terça-feira, 9 de abril de 2013

Termina no próximo dia 18 o prazo para que carnavalescos, pesquisadores e interessados em compartilhar experiências da festa carnavalesca se inscrevam para participar do segundo módulo do curso de tema enredo promovido pelo CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo. 
No total, serão 14 palestras aos sábados, de 20 de abril a 27 de julho, das 14h às 18h, na Sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar da Assembléia Legislativa, no Centro de Porto Alegre. “Além de tema enredo, serão abordadas suas relações com a bateria, com as coreografias das comissões de frente e com o bailado de mestre-sala e porta-bandeira; com a concepção de figurinos e fantasias, com a criação de alegorias, características dos temas, enredos diferenciados, criatividade dos títulos dos enredos e a repetição dos enredos ao longo dos anos”, afirma o organizador do curso, Sérgio Peixoto. 

Entre os convidados, já estão confirmados nomes como Mestre Odilon (para falar da relação enredo-bateria), Handerson Big (relação enredo-comissão de frente), Júlio César Farias (a importância do enredo), Marcos Batucada (enredos diferentes/diferenciados) e os estreantes no curso do CETE Arleson Pereira Rezende (o enredo nas Escolas de Samba Mirins do RJ), Thiago Monteiro (relação enredo-harmonia de desfile), Pablo Ferreira (o enredo e as coreografias apresentadas na avenida) e Anderson Chagas (a visão do julgador do quesito). 

O valor das inscrições é de R$ 60, e são feitas apenas pela internet, pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com. O pagamento pode ser efetuado através de depósito no Banco Bradesco (Agência 1972 / Conta 0041116-7), em nome de LUIZ ROBERTO DOS SANTOS CORRÊA, até o último dia de inscrição do respectivo módulo. Os comprovantes de depósito ou transferência bancária poderão ser enviados para o e-mail da inscrição. Os sócios em dia com o CETE terão um desconto de 50%. 

O interessado deve informar seus dados pessoais, como nome, endereço completo, telefone para contato, e-mail e o módulo no qual deseja participar (nesse caso, o Módulo 2). Essa modalidade é direcionada a quem participou de ao menos uma das quatro edições anteriores do curso (entre 2009 e 2012) e extensiva aos alunos do módulo 1 deste ano. 

CLIQUE NO LINK E CONFIRA A GRADE DE PROGRAMAÇÃO



GRADE DE PROGRAMAÇÃO: 
20 de abril – ABERTURA com a presença de Joaquim Lucena (coordenador das Manifestações Populares), Fábio Verçoza (Rei Momo Porto Alegre), Vitor Hugo Amaro (presidente da AECPARS), Juarez Gutierrez (presidente da UGESPA); entrega dos certificados aos participantes do modulo 1; entrega dos troféus aos melhores enredos 2013 – Bambas da Orgia (Grupo Especial), Protegidos da Princesa Isabel (Grupo A), Copacabana (Grupo Acesso), Os Guaianazes (tribos carnavalescos), Império Serrano (Guaíba), Império da Zona Norte (Santa Cruz do Sul). 

27 de abril: A importância do enredo. Palestrante: Sérgio Peixoto, temista e carnavalesco. 

04 maio: Falando de enredo. Palestrante: Édy Dutra, carnavalesco - Títulos instigantes. Palestrante: Gerson Brisolara, jornalista - Um estudo dos enredos ao longo dos anos. Palestrante: Helena Cattani, professora. 

11 de maio: Falando em enredos. Palestrante: Julio Cesar Farias 

18 de maio: A importância da bateria na relação com o enredo. Palestrantes: Mestre Guto, diretor de bateria da Estado Maior da Restinga, e Mestre Odilon. Local: quadra da E.M. Restinga. 

25 de maio: Os enredos nas escolas mirins do Rio de Janeiro. Palestrante: Arleson Pereira Rezende. 

01 de junho: Dançando pelos enredos. Palestrante: Pablo Ferreira - A excelência do julgamento. Palestrante Anderson Chagas. 

08 de junho: A relação enredo/criação dos carros alegóricos Palestrante: Silvio Oliveira, carnavalesco. Local: barracões do Complexo Cultural do Porto Seco. 

15 de junho: O enredo na comissão de frente. Palestrante: Handerson Big. 

22 de junho: A harmonia no samba. Palestrante: Thiago Monteiro. 

29 de junho: Do enredo ao samba. Palestrantes: Ary Rodrigues (Aryzinho), compositor e intérprete, e Vitor Nascimento (Vitinho), compositor.
06 de julho: Enredos diferentes/diferenciados. Palestrante: Marcos Batucada. 

13 de julho: O enredo nas criações de fantasias. Palestrante: Luiz Augusto “Gugu” Lacerda, figurinista - O bailado do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. Palestrantes: Alexandre Barbosa e Hélida Freitas, MS/PB Império da Zona Norte. 

