Carnaval RS: Carnaval exposto em camisetas na Capital

Uma exposição vai mostrar que no Brasil inteiro e no mundo todo tem Carnaval. É o Varal do Samba, promovido pelo temista e carnavalesco porto-alegrense Sérgio Peixoto, e que poderá ser visitado pelo público de 28 de novembro a 3 de dezembro, das 8h às 22h, no Mercado Público.

Segundo Peixoto, a intenção da mostra é resgatar a história do Carnaval através das camisetas confeccionadas por escolas de samba e entidades carnavalescas. 

—No Varal do Samba há verdadeiras relíquias, camisetas de até 30 anos atrás, de algumas escolas de samba que até já estão extintas — explica o carnavalesco.

A exposição vai reunir mais de 400 peças no segundo terraço do Mercado, e estarão penduradas por uma corda, como se fossem realmente um “varal”. No espaço, o público poderá conferir camisetas de agremiações gaúchas, brasileiras, e de países onde também acontece o ziriguidum, como Argentina, México, Portugal, Uruguai e até Japão. 

O acervo de Sérgio Peixoto tem mais de 700 camisetas, a grande maioria foi presenteada por amigos ou doada pelas próprias escolas. Esta será a segunda edição do varal no Mercado Público. Nenhuma das peças expostas estará à venda.

Sérgio Peixoto atua nos carnavais desde 1971. Já foi dirigente de escola, diretor de carnaval e atualmente ministra cursos de tema-enredo, sua especialidade. Ele é também comentarista nos desfiles de Carnaval transmitidos pela rádio Guaíba, participa da montagem de barracões pelo interior do Rio Grande do Sul, é autor de temas de enredo, atua também na construção dos carros temáticos do Desfile Farroupilha e preside o recém-formado Centro de Estudos e Pesquisas sobre Tema Enredo (Cete). 
 
 

2 comentários:

  1. Adoraria ver tal exposição! Parabéns Sergio Peixoto.

    ResponderExcluir
  2. obrigado ao Ritmo Carioca pela materia
    enviei esta reportagem para mais de 200 amigos do samba daqui do RS
    o proximo VARAL DO SAMBA deverá ocorrer dentro do Forum Social Mundial que ocorrerá em janeiro de 2012 .
    Se alguma escola ou algum carnavalesco quiser doar alguma camiseta meu email é peixotoenredo@bol.com.br que também é o face .
    E o Cete que presido é CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE TEMA ENREDO - recebemos livros, revistas , matérias sobre escolas de samba para que dirigentes, carnavalescos, universitários tenham onde pesquisar a história do carnaval.
    VALEU RAPAZIADA

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.