sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Por: Priscila Bispo
Os devotos da ''Rainha do Mar'' poderão reverenciá-la neste sábado, 02 de fevereiro, no tradicional Presente de Iemanjá do Afoxé Filhos de Gandhi-Rio a partir das 8h, na Cinelândia, dando início à concentração no local para a cerimônia de abertura, a tradicional saudação aos orixás - conhecida como Xirê - que acontece às 9h. Após o ritual os participantes seguem em cortejo pelas ruas do Centro do Rio até à Praça XV.

A Barcas S/A colocou gratuitamente à disposição dos fiéis uma embarcação para transportar 1.200 interessados em acompanhar a 48ª edição da entrega das oferendas para Iemanjá, também conhecida como a ''grande mãe d'água'', e considerada uma das entidades femininas mais importantes e populares cultuadas no Brasil. O embarque está previsto para às 11h. A embarcação segue até a praia de Icaraí, em Niterói, para realizar a entrega das oferendas e, em seguida, retorna à Praça XV. Os Filhos de Gandhi realizam apresentações de ijexá, samba de roda e, é claro, muito afoxé, com início previsto para às 13h.

Pelo quinto ano consecutivo, a concessionária apoia a celebração em homenagem ao dia dedicado à ''Mãe de todos os orixás'', que na cultura africana, é representada como uma mulher de ventre fértil, seios volumosos e com característica de comportamento incondicionalmente maternal.

Durante todas as quartas de janeiro até o início da semana oficial da folia, o grupo Afoxé Filhos de Gandhi-RJ ensaia na Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj), sempre a partir das 20h. Prestes a completar 62 anos de idade, recebe um dos primeiros blocos afros de todo o estado, desfila no dia 10 de fevereiro (domingo), no posto 6 da praia de Copacabana, com concentração às 16h - no Forte. A pré-venda das alegorias do bloco também pode ser efetuada durante os ensaios e no próprio evento deste sábado (02/02).

Desde 1951 o grupo é reconhecido como um movimento de manifestação cultural, que levanta a bandeira da preservação e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, através das mais diversas possibilidades do gênero no cenário regional e popular do país.





0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Desfile de blocos da Região Portuária 2018

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter