quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Já faz um tempinho que as mulheres chegaram às baterias das escolas de samba. É comum vê-las nos tamborins, chocalhos, pois são instrumentos mais leves. Algumas raras exceções gostam de instrumentos mais pesados, como Jéssica de Oliveira Loureiro. Com apenas 21 anos, a estudante de administração toca surdo de terceira e vai ser responsável por um dos momentos mais importantes no desfile da Unidos do Jacarezinho: ser o pedal, ou seja, dar as primeiras batidas de comando para o carro de som e a bateria começarem a tocar.
Jéssica é filha de Jorge Loureiro, que por mais de 25 anos foi diretor de tamborim e hoje é presidente do conselho fiscal e deliberativo da escola. Foi com ele que aprendeu a tocar: “Desfilava tocando tamborim junto com meu pai, mas sempre me interessei pelo surdo, uma paixão pelo instrumento. Comecei a tocar de brincadeira até decidir desfilar esse ano”, conta a jovem.

E foi tocando surdo de terceira que a moça começou a chamar a atenção na bateria, até vir o convite de ser o que se chama de “pedal”, ou seja, a pessoa que faz a marcação do instrumento no tom certo do samba para servir de base para as cordas (violão e cavaquinho), intérpretes e todos os outros ritmistas, cargo até então, só ocupado por homens: “Quando o convite veio meu coração bateu forte, suei frio, o nervosismo era tanto que cheguei a negar o pedido da diretoria, mas depois acabei aceitando, sei que sou capaz”, revela.

Bonita, jovem e dedicada, Jéssica garante que não tem assédio na bateria: “Os meninos gostam, brincam comigo, mas dão força”. E para carregar tanto peso na Avenida, nada de academia. A força dos braços vem dos ensaios: “Trabalho, faço faculdade e venho para o samba. Já tenho o costume”.

Cunhado de Jéssica, o intérprete da escola, Aílton Santos, é só elogios para a ritmista: “Estamos acostumados a só ter pedal homem. Sempre foi assim no carnaval. Mas sabemos que quando uma mulher decide fazer uma coisa, ela busca fazer igual ou melhor que o homem. O Jacarezinho está inovando e esse é mais um dos nossos trunfos para o desfile”.


0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Siga-nos por Email

Cidade e Entretenimento

Cidade e Entretenimento
Cidade - Eventos - Shows - Gastronomia - Turismo - Utilidade Pública

Arte e Cultura

Arte e Cultura
Teatro - Dança - Artes Plásticas - Literatura

Espaço VIP

Espaço VIP
Famosos - Artistas - Perfil - Biografia - Portfolio

Moda - Beleza - Estética

Moda - Beleza - Estética

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Acadêmicos do Salgueiro em 19-08-2017

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Renascer de Jacarepaguá 2018



Samba Oficial Carnaval 2018

Sambas concorrentes Estácio de Sá 2018

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

Curso de Design de Carnaval

Novo curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval está com inscrições abertas

O Curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval é o primeiro no Brasil e está com inscrições abertas. Com duração de dois anos, as aulas se...

Postagens Populares

Twitter