quinta-feira, 6 de junho de 2013


José Siqueira de Alcântara, aos 75 anos, soma mais de 450 obras de autoria própria para cavaquinho e o lançamento de seu ''primogênito'' acontece no dia 08 de junho, na Sala Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O cavaquinista da Velha Guarda da Mangueira conta com participações de peso - tanto no palco quanto no álbum - como Nilze Carvalho, Ronaldo do Bandolim e Dirceu Leite no cd que leva o título "Siqueira Entre Nós". Outros nomes da música como Márcio Hulk e Daniela Spielmman também participam das gravações. A iniciativa é fruto de um verdadeiro''mutirão''composto por mais de 120 pessoas - entre músicos e técnicos - envolvidas na gravação, além de doações para a viabilização do lançamento.

Os idealizadores do projeto, Wellington Monteiro e Pedro Cantalice, mobilizaram a classe artística após o drama pessoal vivido pelo cavaqunista. Siqueira é cardiopata e logo após sofrer uma cirurgia os médicos chegaram a dizer que teria apenas 1% de chance de sobreviver. Ao saber que Siqueira, de fato, havia contrariado as estatísticas, Wellington e Pedro recorreram ao crowdfunding – modelo de financiamento colaborativo que faz sucesso na internet – para arrecadar recursos e acabou dando certo.

O CD, gravado no Estúdio Umuarama, em Laranjeiras, é produzido pelos músicos e idealizadores do projeto, Wellington Monteiro e Pedro Cantalice. Inicialmente classificado como choro, o disco permite a fuga do rótulo e proporciona um mergulho mais intenso no universo da música instrumental, permeando assim diversos ambientes sonoros, mesclando tradicional e contemporâneo com muita propriedade e virtuosismo.

Siqueira pertenceu à última formação do grupo de Pixinguinha, é pernambucano e filho de músicos - mãe pianista e pai bandolinista. Estudou acordeon na Academia Mario Mascarenhas e se apresenta como profissional há mais de 60 anos. Siqueira integrou vários grupos musicais (Carinhoso, Apoio e Chapéu de Palha), regionais (Chorões do Rio, Mário Pereira e seus Chorões, Conversa de Violão) e também participou de orquestras como Tabajara e Cuba Libre.

Em sua trajetória, acompanhou ainda artistas como: Jamelão, Alcione, Jards Macalé, Moreira da Silva, Dicró, as divas do rádio Marlene e Emilinha Borba, além de Mário Alves, Beth Carvalho, Nelson Gonçalves, Rildo Hora, e (mais recentemente) Seu Jorge.

Em setembro de 2012 esteve em Portugal após a aprovação do projeto “Siqueira e o Cavaquinho Brasileiro” pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Acompanhado pelos idealizadores ministrou oficinas no Mini Teatro da Calçada do Combro, na capital, com apoio do Clube do Choro de Lisboa.

Serviço
Lançamento do Cd "Siqueira Entre Nós"
Data: 08 de junho
Hora: 20h

Local: Sala Baden Powell - Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360
Altura do Copacabana Palace – Posto 2
Estação Metrô Cardeal Arcoverde
Tel: (21) 2548-0421

Preço: R$ 20 inteira / R$ 15 estudantes e idosos


Segue abaixo o áudio do álbum ''Siqueira Entre Nós'' :




0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter