segunda-feira, 27 de maio de 2013

Foto - crédito: Diego Mendes
Na última sexta-feira foi a vez da querida Caprichosos de Pilares reunir compositores e comunidade em sua quadra para apresentação da sinopse do enredo 'Dos malandros e das madames: Lapa, a estrela da noite carioca', de autoria de Amauri Santos, Alex Fab e Jr. Escafura. Cerca de 70 pessoas acompanharam a explanação feita pelo carnavalesco, que disse perceber uma reação positiva das pessoas quanto ao texto, lembrando que a sinopse do carnaval passada fora um pouco criticada, dita como confusa. 

Antes da apresentação do enredo, o superintendente geral Gilberto Nilo pediu a palavra para informar aos presentes acerca da realização do documentário 'O Nascimento de um Samba', idealizado por Marlon Peter, seu filho, e companheiros. A equipe de produção do documentário explicou que, a fim de transmitir a realidade e emoção das disputas de samba-enredo, serão entrevistados compositores, que inclusive serão acompanhados durante o processo de criação, e filmadas todas as eliminatórias até a grande final. 

Em seguida, aí sim, foi a vez do carnavalesco Amauri Santos comentar a respeito da sinopse, dividida em quatro momentos: "Primeiro abordaremos a questão do aqueduto, construído por mão de obra negra e escrava. Esclareceremos que o objetivo dos Arcos, na verdade, não era a circulação via bondinho, mas o transporte de água. Depois, entraremos na contribuição da Família Real, que trouxe sua cultura para o centro do Rio, bem como deu início à sua urbanização. No terceiro momento desenvolveremos a virada do século XX, a remodelação do centro do Rio, quando a Lapa, enfim, começou a ganhar sua marca registrada de boêmia. Encerraremos com a Lapa atual, da década de 80 aos dias de hoje, lembrando sua revitalização e o caráter de mosaico cultural". 

Para contar toda essa história, segundo Amauri, um personagem marcante foi escolhido: Madame Satã, malandro e homossexual assumido. Sem datas fixas e outros nomes, a sinopse visou, de acordo ainda com o carnavalesco, "facilitar a vida dos compositores, dando-lhes liberdade total para a criação de excelentes obras".

PARA VER  AS  FOTOS DO EVENTO CLIQUE NO LINK ABAIXO 
FOTÓGRAFO: DIEGO MENDES
(fotos cedidas pela Assessoria de Imprensa da agremiação)





    

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter