quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Terceira edição da mostra vai reunir mais de 900 peças na semana que antecede o Dia Nacional do Samba
O Varal do Samba, exposição anual que apresenta ao povo carnavalesco e ao público em geral camisetas de escolas de samba do Brasil inteiro e do mundo todo, será realizado em um novo espaço este ano: o Centro Cultural Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O evento vai acontecer na semana que antecede o Dia Nacional do Samba.

Segundo o temista e carnavalesco Sérgio Peixoto, o varal vai apresentar mais de 900 peças. “Teremos verdadeiras relíquias. O público poderá conferir camisetas de agremiações gaúchas, brasileiras, e de países onde também acontece a folia, como Argentina, Japão, México, Portugal e Uruguai”, explica o organizador da mostra. Esta será a terceira edição do Varal do Samba. As anteriores foram realizadas no Mercado Público. Nenhuma das camisetas expostas estará à venda.

O evento também vai trazer acervos de personalidades da folia da capital gaúcha, sendo quatro já falecidas. É o caso do espaço dedicado à memória de Carlos Medina (1945-2011), considerado o melhor intérprete de samba enredo da história do carnaval de Porto Alegre: no varal estarão expostas 60 camisetas da coleção do cantor. Quem visitar a Usina do Gasômetro vai se deparar ainda com as camisetas de carnaval do radialista Nelson Marconi (1952-2012) – que por muitos anos foi o locutor oficial da passarela do samba –; fantasias, faixas e coroas do ex-Rei Momo Sílvio Lunardi Martini (1948-2001), o eterno Miudinho, e do figurinista Alberto Egger (1943-2003), campeoníssimo dos concursos, de fantasias. O público também poderá ver de perto o acervo particular de dois monarcas da folia de Porto Alegre: do atual Fábio Verçoza, e do ex-soberano Otávio Frota Júnior.

O Varal do Samba estará no térreo do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro), com entrada franca, de 27 de novembro até o dia 2 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e no sábado e no domingo, das 10h às 21h. A realização é do Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo (CETE) e da prefeitura municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura e a Coordenação das Manifestações Populares.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.

Fale direto com a gente

Fale direto com a gente
Só clicar acima e você entrará direto no nosso whatsapp, seja bem-vindo.

Parceria TV G RIO

Parceria TV G RIO
O Mundo Online te vê aqui

Veja mais sobre o CARNAVAL

Veja mais sobre o CARNAVAL
Clique e venha descobrir esse mundo de sonhos numa coleção pra lá de especial.

G+ tambem estamos lá !

Reconhecimento e Engajamento - Será que existe ?

Samba Oficial Acad. Engenho da Rainha 2018

Por onde começo?

Já curtiu ?

Postagens Populares

Twitter