8 DE DEZEMBRO DE 1940 NASCIA A VERDE E BRANCO DA TIJUCA.

A escola, desde o início, efetivou experiências comunitárias no Morro da Formiga, no bairro da Tijuca, onde foi fundada em 1940.
União das antigas escolas Recreio da Mocidade e Estrela da Tijuca,
Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro que traz, acrescido ao nome, o termo "educativa", porque a preocupação principal, no momento de sua fundação, foi com a educação.
Havia uma escola de alfabetização para crianças, a "Tropa José do Patrocínio" (grupo de escoteiros do morro), que atuou anos na comunidade. A Império da Tijuca foi a primeira escola de samba a usar o termo Império (antes mesmo do Império Serrano), razão pela qual tem uma coroa, símbolo da nobreza, em sua bandeira, bem como ramos fumo e café que traduziam as riquezas do Brasil na época.
Durante a década de 80, a escola esteve cinco vezes no grupo principal.
Em 2010 a escola do Morro da Formiga teve como enredo "Suprema Jinga - Senhora do trono Brazngola" do carnavalesco Jack Vasconcelos que estava na União da Ilha.Com um desfile sem muitas falhas rendeu um expressivo 5º lugar e em 2011 levará para a Sapucaí o enredo "O MUNDO EM CARNAVAL - um olhar sobre a cultura dos povos" do carnavalesco Severo Luzardo.

PARABENS! IMPÉRIO DA TIJUCA

Fonte: Wikipédia




Um comentário:

  1. Lia, amei este Blog e futuro site imperdível para todo sambista. Saudades!Parabéns! Beijos. Cida

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário?

Tecnologia do Blogger.