sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A próxima Feira das Yabás acontece neste domingo, 4 de Novembro , às 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. Idealizada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, a feira é um sucesso desde sua inauguração, no dia 25 de março, combinando gastronomia afrobrasileira e muita música de graça.

A cada edição o evento movimenta economicamente , social e culturalmente o bairro de Oswaldo Cruz, pois traz entretenimento para uma comunidade carente de opções culturais gratuitas. São 16 barracas, comandadas pelas matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região, que apresentam suas delícias e não deixam a culinária negra carioca cair no esquecimento.

É claro que a Velha Guarda da Portela não poderia ficar de fora: entre outras barraqueiras, Tia Surica oferece mocotó e aipim com carne-seca; Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Dona Neném, a mais velha das tias (que completou 87 anos no dia 19 de março) prepara rabada com batata, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca.

Na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe e frutos do mar; a Romana vai de jabá e caldos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia oferece abóbora com carne seca; a iguaria peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose coloca a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira mostra ojiló frito, caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra feira, Marlene apresenta roupa velha e feijoada, os doces da Vera de Jesus e Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim.

VEJA HORÁRIO, PREÇOS, LOCALIZAÇÃO, ATRAÇÕES:

As rodas de samba são comandadas por Marquinhos de Oswaldo Cruz e trazem um ou mais convidados por edição. E, dessa vez, o convidado especial é o grupo Jongo Da Serrinha. Para Marquinhos, a feira tem um significado especial:

“Traz a lembrança de todo o aprendizado sobre música que tive nos quintais das mulheres de Oswaldo Cruz. No meu caso, na casa da Tia Doca e da Tia Surica, que se sempre tinha comida embalada pelo samba”, revela Marquinhos.

*Iabá, Yabá ou Iyabá , cujo o termo quer dizer Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos, Yemanjá e Oxum, mas no Brasil esse termo é utilizado para definir todos os orixás femininos em geral"

Serviço/ Feira das Yabás:

Quinta edição: 04 de Novembro (domingo)
Participações: Marquinhos de Oswaldo Cruz e Jongo da Serrinha
Horário: 13h
Endereço: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz
Entrada franca

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Cuidado não é só para mulher !

Cuidado não é só para mulher !
Se cuidar não é só para mulher. Os homens atuais também se preocupam com o corpo, rosto, cabelos. O Creme de Barbear Natura Homem facilita o deslizar da lâmina e acalma a pele. Também garante hidratação por até 8 horas. Ideal para o homem que se cuida.

Desfile de blocos da Região Portuária 2018

Dias de Verão da NATURA

Dias de Verão da NATURA
Depois da praia ou piscina, nada melhor que aquele banho delicioso para refrescar e depois um perfume que vai te deixar maravilhosa! Este novo lançamento da NATURA - ÁGUA DIAS DE VERÃO é tudo de bom ! Alem do perfume ter uma fragrância deliciosa com a combinação de frutas tropicias , a embalagem ser bastante simpática, um designer bem legal, é muito bom para dar de presente e por que não também se dar de presente.

Já curtiu ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Postagens Populares

Twitter