20 de julho: Lendo o enredo pelo organograma. Palestrante: Sérgio Peixoto - Os cálculos do carnaval. Palestrante: Zulma Elizabeth, professora.
27 de julho – Encerramento com entrega dos trabalhos. 

10 de agosto – almoço de confraternização e entrega dos certificados com avaliação. 

PALESTRANTES : 

ARLESON PEREIRA REZENDE – Professor universitário, atua como supervisor de avaliação da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro. Faz sua estréia como palestrante do curso do CETE. 

ANDERSON CHAGAS - Gaúcho, sargento da Brigada Militar, é integrante da Associação dos Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul, e há vários anos é julgador do quesito bateria, no carnaval de são Paulo. Também estréia como palestrante no curso de tema enredo. 

HANDERSON “BIG” LOPES – Historiador, professor e coreógrafo, atua no Carnaval há 27 anos e conquistou diversos prêmios. Integrou a comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense por 15 carnavais, além de ter coreografado comissões de São Clemente, União da Ilha do Governador, Paraíso do Tuiuti, Estácio de Sá, Unidos da Ponte, entre outras. Palestrante do CETE pelo segundo ano consecutivo. 

JÚLIO CÉSAR FARIAS – Carioca, estudioso do carnaval, é professor, jornalista, diretor cultural da Unidos da Tijuca e autor de livros sobre quesitos dos desfiles de carnaval (enredo, bateria, comissão de frente, samba enredo, harmonia). Pela quarta vez será palestrante do curso. Também é jurado, tendo atuado em Joaçaba, Rio de Janeiro e Uruguaiana. 

MARCOS BATUCADA – Carioca, jornalista, radialista e comentarista, trabalha na Rádio Tupi e é diretor do jornal Batucada Carioca. Julgador em Uruguaiana e convidado das quatro edições anteriores do curso, tem 20 anos no mercado de trabalhando atuando em prol da divulgação do carnaval. 

ODILON COSTA – Considerado por especialistas como um dos mais importantes diretores de bateria do carnaval carioca, Mestre Odilon esteve à frente das baterias da União da Ilha, Salgueiro, Beija-Flor, Grande Rio, Mocidade Independente. Em 2013, retornou à União da Ilha, como membro da comissão de bateria idealizada pela escola, junto com os mestres Riquinho e Paulão. Conquistou o Estandarte de Ouro de melhor bateria nos anos de 1999 e 2005, estando no comando dos ritmistas da Grande Rio. Pela primeira vez no curso do CETE, vai dividir a palestra com Mestre Guto, da Restinga. 

PABLO FERREIRA – Gaúcho, começou no carnaval de Porto Alegre como bailarino do Grupo Afro-Sul, foi passista e coreógrafo de comissões de frente. É integrante de comissões de frente no Rio de Janeiro e instrutor da escola de mestre sala e porta bandeira de Manoel Dionísio. É professor de dança de salão e bailarino da Cia de Dança de Jaime Aroxa. Estreiará no curso de tema enredo. 

THIAGO MONTEIRO – Carioca, assumiu em 2013 a direção de carnaval da Império da Tijuca, após oito anos de atuação como diretor-geral de harmonia da Unidos da Tijuca. Com ampla experiência na função, passou pelas escolas de samba Paraíso do Tuiuti, Boi da Ilha do Governador, Renascer de Jacarepaguá, Estácio de Sá, entre outras. Foi consultor de Julio Cesar Farias na concepção do livro Harmonia de Escola de Samba. Em 2014 será o diretor de harmonia da Acadêmicos do Grande Rio. Estréia como palestrante do curso do CETE. 

Gerson Brisolara - jornalista MTb 7966

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Siga-nos por Email

Cidade e Entretenimento

Cidade e Entretenimento
Cidade - Eventos - Shows - Gastronomia - Turismo - Utilidade Pública

Arte e Cultura

Arte e Cultura
Teatro - Dança - Artes Plásticas - Literatura

Espaço VIP

Espaço VIP
Famosos - Artistas - Perfil - Biografia - Portfolio

Moda - Beleza - Estética

Moda - Beleza - Estética

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

TV G Rio - Jornal do Carnaval



Uma parceria Jornal Ritmo Carioca e Tv G Rio exibido AO VIVO no dia 31-07-2017.
O Jornal do Carnaval é transmitido toda 2a e 6a feira às 20horas AO VIVO na página do Facebook

Renascer de Jacarepaguá 2018



Samba Oficial Carnaval 2018

Sambas concorrentes Estácio de Sá 2018

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

Curso de Design de Carnaval

Novo curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval está com inscrições abertas

O Curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval é o primeiro no Brasil e está com inscrições abertas. Com duração de dois anos, as aulas se...

Postagens Populares

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter