Crianças, a programação do Desenrolando inclui, na parte da manhã (das 10h às 13h), atividades circenses com o Gigantes da Lira e a peça "Era uma vez... Cartas em cena" com o grupo Teatro das Possibilidades. O encerramento do evento será, claro, com samba! Das 18h às 21h, Moyseis Marques recebe Mariene de Castro, encontro que reúne o samba do Rio e o samba da Bahia.
O VI Desenrolando a Serpentina conta com apoio da Riotur e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e promoção da Globo.

ROTEIRO
PAINÉIS DE DEBATES

14h às 16h - "Cidade de prazeres e convívios: ocupando a rua"
Bate-papo sobre o Carnaval de rua, sua relação com a cidade e as redes de encontros que se dão por meio dos blocos, nos diferentes territórios. A ocupação política da rua: relações entre o Carnaval, as Diretas já e as manifestações de 2013.
- Beatriz Jaguaribe – professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).
- Eliane Costa – diretora do Bloco Escravos da Mauá e coordenadora do MBA em Gestão Cultural da FGV.
- Jailson de Souza e Silva – professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e fundador e diretor do Observatório de Favelas.
- Jorge Sápia – vice-presidente da Sebastiana.

16h às 18h - A profissionalização e o marketing no Carnaval de rua: Quem faz? Quem ganha?
Debate sobre a economia criativa do Carnaval de rua e sobre as novas formas de patrocínio e de marketing que vêm surgindo nos blocos do Rio. O crescimento do Carnaval de rua e as formas de contenção – elas devem existir?
- Antonio Pedro Figueira de Mello – secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
- Cláudia Leitão – professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará, pesquisadora do CNPq, ex-secretária de Cultura do Ceará, ex-secretária da Economia Criativa do MinC.
- Flávia Oliveira – jornalista, titular da coluna Negócios&Cia do Jornal O Globo.
- Sérgio Sá Leitão – secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
- Rita Fernandes – presidente da Sebastiana.

INFANTIL
10h às 12h – "Circo Circuito" com Gigantes da Lira
Iniciar as crianças no fazer circense com uma maratona de seis modalidades: acrobacia de solo individual, malabarismo, pernas de pau, equilíbrio e acrobacia em duplas, evolução com fitas de ginástica rítmica e técnicas de palhaçaria. Essa é a proposta do Bloco Gigantes da Lira, que comemora o Dia das Crianças no VI Desenrolando a Serpentina com o evento "Circo Circuito". Aconselhável vestir as crianças com roupa de ginástica, confortáveis e arejadas, e levar cangas para descansar no gramado.

12h às 13h – "Era uma vez... Cartas em cena" - Grupo Teatro das Possibilidades
A fada Gwenhyfar (Dadá Maia) resolve divulgar as cartas trocadas entre Branca de Neve (Diana Hime), Anette-Cinderela (Stella Brajterman) e Talia-Bela Adormecida (Gabriela Estevão) e acaba revelando as verdadeiras personalidades dessas três famosas senhoritas, muito diferentes das retratadas nos filmes de Walt Disney. O público acompanha questões das jovens princesas que estão deixando a pré-adolescência e dando os primeiros passos para a vida adulta. Texto: Índigo. Direção: Adriana Maia.

RODA DE SAMBA
18h30 às 21h30 - Roda de Samba de Moyseis Marques com Mariene de Castro
O cantor e compositor carioca Moyseis Marques recebe a cantora baiana Mariene de Castro pela primeira vez em sua roda de samba. No repertório, antigos sambas de Carnaval como "Tristeza" (Niltinho/Haroldo Lobo) e "Se você jurar" (Ismael Silva), além de composições próprias como "Bicho do mato" (com Edu Krieger). Com Mariene, que lançou em 2012 "Ser de Luz - Uma homenagem a Clara Nunes", Moyseis canta canções interpretadas por Clara, falecida há 30 anos, como "Feira de Mangaio" (Sivuca/Glorinha Gadelha) e "O mar serenou" (Candeia)".

Serviço

VI Desenrolando a Serpentina
"Carnaval de rua: encontros de prazer e oportunidades"
Dia/hora: 12 de outubro de 2013, das 10h às 21h
Local (debates e roda de samba): Espaço Tom Jobim – Rua Jardim Botânico 1008 (a programação infantil será no gramado em frente ao teatro).
Inscrições: gratuitas pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br
Serão fornecidos certificados de participação.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Siga-nos por Email

Cidade e Entretenimento

Cidade e Entretenimento
Cidade - Eventos - Shows - Gastronomia - Turismo - Utilidade Pública

Arte e Cultura

Arte e Cultura
Teatro - Dança - Artes Plásticas - Literatura

Espaço VIP

Espaço VIP
Famosos - Artistas - Perfil - Biografia - Portfolio

Moda - Beleza - Estética

Moda - Beleza - Estética

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

TV G Rio - Jornal do Carnaval



Uma parceria Jornal Ritmo Carioca e Tv G Rio exibido AO VIVO no dia 31-07-2017.
O Jornal do Carnaval é transmitido toda 2a e 6a feira às 20horas AO VIVO na página do Facebook

Renascer de Jacarepaguá 2018



Samba Oficial Carnaval 2018

Sambas concorrentes Estácio de Sá 2018

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

Curso de Design de Carnaval

Novo curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval está com inscrições abertas

O Curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval é o primeiro no Brasil e está com inscrições abertas. Com duração de dois anos, as aulas se...

Postagens Populares

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter