Império da Tijuca inaugura o Projeto Social "ORQUESTRA IMPERIAL DA FORMIGA"


O Império da Tijuca se prepara para dar a largada rumo ao carnaval 2012. No próximo dia 25 será lançado o enredo oficial. Mas enquanto isso não acontece, a comunidade da Formiga e porque não dizer, a comunidade tijucana foi brindada com um belo projeto idealizado pelo carnavalesco Severo Luzardo e o músico Rafael Lima, atual regente da “Orquestra Imperial da Formiga”.
Com experiência em projetos desde o início de sua carreira musical, quando começou no projeto social da Prefeitura “ Tocando a Vida”, e “Vila Lobinhos”, patrocinado pelo Instituto Vila Lobos, Rafael Lima sabe a importância da educação e da cultura na vida de uma criança, da inclusão social nas comunidades e no próprio desenvolvimento da cidadania desde cedo.
Participou de projetos sociais como “Dançando Para Não Dançar” e “Bem Me Quer Paquetá”, além de ter também experiência internacional adquirida quando acompanhou o famoso violonista Turíbio Santos em suas gravações fora do Brasil. 
Rafel Lima traz agora para as crianças, toda essa bagagem musical regendo a “Orquestra Imperial da Formiga”.
Alunos acompanhados pela Rainha de Bateria Laynara Teles e pelo Regente Rafael Lima

O projeto tem por objetivo proporcionar às crianças da comunidade, uma oportunidade de estar em contato direto com a arte, através das aulas musicais, passeios culturais em shows, teatros museus e aproximação com as expressões culturais vivenciadas através da música, que se fez presente até então pelo GRESE Império da Tijuca, atual sede do projeto.
A Orquestra Imperial está iniciando como uma orquestra de flautas doce, para crianças de 8 a 15 anos. As aulas acontecem todos os sábados às 15h na sede da Rua Medeiros Pássaro 84 – Tijuca. Para se inscrever é necessário que o responsável preencha uma ficha, leve uma foto 3x4 e uma comprovação de matrícula escolar. Atualmente a orquestra conta com 10 crianças inscritas restando ainda 20 vagas.
Como qualquer projeto social, é necessário o esforço conjunto de quem realiza, de quem apoia e de quem participa, apoio esse que vem da própria agremiação tijucana cedendo o espaço para as aulas, e doações que foram recebidas com muito carinho pelos idealizadores, como as flautas usadas pelas crianças e as estantes musicais. 
O logotipo do projeto foi criado pelo Diretor de Arte da escola, arquiteto e cenógrafo da Rede Globo de Televisão, Tadeu Catharino.
Os idealizadores do projeto esperam que mais pessoas ou instituições se sensibilizem com a causa e participem também fazendo doações ou contribuindo para o engrandecimento desse projeto que certamente será um marco para as crianças da Comunidade da Formiga.

Os contatos podem ser feitos com o carnavalesco Severo Luzardo pelo tel 94077666 ou pelos e-mails: 
severoluzardo@globo.com / orquestraimperialdaformiga@gmail.com
Por : Lia Amorelli

Nenhum comentário

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.