terça-feira, 30 de julho de 2013

Foto: Hamilton Freitas
FONTE: JORNAL AGORA - O presidente da escola de samba Águias do Samba, Francisco Carlos da Costa Santos Lemos, mais conhecido como Chico Santos, é oficialmente o novo presidente da Liga Independente das Escolas e Entidades do samba do Rio Grande (Lieesa). A eleição ocorreu entre presidentes de escolas de samba da cidade, no dia 26 de junho, quando o carnavalesco concorreu como candidato único ao cargo de presidente da Lieesa. Na ocasião Chico nomeou como vice-presidente da Liga o carnavalesco Palmor Ferreira Rodrigues. Mais recentemente a posse foi oficializada em cartório.

Na condição de presidente da Lieesa, Chico informou que pretende revitalizar o carnaval do Rio Grande, trabalhando com dignidade, transparência e atitude, sem disputa de poderes. Disse que o principal objetivo será evidenciar a música e o teatro que fazem a grande festa popular que é o carnaval. Nesse sentido, afirmou que uma das primeiras medidas será propor ao Executivo que a organização do carnaval seja da Liga em conjunto com a Secretaria de Município de Cultura (SMC), ao invés de ser atribuída a parceria à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), como ocorreu na última edição.

Outra ideia que ele pretende colocar em discussão é a gratuidade do carnaval, como acontece no Cassino e como acontecia anos atrás, quando as escolas do carnaval oficial do Município desfilavam na rua Marechal Floriano. "As pessoas já pagam pelo carnaval, o incentivo que o Município repassa para as escolas de samba nada mais é do que tributos pagos pela população", argumentou.

Chico Santos nasceu no bairro Getulio Vargas, em Rio Grande. "Nasci dentro da escola As Mariquitas", lembrou. Mais tarde foi para Porto Alegre, onde foi puxador de samba e compositor nas escolas Império da Zona Norte, Bambas da Orgia, Imperatriz Dona Leopoldina e Estação Primeira da Figueira. Depois de 24 anos envolvido com o carnaval em Porto Alegre, retornou para Rio Grande e passou a fazer parte da escola Unidos da Rheingantz. "São 35 anos envolvido com o carnaval", resumiu Chico.

Sindicância

O secretário municipal de Comunicação e Relações Institucionais, Paulo Rodrigues, informou que após a conclusão do processo de sindicância, aberto pelo Executivo com a finalidade de apurar as supostas irregularidades ocorridas no Carnaval de 2013, será marcada uma reunião com a nova diretoria da Lieesa para tratar do carnaval de 2014. Segundo o secretário, a sindicância já está em fase final e deve ser concluída até o final da próxima semana.

Com o mesmo intuito, de apurar as possíveis irregularidades no carnaval passado, o Legislativo encaminhou ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas protocolada pela ex-presidência da Liga na Casa. O presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal, Júlio Cesar Silva (PMDB), também disse que pretende reunir-se com o novo presidente em breve.

Por Tatiane Fernandes
tati@jornalagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter