segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

JUSSARA SOARES
jussara.soares@diariosp.com.br

Prova de Fogo é uma escola de samba que nunca esteve no Grupo Especial. O seu desfile nunca foi transmitido pela Rede Globo. Logo, celebridades não se candidatam a ser rainha de bateria e os recursos são pequenos. Os ensaios são de graça, mesmo assim não atrai muitos visitantes. Quem há 38 anos coloca a Prova de Fogo na avenida é a própria comunidade da Vila Mangalot, em Pirituba, Zona Oeste na capital. Apesar das adversidades, a escola nunca deixou de sair. Não é por acaso que o slogan da agremiação é “resistência cultural”.

O histórico de luta na Vila Mangalot não é de hoje. Historiadores tentam provar que na região de Pirituba existiu o primeiro quilombo urbano do país. Uma das versões diz que escravos escapavam e eram acolhidos na área da Fazenda Anastácio, da Marquesa de Santos, ex-amante do imperador Dom Pedro 1. Nesse local fica hoje a Vila Mangalot. O tema será o enredo da Prova de Fogo em 2013.

“A Prova de Fogo é a consequência do quilombo. Acredito que a concentração de negros na Vila Mangalot se deve a isso. Queremos mostrar a evolução do negro na sociedade”, diz o engenheiro Ivan Lima, de 41 anos, presidente da escola.

Ivan está na escola desde os 3 anos. Começou desfilando como mascote, uma figura que existia antigamente nos desfiles. Eram crianças que “ sambavam” à frente das baterias. Dos 11 aos 33 anos, foi mestre-sala. Aprendeu a tocar todos os instrumentos e passou a ajudar na diretoria. O avô e os pais sempre estiveram no comando da escola.

“Não assumi por uma questão de dinheiro. Na verdade, a gente gasta o que não tem. Assumi um legado da família”, diz Ivan, que se orgulha de também ser um dos poucos presidentes negros das escolas em São Paulo.

Mãe de Ivan, Maria Cristina Lima, de 63 anos, agora é evangélica e não frequenta mais as rodas de samba e os ensaios da escola. Mas ainda se emociona ao falar da tradição. “O Carnaval é o folclore do negro”, diz.

Cristina enfatiza que o Carnaval é cultura. “O desfile é um teatro ambulante, que tem todos os atos”, explica, ao acrescentar o quanto se aprende na preparação dos enredos. “O samba tem uma história. Não é só ir com o corpo lá. Antes de ir para a avenida é preciso ir à biblioteca pesquisar. Escola de samba forma para a vida. Ninguém sai dela leigo.”

Proibida de ensaiar na rua e sem quadra, escola improvisa
A Prova de Fogo começou improvisada em uma casa na Avenida Elisio Cordeiro de Siqueira. Para os ensaios, a diretoria fechava a rua e a escola treinava para o grande dia. Há oito anos os ensaios em via pública estão proibidos. A agremiação também está sem quadra. A solução encontrada pela escola é fazer ensaios itinerantes. Toda semana o mestre de bateria, Vinícius Santos, e seus ritmistas vão ensaiar onde estão as alas da Prova de Fogo.

No sábado, dia 1, uma roda de samba nos fundos de restaurante na Avenida Elisio Cordeiro de Siqueira reuniu parte da comunidade. O clima era de reunião de família. A maioria dos integrantes declarava pertencer à escola há mais de 30 anos.

Erica Roberto Nemo Gigante, de 38 anos, e 35 de escola, estava com a família. O marido Carlos Henrique da Silva, 41, e a filha Isabela, 19, são ritmistas. A caçula Jéssica, 7, que possui síndrome de Down, deve desfilar pela primeira. Durante a roda de samba ela já se arriscava no tamborim. “Às vezes ela também fica na frente da bateria. A escola mantém a família unida”, diz.

Na Prova de fogo há aulas de percussão e bateria. O grupo de capoeira Cordão de Ouro, do mesmo bairro, se integrou à escola. Para ir para a avenida a comunidade ajuda a fazer carros, fantasias e alegorias. “A escola de samba é a única opção de lazer e entretenimento na periferia. É a oportunidade de cidadania para a classe C, D e E”, diz o presidente Ivan Lima,

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Siga-nos por Email

Cidade e Entretenimento

Cidade e Entretenimento
Cidade - Eventos - Shows - Gastronomia - Turismo - Utilidade Pública

Arte e Cultura

Arte e Cultura
Teatro - Dança - Artes Plásticas - Literatura

Espaço VIP

Espaço VIP
Famosos - Artistas - Perfil - Biografia - Portfolio

Moda - Beleza - Estética

Moda - Beleza - Estética

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Revista MIXTURA TOTAL

Revista MIXTURA TOTAL
Edição 001 da revista eletrônica

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

Samba na Intendente

Samba na Intendente
Parceiro do RITMO CARIOCA

TV G Rio - Jornal do Carnaval



Uma parceria Jornal Ritmo Carioca e Tv G Rio exibido AO VIVO no dia 31-07-2017.
O Jornal do Carnaval é transmitido toda 2a e 6a feira às 20horas AO VIVO na página do Facebook

Renascer de Jacarepaguá 2018



Samba Oficial Carnaval 2018

Sambas concorrentes Estácio de Sá 2018

RÁDIO MIXTURA TOTAL

RÁDIO MIXTURA TOTAL
A RÁDIO QUE BOMBA GERAL !

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS
Veja aqui tudo que acontece no mundo do Carnaval, coberturas nas quadras, eventos, ensaios técnicos e desfiles. Clique na foto para acessar.

Curso de Design de Carnaval

Novo curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval está com inscrições abertas

O Curso de Pós-Graduação em Design em Carnaval é o primeiro no Brasil e está com inscrições abertas. Com duração de dois anos, as aulas se...

Postagens Populares

G+ tambem estamos lá !

RITMO CARIOCA NO FACEBOOK

RITMO CARIOCA  NO FACEBOOK
Acesse nossa página oficial no facebook e faça parte dessa família!

Twitter