Macaé já se prepara para Carnaval fora de época

Depois de cinco dias de festa em 16 pontos do município, somado à alegria dos blocos de rua, Macaé já se prepara para o seu Carnaval fora de época. As escolas de samba e os bois pintadinho desfilam na Avenida do Samba, montada pela prefeitura na Linha Verde, nos dias primeiro, dois e três de março. A festa durante o feriadão só terminou na madrugada desta quarta-feira de Cinzas. O Carnaval da cidade foi marcado pela alegria e animação da família macaense, em clima de muita paz e tranqüilidade.

Além dos shows de bandas locais em diferentes pontos da cidade – como o tradicional baile da Imbetiba - os blocos foram uma atração à parte da folia macaense.Um dos mais animados foi o Bloco do Bené, que embalado por músicas e marchinhas dos antigos carnavais, arrastou os foliões na Praia dos Cavaleiros. O bloco foi fundado em 2009 por macaenses para homenagear o músico, flautista e compositor Benedito Lacerda.

Benê nasceu em 14 de março de 1903 em Macaé e gravou com os maiores astros da era de ouro do rádio como Francisco Alves, Carmem Miranda, Silvio Caldas, Pixinguinha, entre outros. Benedito foi campeão em vários concursos de música para carnaval. Entre seus sucessos destacam-se: Eva querida, Despedida de Mangueira, A Lapa, A Jardineira, Professora, Amigo leal, Normalista, Ainda me recordo e Vou vivendo.

- O Bloco do Benê resgata o carnaval de rua, com muita alegria, marchinhas e convidamos as famílias macaenses a participar dessa folia. É um bloco aberto, onde todos podem participar, com descontração e segurança. Mais uma vez, o desfile foi um sucesso, um dos fundadores do bloco, o produtor cultural, Aldebaran Bastos.

Desfile fora de época

Nss escolas de samba, o clima ainda é de muito trabalho nestes dias que antecedem o Carnaval fora de época, organizado pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas (liecam), com o apoio da Prefeitura. Além das escolas do Grupo Um e do Grupo Especial, participam da festa cerca de 80 bois pintadinhos, que abrem a folia na quinta-feira (1), junto com os blocos da Diversidade e do Bebê.

O desfile fora de época acontece pelo segundo ano consecutivo, atendendo a um pedido das entidades carnavalescas do município. Praticamente todas as escolas de samba de Macaé fazem parcerias com as escolas de samba do Rio de Janeiro e de outras cidades e a alteração da data dos desfiles faz com que integrantes de outras agremiações prestigiem os desfiles em Macaé.

Para o presidente da Liecam, José Carlos Antônio, o Dica, mais do que infra estrutura, o que se pode comprovar nos dias dos desfiles, também é a aceitação popular.

- No ano passado, quando se duvidava da aceitação do público em relação à mudança, o que se viu foi uma verdadeira explosão de pessoas que lotaram as arquibancadas e camarotes, na Passarela do Samba, todos os dias. Para este ano, a expectativa é ainda maior, pois quem comprovou e gostou, pretende voltar e com muito mais gente, afirmou.

Confira a programação:

Desfiles na Linha Verde

Dia 1º/03 - Desfile de Bois Pintadinhos (apuração no dia 03/03, às 9h).

Dia 02/03 – Desfile das Escolas do Grupo 1 (tempo de desfile: 50 minutos):

- Unidos dos Estudantes;
- Pulo do Gato;
- Unidos da Vila;
- Arco Íris;
- União do Miramar;
- Acadêmicos do Lagomar.


Dia 03/03 – Desfile das Escolas do Grupo Especial (tempo de desfile: 1h10):

- Princesinha do Atlântico;
- Foliões das Malvinas;
- Acadêmicos da Aroeira;
- Império da Barra;
- Unidos dos Bairros;
- Castelo Imperial.

1 - A apuração dos resultados dos desfiles das Escolas de Samba está marcada para o dia 04 de março, a partir das 12h.

Fonte: Site Macaé News

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.