terça-feira, 17 de setembro de 2013

Foto: Mazé Mixo
Capoeira, maculelê, jongo, maracatu, samba de roda e, é claro, o tradicional Afoxé são algumas das atrações da festa de comemoração dos 62 anos de existência do primeiro bloco afro ainda em atividade do estado do Rio, neste sábado (21/09), a partir das 16h, na Praça da Harmonia - na Gamboa, reduto de resistência do grupo na cidade. O Afoxé Filhos de Gandhi-Rio homenageia o bairro sede do bloco e seu entorno, que abrange a Pedra do Sal, Cais do Valongo e seu Jardim Suspenso. 
Na programação, além da escolha do tema para o carnaval 2014, também estão previstas apresentações e oficinas livres de dança afro, maculelê e tambor de crioula. 
A criação do afoxé no Rio aconteceu em 12 de agosto de 1951, por estivadores e trabalhadores da área do Cais do Porto e adjacências ligados às religiões afro-brasileiras e recém-chegados de Salvador, Bahia, onde o grupo original surgiu um ano antes. O patrono do afoxé é Mahatma Gandhi, líder e pacifista indiano.

Desde sua fundação o grupo é reconhecido como um movimento de manifestação cultural, que levanta a bandeira da preservação e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, através das mais diversas possibilidades do gênero no cenário regional e popular do país. 

O bloco segue com seus ensaios abertos às quartas, sempre a partir das 20h, na Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj) - com entrada gratuita. A Febarj fica na Avenida Mem de Sá, nº37, na Lapa.

Serviço: 62° Aniversário - Afoxé Filhos de Gandhi-Rio
Data: 21 set 2013 (SÁB) - 16h
Local: Praça da Harmonia, Gamboa

ENTRADA FRANCA

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter