terça-feira, 5 de março de 2013

Após dois anos de pesquisa e prática de carnaval, chega às livrarias no próximo dia 12, o livro “A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí”. O trabalho desenvolvido pelo Professor e Mestre em Antropologia pela UFRJ, Ricardo José Barbieri, disserta sobre a simpática escola de samba Acadêmicos do Dendê, sediada na Ilha do Governador. Apesar de jovem e pouco conhecida do grande público, a agremiação possui 21 anos de história de grande relevância cultural, não só para a região, mas no contexto do carnaval carioca e luta para, um dia, chegar ao palco principal da folia.

A obra aborda não só histórias e curiosidades da agremiação, mas as relações humanas e políticas estabelecidas no processo carnavalesco: um olhar antropológico sobre as tensões sociais que existem na construção dos desfiles, assim como as formas de expressão e o simbolismo dessa manifestação cultural na comunidade. “A história da escola, vinculada à memória de seus desfiles e o fabrico das alegorias no barracão, elemento central no atual formato dos desfiles são o ponto de partida para observação dessas relações”, explica o autor.

Ricardo José Barbieri, mais conhecido como Ricardinho Delezcluze no mundo do samba, possui uma vasta vivência e experiência no carnaval carioca. Atuou como colunista e comentarista em sites especializados, como OBatuque.Com e Carnavalesco, assim como no Programa Cidade do Samba da Rádio Manchete. E atualmente pesquisa as escolas de samba de Manaus (AM).
Serviço: Lançamento do livro “A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí” 
Data: 12 de março
Horário: 18h30
Local: Livraria Cultura – Cine Vitória
Endereço: Rua Senador Dantas, 45, Cinelândia

Entrada franca

Classificação livre“A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí” está sendo lançada pela Paco Editorial, especializada em publicações acadêmicas. O lançamento será no próximo dia 12 de março, às 18h30, na Livraria Cultura – Cine Vitória (Rua Senador Dantas, 45, Cinelândia – Centro do Rio). O evento terá ainda a presença do Coordenador do Centro de Referência do Carnaval e Professor do Instituto de Artes da UERJ, Felipe Ferreira, e de integrantes da escola homenageada.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Desfile de blocos da Região Portuária 2018

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter