terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cristiane Mendes
cristiane.mendes@diariodovale.com.br


O Carnaval do ano que vem é só em fevereiro, mas, em Volta Redonda, as preparações para a data que mexe com os brasileiros já começaram. Não sabe o motivo? É que estão abertas as inscrições do 8º concurso de samba enredo do Bloco da Vida - bloco considerado um dos maiores da cidade e também o maior da terceira idade do país.

Tem interesse em participar? Então não perca tempo! Até o dia 30 de novembro os interessados podem retirar a ficha de inscrição na sede do Banco da Cidadania, que fica ao lado da prefeitura da cidade. Segundo o carnavalesco Paulo Bernardo, para participar é simples.

- É muito simples e qualquer pessoa pode participar do concurso, independente do sexo. É preciso apenas gostar do Carnaval e saber fazer enredos - fala, acrescentando que este ano o tema será "Vem para Avenida Dançar com o Bloco da Vida".

- Como em todos os carnavais, escolhemos um tema. E apesar deste de 2013 ser um pouco grande, acredito que não seja difícil criar um samba que se encaixe com ele - diz.

Os músicos, amadores e profissionais, podem se inscrever com apenas uma música e segundo o carnavalesco, ela precisa ser inédita.

- O enredo tem que ser criado especialmente para o Carnaval e precisa ter ligação com o tema de 2013. A pessoa não necessariamente tem que ser cantora, pode ser tanto músicos amadores quanto profissionais - adianta.

Para participar basta preencher a ficha de inscrição com dados pessoais como endereço, identidade, CPF e telefone.

- Além de preencher a ficha, o candidato vai ganhar uma espécie de livrinho. Dentro dele é explicado passo a passo, as alas e alegorias que compõem o Bloco da Vida. Eu acredito que dessa forma, o compositor tem mais habilidade para compor seu enredo, já que vem explicado como tudo funciona e toda regra para o concurso - salienta.

Paulo reforça ainda que a letra deve conter no máximo quatro estrofes, sendo cada uma com até cinco linhas e um refrão.

- Isso também faz parte da regra do concurso. O candidato que não obedecer está automaticamente eliminado - reforça.

Além disso, o concorrente deverá entregar dez cópias da letra da música com o nome do autor e intérprete e um CD, contendo a gravação da música, até o final da inscrição.

- Tendo esse material em mãos, a comissão organizadora do Carnaval 2013 vai escolher os cinco sambas finalistas, que serão apresentados ao público no dia 8 de dezembro, às 19h30, no Memorial Getúlio Vargas, para que uma comissão julgadora escolha os vencedores - fala.

Os três primeiros colocados recebem troféus e um prêmio em dinheiro. O vencedor ganha R$ 3 mil, o segundo e terceiro lugares R$ 500 cada.

- Isso também serve como um incentivo para o candidato. Além da premiação, ele acaba tendo o reconhecimento pelo seu trabalho - diz Paulo.

Quase tudo pronto no Bloco da Vida

Além de abrir as inscrições para o concurso de samba enredo, a preparação para o Carnaval já está a todo vapor em Volta Redonda. Cerca de 12 protótipos das fantasias que serão utilizadas no maior bloco da terceira idade do país, o Bloco da Vida, foram apresentadas no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, na última quarta-feira. As fantasias expostas contam um pouco da história da dança no Brasil. Entre os protótipos expostos estão: xaxado, reisado, quadrilha, caboclinho, Dom Quixote, baianas oxalá, frevo, samba carioca, quebra nozes, além da fantasia "Baile de Debutantes" em homenagem aos 15 anos de criação do Bloco da Vida.

Serviço

As inscrições para 8º concurso de samba enredo do Bloco da Vida seguem até o dia 30 de novembro e a ficha de inscrição pode ser retirada na sede do Banco da Cidadania, que fica ao lado da prefeitura, no prédio do Furban. O local funciona das 9h às 17h. Informações pelo telefone (24) 3339-9183

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Já curtiu ?

Paraíso do Tuiuti - Passistas

Postagens Populares

Twitter