sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A próxima Feira das Yabás acontece neste domingo, 4 de Novembro , às 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. Idealizada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, a feira é um sucesso desde sua inauguração, no dia 25 de março, combinando gastronomia afrobrasileira e muita música de graça.

A cada edição o evento movimenta economicamente , social e culturalmente o bairro de Oswaldo Cruz, pois traz entretenimento para uma comunidade carente de opções culturais gratuitas. São 16 barracas, comandadas pelas matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região, que apresentam suas delícias e não deixam a culinária negra carioca cair no esquecimento.

É claro que a Velha Guarda da Portela não poderia ficar de fora: entre outras barraqueiras, Tia Surica oferece mocotó e aipim com carne-seca; Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Dona Neném, a mais velha das tias (que completou 87 anos no dia 19 de março) prepara rabada com batata, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca.

Na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe e frutos do mar; a Romana vai de jabá e caldos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia oferece abóbora com carne seca; a iguaria peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose coloca a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira mostra ojiló frito, caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra feira, Marlene apresenta roupa velha e feijoada, os doces da Vera de Jesus e Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim.

VEJA HORÁRIO, PREÇOS, LOCALIZAÇÃO, ATRAÇÕES:

As rodas de samba são comandadas por Marquinhos de Oswaldo Cruz e trazem um ou mais convidados por edição. E, dessa vez, o convidado especial é o grupo Jongo Da Serrinha. Para Marquinhos, a feira tem um significado especial:

“Traz a lembrança de todo o aprendizado sobre música que tive nos quintais das mulheres de Oswaldo Cruz. No meu caso, na casa da Tia Doca e da Tia Surica, que se sempre tinha comida embalada pelo samba”, revela Marquinhos.

*Iabá, Yabá ou Iyabá , cujo o termo quer dizer Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos, Yemanjá e Oxum, mas no Brasil esse termo é utilizado para definir todos os orixás femininos em geral"

Serviço/ Feira das Yabás:

Quinta edição: 04 de Novembro (domingo)
Participações: Marquinhos de Oswaldo Cruz e Jongo da Serrinha
Horário: 13h
Endereço: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz
Entrada franca

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter