quarta-feira, 21 de agosto de 2013

No mês em que o compositor faria aniversário, roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz terá Jongo da Serrinha e Wilson Moreira

A edição de agosto da Feira das Yabás será ao melhor estilo Candeia, com comidas típicas dos quintais suburbanos e samba do partido-alto na roda comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, além de convidados muito especiais: Quilombo São José, Jongo da Serrinha e Wilson Moreira. A partir das 13h, no domingo, 25, Antonio Candeia Filho, que, este mês, completaria 78 anos se fosse vivo, será o grande homenageado do evento gratuito a céu aberto, que agita Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
“A cada edição, a Feira das Yabás tem se tornado maior e melhor. Recebemos cada vez mais gente e oferecemos atrações gratuitas e de qualidade. Candeia é uma figura tão importante e tão forte para nós, que não podíamos deixar de prestar essa homenagem, mesmo tendo que mudar a data da Feira", explica Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador do evento. 

Registrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como o primeiro bem imaterial do Rio de Janeiro, o grupo Jongo da Serrinha é um dos principais responsáveis pela preservação deste ritmo que é considerado um dos “pais” do samba. Os shows que apresentam no Brasil e no exterior encantam por contar a história, o canto e a dança do jongo, com sambas-enredo, partido-alto, além de ritmos africanos.

Parceiro de Candeia em diversas composições, com Não Tem Veneno, e autor de sambas muito conhecidos do público, como Goiabada Cascão Em Caixa e Gostoso Veneno, sucessos nas vozes de Beth Carvalho e Alcione, respectivamente, Wilson Moreira é considerado um dos mestres da música brasileira. Ele também irá homenagear Candeia colocando o público para cantar e dançar em uma grande e animada roda de samba. A magia do Quilombo São José, vindo diretamente de Vassouras (RJ), com suas canções e danças característicos da cultura quilombola, também estarão presentes.

Sobre a Feira das Yabás

Realizado na maioria das vezes todo segundo domingo do mês no histórico bairro de Oswaldo Cruz, pertinho de Madureira, berço da Portela, a Feira das Yabás já entrou no calendário dos eventos imperdíveis do Rio de Janeiro. Realizado na Praça Paulo Portela, oferece opção aos amantes de boa música e boa gastronomia.

Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas 16 cozinheiras, ou Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca; entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo.

Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe; a barraqueira Romana vai de carré com couve a mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila) mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.
Evento acontece desde 2008
A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012. 
SERVIÇO
Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba
Quando: Domingo, 25 de agosto
Hora: a partir das 13h
Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
Evento gratuito

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Desfile de blocos da Região Portuária 2018

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter