quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

G1 - BELÉM O Carnaval do estado do Pará, a “Bumbarqueira”, ganha as ruas de Belém no próximo dia 2 de fevereiro, com as tradições culturais de diversos municípios do estado com blocos de rua da cidade. A concentração do cortejo será em frente ao Polo Joalheiro e o trajeto será feito pelas ruas Cesário Alvim, Arsenal e Bernardo Sayão, na capital paraense, até a chegada no Portal da Amazônia.

“Bumbarqueira” é um termo utilizado no nordeste paraense que significa “grande festa”. Grupos de carimbó, blocos, fanfarras e bandas carnavalescas formarão os cortejos, que irão passar por diversos pontos da orla de Belém.

O evento é organizado pelo governo do estado, por meio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação Curro Velho, Instituto de Artes do Pará (IAP) e Fundação Carlos Gomes.

A Bumbarqueira 2013 contará com a participação de 16 blocos de Belém e 13 manifestações do interior do estado, que irão percorrer 2.200km de extensão no bairro do Jurunas, local de grande importância cultural para a cidade. A organização do evento ainda está fechando possíveis novas participações tanto na capital como no interior e que serão divulgadas nos próximos dias.

O carnaval ainda trabalhará com campanhas de conscientização como a que combate à exploração do trabalho infantil e pedofilia, distribuição de preservativos, adesivos educativos e o trabalho ambiental e de reciclagem de lixo da ONG "No Olhar".

Segundo a Diretora de Interação Cultural Lucinnha Bastos, a Bumbarqueira é um carnaval que quer valorizar a cultura paraense, promovendo o encontro de diversas manifestações culturais. “Não se trata de um regaste, e sim de mostrar para as pessoas como essas manifestações sempre existiram e continuam fortes”, explica.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter